PSDB consolida estratégia diante de possível queda do governo Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em meio às análises sobre possibilidades do que a oposição a Michel Temer já denominou como “golpe dentro do golpe”, com as mudanças introduzidas pela gestão peemedebista e, em seguida, após a queda de Temer, a tentativa de um nome do PSDB assumir a Presidência do país, Fernando Henrique Cardoso voltou a dar sinal verde como este nome do partido.
 
Por outro lado, a nova manifestação de FHC foi no sentido de que a imagem denegrida de Temer, por conquistar o cargo após um impeachment e não uma eleição direta, traria prejuízos maiores a um possível indicado pelo Congresso.
 
Isso porque se o atual presidente Michel Temer for destituído, a legislação prevê que o novo nome é escolhido pelo Congresso Nacional, em eleição indireta, para cumprir os restantes dois anos de mandato, antes de uma nova eleição popular.
 
A escolha pelos parlamentares estaria na direção de um nome do PSDB. Por isso, manifestações mais sucessivas partem de caciques da sigla, como Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso. 
 
Ainda não certos da possibilidade real de que Temer caia, mas já com vistas a esse planejamento, os tucanos apresentam-se ainda fiéis ao mandato do peemedebista. Não à toa, Aécio foi um dos primeiros a se posicionar favorável ao governo atual, quando estourada a crise ministerial com as denúncias do ex-ministro Marcelo Calero, do PSDB.
 
FHC, em seguida, também criticou o indicado da sigla para o Ministério, que gravou conversas comprometendo o braço direito do governo, Geddel Vieira Lima, e o próprio presidente Michel Temer.
 
                     https://jornalggn.com.br/assine
 
Mais recentemente, contudo, FHC mostrou que o partido vem se preparando. “Prefiro acreditar que isso [impeachment de Michel Temer] não vá acontecer. Faço todo esforço para que não haja a queda de Temer. (…) Mas se a pinguela cair, o Congresso terá de convocar eleições diretas. Porque é difícil governar nessa situação de escolha indireta pelo Congresso”, disse.
 
A fala foi concedida em entrevista ao programa “Diálogos”, de Mario Sergio Conti, na Globonews, na noite de quinta-feira (01). Mostrando o duplo lado do partido, que hoje compõe boa parte do Ministério de Temer, também se posiciona com críticas engatilhadas para a possível derrota do peemedebista.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada disto

    Temer vai ser deposto sim, mas é em 2017, conforme a midia quer, para colocar FHC no lugar. Não arriscariam uma deposição agora, para fazer uma eleição direta.

    Haja o que houver, a tendência é tirarem Temer, só ele que não percebeu que está sendo usado.

    Esta ameaça de impechment, é para pressionar Temer a vetar a lei das dez medidas, esta sim, contra os interesses da midia.

  2. Como disse a senadora em

    Como disse a senadora em outra pagina, “eles” tiraram uma presidente sem crime de responsabilidade do poder, colocaram um “presidente” tampao com ficha suja que ja tem crime de responsabilidade no caso Geddel, e agora “eles” ja estao se posicionando pra tomada de poder…

    Oh, gente, minha coisa eh assassinato em serie, ok?  Eu nao lido com quadrilhas de assassinos em serie.  Ja tenho o que fazer.  Se virem voces por ai -e advinhem quem sao as proximas vitimas…

  3. O Temer

    vai cair, isso até ele já percebeu. Será que essa quadrilha que se tornou o PSDB se daria todo esse trabalho e desgaste para só permanecer dois anos no poder? Na minha opinião essa quadrilha não vai permitir eleições diretas em 2018.

  4. O que os Tucanos tem a oferecer a 12 milhões de desempregados?

    O que os Tucanos tem a oferecer a quem ganha um baixo salário?

    Eles vem é prá sugar a kct até sair a última gota

  5. O PSDB vai fazer voo solo com

    O PSDB vai fazer voo solo com menos de 60 votos na Câmara dos Deputados e 20% dos votos no senado ?

    O PSDB está pensando que o PMDB, que tem a maior bancada na Câmara e no Senado, vai entregar a Presidência da República, depois de ter assumido com o Centrão os riscos do impeachment de Dilma Roussef, enquanto os tucanos se aliavam ao golpe como força secundária, dando corda para os futuros enforcados, como o Eduardo Cunha, e se escondendo debaixo das saias do stf e do mpf ?

    Só se o PMDB e o Centrão forem compostos por deputados e senadores, além da maior pusilanimiidade que os caracterizam, com o mais alto grau de covardia da história republicana.

    Ninguém cede o poder quando tem maioria. Se nada acontecer até fevereiro, políticos do PMDB/Centrão (provavelmente do PMDB) serão eleitos presidentes das duas casas do Congresso.

    Se a chapa Dilma/Temer for cassada, um político do PMDB será eleito presidente para completar o mandato.

    A pusilanimidade dos políticos tucanos é de tal magnitude que eles blefam o tempo todo, dando a entender que não conhecem a realidade política e ficam posando de galo quando não passam de frangotes.

    Mesmo que venha a delação da Odebretch, nenhum político com mandato vai renunciar. Não é da ética mafiosa da política brasileira. Os processos vão se arrastar durante anos com o beneplácito do stf.. E os denunciados vão usar do poder do voto parlamentar para se proteger. Basta ver o que aconteceu esta semana na votação, na Câmara dos Deputados, das desmedidas dos procuradores imberbes, analfabetos políticos, imaturos e despreparados.

    Além disso, as delações vão atingir todos os partidos. E se alguém renunciar vai ser substituído por um clone político.

    Ah ! Mas o Centrão pode ser cooptado pelo PSDB. Duvido, por razões que vão tornar muito longo este comentário.

    Portanto, PSDB, põe a viola no saco e vai cantar de galo nas eleições de 2018.

  6. Enquanto isso…..

    Deparei-me com um indivíduo chamado Fausto Silva enaltecendo o povo que foi às ruas hoje pelo combate à corrupção (?!?!?!?!).

    Parecia um pastor neopentecostal agitando a torcida. Foi muito interessante ver um empregado de uma empresa privada, detentora de uma concessão publica, usar esse meio para dar a sua (?) opinião pessoal sobre política para os olhos e ouvidos de milhares de brasileiros ao redor de todo o país.

    Agora, este senhor, ao que parece, não se inflamou de nacionalismo com a rifa da maior indústria estatal nacional, nem com os estudantes protestando contra a destruição de suas escolas, ou com quem foi à mesma esplanada dos ministérios (minúsculas propositais) outro dia protestar contra a PEC 55, proposta por um governo ilegítimo coberto de casos de corrupção. Como diz o outro, não vem ao caso.

  7. Viva a torcida da camisa da
    Viva a torcida da camisa da CBF-Pato da Fiesp que bem dirigida pela ótima e singular “em-prensa” das sete famílias, a serviço dos homens de bens e de uncle Sam saiu as ruas em defesa do direito divino dos deuses concursados e contra a malta corrupta eleita (aarrgghh…) pela gentalha ignara, exceção lógico às boas bancadas BBB, da Bala, da Bíblia e do Boi.
    Já estão colhendo as benesses do mercado, a Petrobrax que recente os brindou com 2 reduções de preço da gasolina que resultaram em reajustes, vai agora brindá-los finalmente com um aumento de verdade!
    E se sairmos com MyShell em 2017, FHC tomará posse até a eleição de 2018, quando a torcida teleguiada (plim-plim) CBF-Pato da Fiesp poderá eleger um prócere da pátria como Bossalnaro, Çerra ou Geraaaldo.
    Sò Gezuis, Deuses concursados e o Mercado salvam, o resto é propaganda comunista ou couza de bolivariano ou petralha corrupto.
    Que falta nos fez um Generalíssimo nesses últimos anos!

  8. Onde o golpe e o golpe dentro

    Onde o golpe e o golpe dentro do golpe se perderam?.

    O golpe alimentou a fera que devoraria o PT. 

    Mas o controle sobre essa fera era necessário dependia de um “grande acordo nacional”, “com supremos, com tudo”, para “estancar a sangria”.

    Mas a fera gostou de ser grande e agora está incontrolável.

    Virá a delação do apocalipse. A chamada delação do fim do mundo.

    A delação de Marcelo Odebrestch será a calda do dragão que vai arrastar o PSDB, o PMDB e o DEM lá onde foi jogado o PT

    Será como profetizou a presidenta:  “Não vai ficar pedra sobre pedra”

    E os coxinhas ficarão perplexos… perdidos… sozinhos com seu patinho amarelo e sua camisa da CBF.

     

  9. O PSDB quer que o governo

    O PSDB quer que o governo atual faça todo o serviço sujo. Depois, eles assumem. Este é o plano. Precisa apenas combinar com os partidos da base atual. Um novo governo requer uma nova dança das cadeiras. Quem está não quer sair. Quem sair vai se vingar. O PSDB assumiria em uma situação mais complicada do que a atual.

    Eu diria que o curso do Brasil atual está traçado. É uma crise profunda que vai resultar em uma ditadura indesejável das forças armadas, ou em um pacto civil a partir do convencimento da maioria que fizeram uma grande caca com o país. Não aposto nisso, o povo já deu demonstração suficiente de ser incapaz de qualquer organização.

    No estado do RJ, o governo estadual está fechando escolas por falta de dinheiro para que funcionem. Os alunos voltaram para casa. Estão sem aulas. Na maioria dos países, a população estaria nas ruas. Aqui, estamos esperando o comando da globo. Nada disso é por acaso. Merecemos cada golpe que sofremos. Somo coautores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador