Pacto de Jucá também protegeria Dilma e Lula, que não aceitaram

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O senador Romero Jucá (PMDB-RR), exonerado do Ministério do Planejamento nesta terça (24), havia defendido como saída “mais suave” um pedido de licença da presidente Dilma Rousseff para poder “negociar proteção a Lula”, em novo trecho divulgado hoje da conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, em março, quando Dilma ainda não tinha sido afastada.
 
A sugestão partiu de Machado no diálogo: “Eu acho o seguinte, a saída é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel [Temer] forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais”, disse, com a concordância de Jucá, em seguida.
 
“O mais inteligente seria ela [Dilma] pedir licença, passar o poder para o Michel. Ela tinha que garantir o quê, que ela estaria protegida. E só pode ser protegida pelo Michel”, completou, ainda, Machado.
 
De acordo com o ex-ministro do Planejamento, a licença de Dilma serviria como uma proteção, em caso de investigação envolvendo os autos da Lava Jato, permitindo que ela não perdesse “o foro” privilegiado e sendo julgada pelo STF. Jucá fez referência a um julgamento final do impeachment, apostando que Dilma não sobreviva ao processo.
 
Apesar da sugestão de “pacto nacional” exposta pelo senador do PMDB, incluindo no plano um acordo com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para paralisar o avanço das investigações da Operação Lava Jato e, agora, com a informação de inclusive garantir uma proteção à presidente Dilma e ao ex-presidente Lula, Dilma Rousseff não aderiu ao “grande acordo”, e acabou sendo afastada em maio para responder ao processo de impeachment no Senado.
 
As afirmações do ex-presidente da Transpetro ocorreram no contexto de garantir apoio para impedir que um processo que tramita contra ele no STF fosse enviado à Vara Federal de Curitiba, nas mãos do juiz Serio Moro, da Lava Jato.
 
Para Jucá, há “uma fila” de políticos a serem investigados na Lava Jato. Após Dilma e Cunha, a mira se voltaria para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O STF quieto feito moleque que fez merda
    Tudo isso na barba, ou melhor, com aval do STF. O silêncio dos magistrados neste caso é criminoso. Com Delcídio deu cadeia, com Juca nada. Vai que ele gravou o acordo! O Brasil é um país de corte golpista.

      1. é mesmo? a mesma justiça que foi feita com os milicos?

        Que prenderam torturaram, mataram, exilaram pessoas só por suas posições politícas!

        O Michel Temer mesmo era secretário de segurança do Fleury na matança do Carandiru, veja a justiça que foi feita diante da morte de pessoas que já estavam presas e tuteladas pelo estado!!!

        Acho que a ultima institituição que eu acredito é na justiça, só se fizermos uma vaquinha e chamarmos o judiciário da Suíça

        1. Não necessariamente a justiça é feita pelo judiciário

          Mas os que estão sacaneando o Brasil e sua população não escaparão.

          O Temer já não pode ir nem no jardim da mansão dele.

      2. Escrito nas estrelas, sim!

        Entre o final de Agosto e o final de Setembro, Marte e Saturno em trânsito já terão voltado ao seu movimento direto e passarão novamente por Mercúrio e Júpiter natais de Dilma Rousseff em Sagitário, em em evento que vem ocorrendo sob retrogradação desde o final de 2015 (ou seja, todo o processo do impeachment). E depois, ao longo de 2017, o trânsito de Saturno alcança o Sol natal da Presidenta.

        Será a oportunidade para a virada do jogo.

        Marte – Mercúrio: comunicação, apresentação convincente de um ponto de vista (exato em 25/Ago/16);

        Marte – Júpiter: confiança, energia, vigor (exato em 26/Ago/16);

        Saturno – Mercúrio: disciplina, concentração, capacidade de focar um tema específico (exato em 8/Set/16);

        Marte – Sol: auto-afirmação, defesa enérgica de uma posição (exato em 13/Set/16);

        Saturno – Júpiter: crescimento através do esforço e perseverança (exato em 25/Set/16);

        Saturno – Sol: momento em que os resultados dos esforços são revelados, tanto para o sucesso quanto para o fracasso (exato em 1/Jan/17, 6/Ago/17 e 13/Set/17) Obs: Saturno retrogradará sobre o Sol, tornando o efeito cheio de idas e vindas).

  2. No fundo os que se salvam

    No fundo os que se salvam nesse lamaçal são aqueles que os coxinhas tapados mais atacaram: Lula e Dilma, para ver como a estupidez de muitos não tem limites.

  3. O pacto de Temer é uma forma de propina

    Quem foi o bosta que disse que em política pragmatismo é preferível à ética, que competência é preferível à decência?

    Dilma e Lula cometeram erros táticos e estratégicos, mas NUNCA pularam a cerca da legalidade como todas as frentes golpistas o fizeram (Temer, Cunha, Serra, PGR, MPF, LavaJato, mídia familiar, OAB, Câmara, Senado, STF e outros).

    Os golpistas pularam a cerca da CF e olha a merda que está o país. Um dia pior que o outro.

  4. Falência Moral e Ética do Brasil

    Vaza por todos os poros a falência moral e ética do Brasil e seus representantes.

    Não se analisou a motivação da ação do Presidênte da Câmara dos Deputados Federais, Waldir Maranhão, exigindo que lhe pagassem o pau para ele integrar ao script do processo de impedimento que está sendo urdido por ambas as partes, mas que se mostram velhacamente antagônicas. Farsa rocambolesca e circence.

    Só um ingênuo para pensar que num país onde 90% senão 110% dos envolvidos com o governo brasileiro estão enfiados até o pescoço em falcatruas penais e devem satisfações com a justiça não existe uma luta de vida e morte para escapar da punição e da cadeia, assim, mesmo a mídia e a net não falando, fica claro e evidente que o atual processo foi montado para que não desse em condenação a nenhum dos bandidos que assaltaram o povo e a nação, livrando-os de penas e punições.

    O Maranhão pegou o bonde andando e quis receber sua parte para manter a farsa do impeachment que irá absolver a todos, os articuladores não contavam com sua ousadia, e cá entre nós, se você quer vencer é preciso ser ousado, anulando a votação ele conseguiu o seu intento. Agora que já foi devidamente integrado e recompensado pode continuar na presidência.

    O roteiro do Golpe, que é útil para a pizza na esplanada, mas que sucumbe o Brasil nas trevas e liquida de vêz com o povo, esta sendo executado, como se vê, aos trancos e barrancos. Com surpresas de todos os lados, mas com um só intento, passar a conta de forma final e inexorável para o Brasil e sua população.

    O Nassif, dono do espaço colaborativo aqui, deve estar inteirado de alguns destes detalhes que estão sendo omitidos, mas que transparecem nestes momentos singulares, como a anulação de sessões pelo Maranhão e outros, mas colabora para o andamento da farsa. Os dois lados, tanto o governo da dona Dilma, como a oposição, vejam que existem condenados de todas as cores, remam para o mesmo objetivo. A democracia brasileira foi liquidada e enterrada, o que exigirá uma luta imensa para a sua retomada.

    Por outro lado, como a solução para os problemas reais do Brasil e sua população escapa ao alcance intelectual dos bandidos que estão fugindo da cadeia, ou seja, a formulação de política pública que entregue Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, quando conseguirem o seu intento de absolvição, já terão destruído todas as condições anteriores de um desenvolvimento saudável e pacífico.

    O Brasil e seu povo não merecem isto, uma injustiça sem tamanho está sendo perpetrada contra nós, a vingança será maligna.

  5. também,penso o seguinte:quem

    também,penso o seguinte:quem usou o nome do Lula,foi o machado…vai saber, se tentar enfiar o Lula em qualquer diálogo,faz parte do acordo de machado com o mpf!

  6. Anonimato

    É o GGN que está dizendo, ou agora há textos anônimos? Onde foi publicado a nova parte do texto da conversa de Jucá que não encontrei em luga nenhum? Não deveria ter um link no texto acima?

    Está faltando um pouco de rigor por aqui!

  7. Teimosia Indomável

    Nassif: essa Presidenta é mesmo uma ingrata.

    Em sendo verdade essa de proteção, já imaginou a generosidade do Jucá? Sujeito de alma bonissima; coração franco e aberto. O interinO do jaburU, empossado, calaria a PGR e o STF, onde tem mais de 6 votos no cabresto. Com alguns mimos, chegaria a 9, fácil fácil.

    A gravação é clara, já estava tudo arranjado. Tá certo que o trabalho social de anos iria pró ralo. Mas quem liga? Importante é a Rede Globo e o Grupo Veja, que teriam seus pagamentos em propaganda de coisa nenhuma e sairiam do buraco. O resto da grande mídia, esses Zé Ninguém que vivem de sobras de IBOP, teriam migalhas suficientes para poderem manter seus status e viajarem ao exterior.

    Mas não. Ela, teimosa como sempre, teve que bater o pé e dizer não.

    Comenta-se que até o pessoal do STF (ainda não delatados por Jucá) ficou abalado e não gostou. Um deles relembrou do acordão fechado no TSE para deixar correr o bonde até prescrever aquela de cancelamento de eleição de 2014. Um pedidinho de vista e lá se vão 2 anos.

    Entregariam o pré sal, conforme se prometera em 2013. O Banco mentor das mudanças econômicas colocaria a Fadinha da Mata como ministra das Finanças. E, para coroar, o imortal insepulto, mesmo não conseguindo emplacar seu ídolo para a presidência em 2018, lançaria um livro sobre culinária, que é seu forte, com prefácio daquele porta voz do pessoal do Jardim Botânico.

    Agora, tá ai, tudo enroscado. Teimosa assim, tem mais que ir dormir…

  8. Caramba!

    Gostaria de ouvir tal trecho só para confirmar que o “problema” com o PT é ser legalista, honesto, não aceitar as velhas – e exculdentes – formas de governar. E que não me venha mais nenhum trouxinha falar em corrupção. Pode falar que não gosta do jeito de Lula falar, que não sabe falar inglês, que veio da casta pobre e o escambau. Só não me venham dizer que o PT é corrupto.

    Desculpe se mal comparo mas não diz a lenda que houve um homem puro que foi morto justamente pelos pecados alheios? Guardadas as proporções não é exatamente isso que está acontecendo com o PT? E não santifico o PT, creio que qualquer outro partido ou político que chegasse ao poder e que tentasse exercê-lo rejeitando maracutaias estaria sofrendo o mesmo calvário.

    Será mesmo impossível haver outra forma de exercer poder sem ser através de maracutaias? Olha que tem sociedades que conseguem, hein?

  9. Nonsense… Até parece que
    Nonsense… Até parece que Dilma iria entrar na “Cova dos Leões” sabendo que diferentemente da história real ao invés de um anjo proteger ela, o próprio “Capeta” (PIG/STF ACOVARDADO/Cúnha/ etc… Estariam todos lá se deliciando pela cena dela sendo aniquilada… 2° Dilma não precisa e não precisava desse tipo de “acordão”pois ela não cometeu crime de corrupção…
    Ou seja era uma armadilha que sabiamente ela Dilma e Lula seguramente recusaram de pronto…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador