Governo pode usar novas delações da JBS para dissolver impacto

Michel Temer comemorando o impeachment de Dilma Rousseff – Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Após o terremoto provocado no nome do presidente Michel Temer e do senador e até então um dos principais aliados do governo, Aécio Neves (PMDB-MG), sendo ele responsável por grandes nomeações ministeriais e de segundo escalão, a delação da JBS traria ares incomuns no contexto da Operação Lava Jato e de sua repercussão na imprensa se não atingisse nomes do PT.
 
É nesse cenário que, apesar do choque provocado pela notícia de que o mandatário peemedebista deu aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara já preso, Eduardo Cunha (PMDB), os irmãos Wesley e Joesley Batista teriam também incriminado os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
 
A notícia veio à tona após as primeiras manchetes de O Globo e Estadão contra Temer e Aécio começarem a se dissolver. Já por volta das 19h desta quinta-feira (18), a revista Época foi a primeira a destacar: “JBS mantinha conta na Suíça com R$ 300 milhões em propina do PT”.
 
Segundo o material divulgado, o próprio empresário dono da JBS, autor das delações que paralisaram o Brasil e atingiram em cheio o governo, Joesley Batista tinha uma conta secreta na Suíça controlada por ele. Mas a tal conta beneficiaria terceiros, ou melhor, o PT.
 
O que Joesley em tese contou à Procuradoria-Geral da República (PGR) é que a conta em seu nome na Suíça serviria para alimentar propina à sigla, como contrapartida por benefícios obtidos pela JBS junto ao BNDES nos governos do PT. Até o momento, a reportagem não esclarece se o empresário trouxe mais materiais de prova, citando apenas uma planilha que indica os montantes.
 
Mas na delação, o dono da JBS disse que o dinheiro era sacado no Brasil em nome do ex-presidente Lula e por ordem dele, às vezes por meio do ex-ministro Guido Mantega, e ocorreu também durante as campanhas do partido em 2010 e 2014, quando Dilma disputava.
 
Segundo as informações, os recursos eram entregues de três formas: em espécie, depositados em contas de terceiros (laranjas) supostamente indicados pela sigla ou por Lula, e transferidos a contas oficiais de campanhas do PT, declaradas à Justiça. Joesley disse que parte desse montante serviu para a compra de apoio de partidos pequenos durante a campanha da presidente cassada Dilma Rousseff, em 2014.
 
Menos de uma hora depois da publicação no site da revista Época, a coluna de Eliane Cantanhêde, no Estadão, exaltou: “JBS implode também Lula, Dilma, Renan e Serra”. Segundo ela, as delações dos irmãos empresários iriam “explodir” nesta sexta-feira (19) e atingiriam “mortalmente” primeiro Lula e Dilma.
 
De maneira ainda mais vaga, a coluna publica que “quem teve informações sobre o material” diz que o acordo fechado pelos irmãos Batista supera os impactos das delações do ex-executivos e funcionários da empreiteira Odebrecht e que o “resultado é considerado devastador”.
 
Cantanhêde conclui que o novo episódio esperado para esta sexta “arrasta para o fundo do poço não apenas o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves”, mas “o próprio mundo político”. “Esta sexta-feira será mais um novo dia para nunca ser esquecido na história brasileira”, expõe confiante.
 
Se as delações da JBS não param em Temer e Aécio, resta saber se o que poderá vir à tona nesta sexta-feira deixará as primeiras informações de Joesley Batista diretamente contra o atual presidente da República e seu aliado tucano nas editorias de “notícia velha”. 
 
 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Weintraub compara Operação Fake News com chacinas e perseguição a judeus

24 comentários

  1. Essa é boa…

    então eu abro uma conta na suíça e deposito 300 milhões para beneficiar terceiros.

    E EU mesmo controlo essa conta. Eu assino os cheques, transferências, etc.

    Ora, essa conta tem somente um dono. EU PRÓPRIO. 

    Afinal, ninguém tem acesso a essa conta, somente EU!

    Que coisa mais ignorante.

  2. Serão Apresentadas Provas?

    Serão apresntadas provas como o audio de Temer e o vídeo da entrega da proprina a Aécio, com o acompanhamento da PF, tendo cédulas numeradas e chips? Ou ficará no “Lula sabia”?

    • Pra que provas quando se tem “convicção”?

      Claro que não serão apresentadas provas. Se houvessem provas, você acha que a Globo vazaria primeiro Temer e não Lula e Dilma?

    • Está parecendo que a

      Está parecendo que a eficiência e protagonismo da PF/MPF, tão elogiados pelo Nassif, foi uma nova comissão de frente pra mesma escola de samba. Impressiona a população com dois alvos antes intocáveis que escolheram para o descarte e vão, em seguida, ao que de fato  interessa: Lula e Dilma. Mas com o mesmo e surrado roteiro, agora mais palatável pelo deslumbramento com a “comissão de frente”.

      • Jaide

        Estou com vc (um pé atrás) , pois com essa tchurma não se brinca. O que vc disse s/ a comissão de frente é exatamente a minha preocupação. E acredito que o Lula vai sim, ser preso. E pode levar com ele a Dilma, Palocci, Mântega e outros menos votados.

        Nem fiquei eufórica com a delação.

    • tempos estranhos…

      O meu comentário feito ao meio dia dizia a mesma coisa e um pouco mais, porque será não foi publicado???

  3. contra informação

    Caso existisse algo de solido e documentado contra o Grande Presidente Lula e a Presidenta Dilma, as provas solidas e documentadas do criminoso FORA TEMER não estaria, na imprensa.

    A demora desta fake informação chegou tarde e cheira contra informação.

  4. Provas onde?


    É mais uma contra Lula. Esperar para ver o que é realmente porque Lula e Dilma nada tiveram a esconder. Se tem alguém do PT envolvido que mostrem as provas e o ‘quem’. Essa de que a “mando de Lula e Dilma” não cola. Provas sim. Vamos a elas então!

  5. Se tiver delações, para se

    Se tiver delações, para se ter credibilidade há a necesssidade de vir acompanhada de provas. Senão é o mesmo golpe corrupto de sempre, até algo colocar um paradeiro na esbórnia.

    A governabilidade faz dos políticos quase todos uma coisa só, se implodir tudo, só se for tudo mesmo e começar de NOVO.

    E se for uma ação honesta, a rede globo tão ligada a políticos também, tem de pagar por seus crimes, e seus jornalistas de toda a maracutaia cúmplices tem de devolver as propinas e voltar a ser honestos.

    Caso contrário o CIRCO pega FOGO !!

  6. Ah, sim, conta em nome DELE

    Ah, sim, conta em nome DELE de 300 milhoes que, no entanto, beneficia so men te o PT, nao eh?

    Ok, viu?

    Acreditei.

  7. A matéria da tucanhede é

    A matéria da tucanhede é confusa, tem um trecho que ela fala que os Batistas passaram meses gravando, ela coloca junto Renan, Serra, Dilma e Lula.

    Lula e Dilma não seriam otarios depois dos grampos , criminosos de moro ha 1 ano atrás. Creio que o que eles tem é o caixa 2 do PT, totalmente diferente, do esquema de compras do silencio do cunha e cargos no governo federal. Ontem mesmo já falavam de guido mantega como o contato do PT,  então eles não tem mais nada além do BNDES, e a folha veio com uma história que Dilma pediu 30 milhões para campanha de Pimentel, e uma parte foi paga por fora, o que eles tem é CAIXA 2.

    Não devemos deixar a mídia impor a narrativa, de que é a mesma coisa que foi praticado por Aecio e temer.

    Outra veja como é engraçado no caso do Aecio é só ele, não tento sujar todo o PSDB, o PT dizem que é o mantega…não poderia um exemplo do mantega ter praticado sozinho? não eles já condenam todo o partido.

    • A informação de Cantanhêde é

      A informação de Cantanhêde é falsa. Ela foi encarregada de tirar a atenção encima das acusações com provas contra Temer e para isso joga uma cortina de fumaça com acusações genéricas contra Lula e Dilma que ela não pode provar.

  8. Mesma história da Odebrecht

    Esta história do Joesley tentando incriminar Lula e Dilma é o mesmo “modus operandi” da Odebrecht, dizer que tinha uma conta à disposição do PT, agora mais sofisticada por mencionar conta na Suiça. Terá que identificar os tais “laranjas” e como este dinheiro foi parar nas mãos de Lula e de Dilma. O PT ter recebido contribuições da JBS não trás novidades pois todos os partidos receberam também.

  9. Não tenho dúvida. O site O

    Não tenho dúvida. O site O Antagonista, que tem como empregados procuradores da Justiça (assim como a JBS tinha o seu) já está vazando e publicando os ataques. Temer fica, Lula e Dilma na cadeia. É assim que funciona a Justiça numa republica bananeira. O moderno vem da destruição moral e não mais física dos “inconvenientes perseguidos”. Entra o Poder Judiciário e sai as Forças Armadas. A conta ainda não fechou e quem explora e rouba o país ainda não pegou todo o butim. Conviveremos com o opróbio Temer (ou com seu preposto colocado para aplacar a fúria popular) nos próximos anos. Tem muito patrimonio para ser entregue aos bandidos da plutocracia brasileira submissa aos interesses americanos. A fatura ainda não fechou.

    E não vai mudar senão depois de um longo período histórico. Com muito otimismo e se o país não for dividido em pedaços daqui a alguns séculos teremos uma República no Brasil. Os clãs dos Marinhos, dos Setúbal, dos descendentes dos atuais procuradores e do juizes, dos ocupantes das Forças Armadas, enfim de todos os ocupantes do poder no Brasil de hoje hão de desaparecer no futuro e a patría ficará livre para se instituir como nação. 

     

  10. Antes da bonança, virá a tempestade final?

    A conta é do Joesley, era controlada por ele mas o dinheiro era do PT. Mostra uma planilha com os nomes de petistas e teremos outro Triplex do Lula, só que desta vez na Suitzerland.

    Uma vez, quando era era pirucuxuto lá em Barbacena, recebo uma mensagem telegrafada sem fio, com o Churchill afirmando que ele era titular de uma conta bancária, que ele próprio movimentava, mas o beneficiário era eu. Ele me mostrou até uma planilha com meu nome. Mas a cor do dinheiro eu nunca vi.

  11. Comentário.

    Equivaler o “parece que” com a prova é algo típico desse jornalismo que a IstoÉ promove.

    Prefiro discutir sobre aqueles 200 milhões em publicidade que o Temer congelou após as denúncias contra ele.

  12. A “notícia” do jornal Folha e

    A “notícia” do jornal Folha e da revista Época é falsa. Quantas vezes mais vocês vão cair nesse truque?

    Para criar uma cortina de fumaça contra as denúncias verdadeiras (as provas da JBS contra Temer), crie denuncias falsas e atribua elas para a mesma fonte das denúncias verdadeiras! Onde estão por exemplo as provas dos “300 milhões do PT” e que seria Lula quem usaria essa conta? Não existem porque é invenção dos jornalistas do jornal e da revista.

  13. Contas na Suiça

    Eu também tenho conta na Suiça para pagar propina a Lula. Querem que eu mostre a planilha ? Tá tudo lá. Saõ 108 bilhôes de reais.

  14. Cumequié?

    A conta está em nome da empresa, o dinheiro está na conta e o criminoso é um partido? Então, quem assaltar o trem pagador pode se sair com essa? Algo na linha de:

    ” – Assaltei, gurrdei o dinheiro comigo, mas era para beneficiar o partido X, seu inimigo, quando o partido quisesse. Então, seu doutor, façamos o seguinte: eu delato, saio livre e recebo uma comissão de 20% sobre o valor que eu roubei. O resto, paciência! Eminência parda que assalta pardo eminente tem cem anos de perdão.”

  15. Hehehehe….
    Depois de ontem,

    Hehehehe….

    Depois de ontem, só com provas

    Quer dizer que o cara tinha uma conta na Suiça, em nome dele, e a partir dela, doava dinheiro legal para campanhas eleitorais.

    Aonde está o crime ai ?

    E os saques aqui no Brasil, “em nome” de Lula, como assim ?

    Eu sempre que saco dinheiro não é no “nome” de ninguem, vou lá , saco, e pronto. E o dinheiro é meu.

    Será que o açougueiro saca em outro tipo de caixa eletrônico ?

    Ele saca dinheiro em um caixa que pergunta, se é em nome de quem se está sacando ?

    Se o Zé Ruela do açougueiro queria fazer delação, se queria viver de caguetagem como vários outros ratos Brasil afora estão vivendo, por que o babaca não filmou e gravou ?

     

     

  16. Depois disso tudo

    o PT e o Lula já eram. O Lula e a Dilma serão presos. O Santayana reusmiu o momento político atual quando escreveu: “direta sacrifica duas torres, Temer e Aécio, para capturar o rei: Lula.

    Os incautos perguntaram: onde estão as provas contra o Lula? Os golpistas não precisam de provas. Basta ter convicção, PIG, STF, MPF etc. Infelizmente o Lula reagiu tarde. O Lula foi brilhante no interrogatório do Hitler de Maringá, mas agora é tarde. 

     

     

     

  17. Quer dizer, o argumento, por enquanto é…

    A JBS teria uma conta na Suíça. Veja bem, a JBS. Muito diferente de o Lula ou a Dilma terem a tal conta. Tem prova? Tem filme? Tem áudio? Tem chip? Tem entrega de dinheiro? Tem gravação? Ou vai ser mais um “Ah, ele sabia, mas mandou eu destruir as provas”? Ou, pior, tem um documento rasurado, mas sem assinatura. Se for mais uma planilha, dá para fazer mil planilhas. Até eu possa fazer uma dizendo que o Nassif recebeu propina minha na forma de tradução…

    Além disso, tem outra coisa, o corruptor da JBS, segundo consta, parece ter feito uma enorme jogada cambial ontem, já sabendo de antemão o abalo sísmico que causaria – principalmente no mercado de câmbio.

    Precisamos respeitar a Constituição. Dilma de volta já! Diretas para as vagas dos golpistas do legislativo, que devem ser processados e presos junto com todos os golpistas e os mandantes por traição à Constiuição e à Pátria.

     

  18. Eduardo Cunha: Por que eu não pensei nisso antes?

    Eduardo Cunha: Por que eu não pensei nisso antes?

    Essa foi uma sacada genial que o Eduardo Cunha não pensou para se livrar da cadeia. Poderia ter dito que sua conta na suiça era para guardar propina do PT, que poderia usar o dinheiro se assim o quisesse.

    É tão ridícula essa denúncia de “o dinheiro está no meu nome é dele”, que não convence o mais imbecil dos mortais. S e a conta ia ficar no nome do suposto corruptor, por que então teria sido aberta na Suiça? Seria muito melhor ter a conta aqui no Brasil. Abrir a conta na Suiça, levar o dinheiro para lá, para ficar no mesmo nome de quem está corrompendo e ir sendo usada de acordo com os gastos, seria um enorme desperdício. E no caso do suposto acordo acabar o dinheiro ficaria então para o suposto corruptor? Como o suposto corrompido teria acesso ao dinheiro que ficou em nome do outro?

    E por que esse “arranjo” genial só foi feito com o PT e os demais corruptos abriram as contas na Suiça, Liechenstein e outros paraísos fiscais no próprio nome, ou de laranjas que não são os próprios corruptores? Em resumo, por que há provas contra todos os outros e não há contra os petistas?

    É uma história por demais inverossímil que não se sustenta. Pode até ser usada como desculpa para as arbitrariedades destes tempos de golpe e ditadura, mas vai se tornar parte do anedotário político (de humor negro) quando a democracia retornar e mais cedo ou mais tarde ela vai retornar.

    • O meu órgão genital é de uma linda mulher que eu vi anteontem

      Ela pode usar e abusar quando quiser. A dita cuja é casada. Se eu digo isso para o marido dela, ele vai processar por adultério, embora ela nunca tenha me visto. Mas eu posso elaborar uma planilha, botar o nome da adúltera e o nome da minha mulher na tal planilha e provar que a Hypergata pode usar meu órgão genital quando quiser, mesmo que ela nunca venha a usá-lo.

      If your man gets personal, I want you have your fun.

      Robert Johnson

  19. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome