Protestos atingem Lula e Dilma, mas não chegam a ser a pá de cal no governo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Se a oposição à Dilma Rousseff (PT) aguardava a grandiosidade e eloquência da manifestação de domingo (16) para pressionar o Congresso a viabilizar o impeachment da presidente com urgência, pode-se dizer que o resultado foi um pouco de frustração.

Menor do que o ato de março passado, o protesto convocado por grupos anti-PT e pelo PSDB de Aécio Neves não se transformou na pá de cal que iria seputar de vez as chances de Dilma superar a crise política atual. Passou um pouco longe de ser a “primavera árabe” que o senador Ronaldo Caiado (DEM) prometeu à presidente.

O próprio Aécio não permaneceu em ação, na capital mineira, por mais de meia hora, segundo relatos da Folha de S. Paulo. Surpreendeu o modo como o senador acabou sendo ofuscado por outra figura que só perdeu para Lula e Dilma em número de menções: o juiz federal Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância.

O Painel da Folha publicou, nesta segunda (17), que “Ao chegar ao Palácio da Alvorada no fim da tarde de domingo, auxiliares de Dilma buscavam alento no fato de que a convocação feita pelo PSDB para os protestos não conseguiu inflá-los.” 

Tampouco os discursos que agradam ao PSDB foram emplacados entre as mais de 800 mil pessoas que foram às ruas no domingo, em todo o País. O partido esperava ter visto mais pressão sobre órgãos como Tribunal de Contas da União e Tribunal Superior Eleitoral, que julgam ações que podem render a responsabilização de Dilma no Congresso e a cassação da chapa reeleita em outubro de 2014. Mas isso não foi pautado pelos agitadores. Alguns, aliás, preferiram continuar empunhando a bandeira da intervenção militar.

A leitura, por parte da oposição, é que a manifestação não foi esvaziada o suficiente para dar conforto à Dilma. Os jornais publicaram que os organizadores já estudam as estratégias para manter a petista contra a parede.

No tucanato, ainda segundo o Painel, a avaliação é que Aécio acertou em participar desse protesto e tentar canalizar a insatisfação de quem foi às ruas trajando uma camiseta da CBF. A presença do senador teria preocupado “aliados de Geraldo Alckmin”, que também pretende se credenciar para 2018. “[Eles] Acham que o mineiro conseguiu se posicionar para tentar maior proximidade com os movimentos. Por isso, o paulista será instado pelo círculo mais próximo a também buscar contato” e sair da posição de mero espectador.

Já por parte do governo, a preocupação é com o foco no impeachment de Dilma em função da crise econômica e da Lava Jato, que também respingou na imagem do ex-presidente Lula. Mais do que o volume total de manifestantes, chamaram atenção os atos expressivos em cidades do Nordeste, como Salvador. Lula estaria deixando de ser o “intocável”, publicou a Folha.

O jornalista Kennedy Alencar escreveu que Dilma deverá aproveitar que o impacto do protesto é suportável para acelerar a aproximação com o senador Renan Calheiros (PMDB), que deve oferecer uma alternativa a Eduardo Cunha (PMDB) na questão da governabilidade no Congresso. Assim, aumentam as chances de menor resistência às medidas que melhoram a economia e do esvaziamento da chamada pauta-bomba.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Começo pelo fim: desde quando

    Começo pelo fim: desde quando Lula foi “intocável” nesse país? Esse tipo de argumento da imprensa visa simplesmente atingir Lula. Nunca o ex-presidente foi aceito pelo grosso desses manifestantes. Sempre foi não só um estranho, mas um verdadeiro inimigo desse estamento de classe média/alta, brancos ou branquelos, cujos avanços sociais sempre lhes pareceram um acinte. O mote da corrupção é apenas uma desculpa esfarrapada.

    Nunca os vimos, nem os veremos, nas e ruas e praças bradando contra a corrupção que não seja do PT; de governos estaduais e municipais bem como atinentes aos outros 3 poderes da República. 

    O que houve em Salvador se repetiu aqui em Fortaleza, tal como em Recife e em todas as capitais do nordeste. A desonestidade atira pensando atingir dois alvos simultaneamente:

    a) Localiza, estabelece uma correlação unívoca de Lula com o nordeste, considerada a região mais atrasada, que vota com o estômago e coisa afins. 

    b) Dar como inevitável o declínio de Lula dado que “até no nordeste” houve apupados.  

    Desde quando o nordeste é 0,0000001% da sua população? 

    Sobre as manifestações: perderam claramente o ímpeto inicial. Em compensação “progrediu”, e muito, no que tange ao fascismo, irresponsabilidade, truculência(física e verbal), falta de senso e incoerência política-ideológica. Sobraram cenas patéticas; abundaram verdadeiros ridículos. 

    Infelizmente, ficou para um minoria a serenidade, o respeito aos ritos da democracia, o bom senso e a honestidade. A esta rendo meu preito de deferência. 
     

  2. A imagem utilizada para

    A imagem utilizada para ilustrar o texto é reveladora: nos protestos de brancos os negros carregam os bonecos e placas.

  3. Esta na hora do PT mudar a

    Esta na hora do PT mudar a cor da camisa. Por exemplo rosa. É muito ódio que eles tem. Seria uma coisa bem interessante.

     

  4. Às vezes, mas só para criar

    Às vezes, mas só para criar um outro lado da história do carnagolpe, penso na massa do povo ao escolher alguém para salvar da cruxificação, entre Barrabás e Cristo  o povo preferiu Barrabás. Lula é um ser humano, um detalhe apenas, já que a figura histórica de Cristo rompeu com a lógica do Império Romano  para criar um caminho mais humanitário para a civilização. Entre Lula e Cunha, a classe  genéticamente midificada (atenção, não é modificada) prefere Cunha. Entre a corrupção aética do aeroporto do titio, a massa tolera  a do incansável caçador da cadeira presidencial, um marajazinho de berço que nunca trabalhou na vida. Não ameaça o ex-guerrilheiro ALoysio 300, mas preferia que matasse a Dilma e os comunistas. Uai, hoje, se assim fosse, ele também não estaria usufruindo do bem bom, sem nada ter feito.  Mas, o que fazer se já caiu um santo do pau oco, o JB, e já elegeram outro, o juiz Morno? São 750 mil manifestantes contra 54 milhões de votos. Apenas mais  um detalhe…

  5. Parece ate que é o ultimo

    Parece ate que é o ultimo protesto.

    Este foi maior que o ultimo do 12 de março.

    O governo tem a oportunidade em 20 de agosto fazer um contraponto, veremos quantos apoiam o atual governo.

    A unica agenda do governo é se livrar do impedimento.

    Os protestos deste domingo foram com foco no impedimento de Dilma.

    È um processo irreversivel o impedimento de Dilma, e não existe nada que o governo possa fazer para mudar a situação.

     

  6. 800 mil???

    Até agora estou sem entender esse número.

    Se em São Paulo segundo o DataFolha teria havido uma patricipação de 135 mil pessosas, onde arranjaram os 665.000???

    Rapidamente, em Salvador estima-se que foi algo em torno de 5.000, Belo Horizonte 10 mil, Brasilia entre 10 e 15 mil, Curitiba 20.000, Rio não foi divulgado.

    Como chegaram a 800.000?

    Que história é essa?

  7. fiasco

    foi um malogro total.

    foi o teto que os golpistas conseguiram arrebanhar, ainda que apoiados por toda a mídia corporativa.

    fiasco total.

    isso é o máximo que a direita golpista tem no brasil, portanto, aquele golpistazinho togado que se guarde.

    principalmente se tentar prender o lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador