Petrobras: Ao Deus Mercado, tudo!

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Petrobras obedece ao mercado, afirma a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Após divulgação do acordo feito com investidores americanos, acionistas e detentores de títulos da estatal com o fim de acabar com ação coletiva contra a empresa, a Petrobras precisa responder aos questionamentos dos petroleiros e dos brasileiros.
 
É preciso que responda por que é que está pagando um valor maior do que aquele que ela mesma reconheceu como desviado pela corrupção. E se mais ações pipocarem? Como a Petrobras reagirá? Pois que o mercado está aproveitando o momento e usa a Lava Jato que, disfarçada com o combate à corrupção, dá oportunidade a este tipo de extorsão, diz a FUP.

 
Leia a nota a seguir.

da FUP

Quando a Petrobrás obedece ao mercado

A Petrobrás divulgou hoje que fez um acordo com investidores americanos, acionistas e detentores de títulos da estatal, para acabar com uma ação coletiva contra a empresa. O que devemos questionar enquanto categoria petroleira e também como brasileiros, já que a Petrobrás é uma estatal, é:

1. Por que a Petrobrás está pagando um valor maior do que aquele que ela mesma reconheceu como desviado pela corrupção?

O dinheiro que a Petrobrás reconheceu como desviado pela corrupção, é menor do que está sendo pago aos investidores americanos que é a quantia de US$ 2,95 bilhões, o equivalente a R$ 10 bilhões.

2. E se a Petrobrás sofrer mais ações desse tipo?

O mercado está aproveitando o momento e usa a Lava-Jato que disfarçada com o combate à corrupção, dá oportunidade a esse tipo de extorsão.

3. Afinal a quem a atual gestão atende?

Ao mesmo tempo em que a atual gestão da Petrobrás paga fácil para o mercado americano valores questionáveis, tenta renegociar a dívida interna tributária com o governo federal, ou seja, deixa de pagar dinheiro ao governo para pagar ao mercado financeiro americano.

No geral, decisões como estas do Pedro Parente, prejudicam a indústria nacional e apoiam e beneficiam os fundos financeiros americanos.

O que aconteceu hoje reforça e fornece mais elementos que aumentam a percepção e geram desconfianças sobre a possibilidade de existência de conflitos de interesse e tráficos de influência na companhia e no seu plano de privatizações.

William Nozaki, professor de Ciência Política e Economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), salientou em texto publicado na revista Carta Capital que “a despeito de alardear a eficiência de seu novo programa de governança, compliance e de seus testes de integridade para a nomeação do alto escalão da companhia (background check), é no mínimo curioso notar que parte dos diretores e conselheiros da Petrobrás permanece atuando ou atuou em segmentos empresariais diretamente interessados no desmonte da Petrobrás, com destaque para conexões que deságuam no setor financeiro.”

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obedece o mercado o cacete. O

    Obedece o mercado o cacete. O setor juridico da Petrobrás, a sua diretoria, juizes, procuradores e a quadrilha no poder fizeram um acertaço. Vai sobrar pra todo mundo. Inclusive para jornalistas que se deixam montar.

    Bando de ladrões.

  2. Roubo

    Por enquanto nenhum dinheiro foi pago e a globo apresenta na boca torta da miriam leitão e do alexandre gracinha como favas contadas. Há tempo para que alguma força nacionalista denuncie o acordo que afinal não tinha o aval do dono (povo brasileiro) para ser firmado.

    A bandidagem golpista que representa? o Brasil não tem noção de quanto dinheiro isso representa. Pode ser que todo roubo havido na Petrobrás desde a fundação não chegue à esse montante. Trata-se de 14 dólares para cada brasileiro vivo, +- 50 $Reais. = 3 X isto:Toque de Midas: Um bilhão de dólares em dinheiro

    Toque de Midas – blogger400 × 201Pesquisa por imagemEsta quantia corresponde a 10 milhões de notas de 100 dólares empilhadas em 12 paletes e é provavelmente uma coisa muito interessante para ser vista.

  3. Tudo isso tem origem direta em 3 letras traíras e nefastas: FHC

    O homem público mais ignóbil e repugnante que o Brasil teve em seu topo.

    Lá colocado por corretores e capatazes “at service”.

    O homem que atrofiou o Brasil.

    E depois de 3 mandatos da fisioterapia possível para recuperá-lo…

    Uma quadrilha aliada “at service” está fazendo pior e mais rápido:

    Está aleijando, mutilando um país que nunca chega a ser nação.

    Será que nem lagartixas seremos?

     

  4. Petrobrás….

    Caro sr., não é ‘Deus Mercado não !!! Vamos parar de Fatalismo !! A mão que assinou o Acordo e entrega da Petrobrás é do Presidente Brasileiro da Companhia, do Presidente da República, dos Representantes Políticos do Povo Brasileiro. CASA DE PORTA ABERTA. É Terra de Ninguém. Pasto para Abutres. De Fundos Internacionais a qualquer interesse de uma Casta que não pode demonstrar riqueza. Como escreve André Araujo, das Gigantes Petrolíferas do Mundo, a única que tem capital aberto em Bolsa. Ainda mais em Bolsa estrangeira. Se aberto capital, porque não negociado exclusivamente dentro do próprio país? Abutres Internacionais, fantasiados como ‘Investidores’ que receberão Bilhões tem nome? Tem CPF? Quem são? Quando a Empresa Brasileira se torna S / A., são anônimos seus sócios. Que maravilha para quem não quer aparecer? Para que ter Empresa dentro do Brasil, ser acusado de riqueza, ter raizes para serem exploradas e cobradas. Alguma semelhança com o Caso Maluf? Empresa centenária acusada de se beneficiar de suposto dinheiro público desviado. Seus ‘centenários’ funcionários, trabalhadores mancomunados com tal corrupção? É inacreditável !! Mas não é o mesmo caso de Odebrecht, JBS, Queiroz Galvão, Grupo X? Industrialização, Nacionalismo, Formação de Classe Média estruturada baseada em Salários, nunca foi a proposta brasileira. Muito menos em 30 anos de Constituição Cidadã. AntiCapitalistas devem jurar Pobreza a vida toda. Descobrimos a mentira quando anés milionários são descobertos. malas de dinheiro, palestras e acessorias. Declaração do Imposto de Renda, NUNCA !! As pedras sabem que não se move uma agulha no Porto de Santos sem o comando de Michel temer e da Família Covas (desde o avô). Seus “Proprietários”. Mas pobres, anticapitalistas, que nunca usaram tamanho poderio do maior Porto da Am. Latina, para desenvolvimento nacional, Empregos Especilizados, Empresas e Tecnologia Nacionais agregadas…Sua influência e riqueza serão sempre camufladas numa pseudo-pobreza casta. E o Brasileiro que se perpetue na sua pobreza real. A Petrobrás segue a passos largos para a mesma finalidade. O Brasil é de muito, muito, muito, muito fácil explicação. 

    Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo Excelente 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador