Quem será o primeiro morto dessa guerra

Do O Globo

O primeiro morto

Por Luis Fernando Veríssimo

É preciso reconhecer que a camiseta do Bolsonaro tem razão. Se o que acontece no Brasil hoje significa alguma coisa, é o triunfo da direita no nosso embate político

Calma, gente. Do jeito que vão as coisas e as pessoas, entramos num período de expectativa tétrica: quem será o primeiro cadáver dessa guerra? Na convulsão que toma as ruas, nos enfrentamentos constantes e nos choques de ódios que se repetem, está se gerando o primeiro morto. Não se sabe como ele será. Por enquanto, é apenas uma suposição do que ainda não aconteceu, um fantasma precoce do que ainda não existe. Não se sabe seu gênero, sua idade, sua raça ou o que o matará — mas ele toma forma, e vem vindo. Depois, os dois lados se culparão mutuamente pela sua morte, ele virará símbolo ou mártir, e todos lamentarão a tragédia — o que para ele não fará a menor diferença. Ele será apenas alguém que estava no lugar errado quando o estilhaço, o tiro, o sarrafo, a bala perdida, o soco mortal o atingiu. O primeiro morto pode ter sorte e não morrer. Ele pode estar andando por aí neste momento sem saber como chegou perto de virar defunto e notícia internacional. Até o momento em que escrevo, escapou. Mas, do jeito que vão as coisas e as pessoas, tudo indica que ele está condenado.

TRIUNFO

As manifestações do último domingo foram impressionantes. Foram tão grandes que englobaram várias causas e broncas, do horror sincero a Dilma e ao PT ao clamor pela volta da ditadura militar. As duas coisas não são, necessariamente, complementares; os queremistas da intervenção militar são uma minoria na multidão, mas uma minoria cada vez mais ostensiva. A camiseta que vestia o Jair Bolsonaro tinha “Direita já” escrito na frente. Deu para ver com clareza porque, na foto, ele estava sendo carregado nos ombros de admiradores. E é preciso reconhecer que a camiseta do Bolsonaro tem razão. Se o que acontece no Brasil hoje significa alguma coisa, é o triunfo da direita no nosso embate político. Direita agora, direita já, a ser carregada em triunfo. O que a camiseta do Bolsonaro diz não é uma reivindicação, nem uma ordem. É uma constatação.

TUDO

Para os leitores que não concordaram comigo que a condução coercitiva do Lula por ordem do Moro foi uma ilegalidade: a opinião não é só minha, um leigo em tudo, da alma humana aos meandros da lei. É de vários juristas que se manifestaram a respeito. A condução coercitiva é para ser usada quando uma intimação é desobedecida, o que não foi o caso com o Lula. Usada sem esta justificativa, é inconstitucional, logo ilegal. Mas da condução coercitiva do Lula até hoje aconteceram tantas coisas que o assunto tornou­se acadêmico. Mesmo porque, as leis brasileiras foram simplificadas a uma só diretriz: o Moro pode tudo.

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Eh…Veríssimo. Até aqui, o

     

    Eh…Veríssimo. Até aqui, o Moro pode tudo. Mussolini e Adolfinho, ao seu tempo, e olhe que não vai tão longe assim, ambos também faziam acontecer e podiam tudo. Num dado momento, o primeiro terminou depedurado pela patas trazeiras, que nem um porco, e o outro, torrado feito churrasquinho de gato.

    Que reservará a história, fazer com o nosso Mussolinizinho de merda?

    Orlando

  2. Se houver guerra, porrada

    Se houver guerra, porrada comento, tiro, a direita perde.

    Aquele fortão do revoltados on line, e o Kim sei lá o que, são grande candidato a defunto.

    O fortão do revoltado on line, semana passada teve que ser socorrido pela policia.

    Esse coxinhas otários que ficam brincando com a violência, não sabem que furada estão se metendo.

  3. Só um estúpido seria capaz de

    Só um estúpido seria capaz de entender aquela investida de Moro contra Lula, desfeita no seu maior objjetivo por razões ainda inexplicáveis, como algo normal e devido pelo juiz Moro. Estúpido também, e principalmente por sair ouvindo e vendo tudo sem se ater a pontos nevrálgicos do que vê e ouve. Porque, se conseguisse se guiar pelo conhecimento e a razão, saberia entender alguma coisa sobre lei, como lei tem que ser respeitada e cumprida, e, sobretudo que atos ilegais de hoje podem se transformar em legais amanhã, iplicando em que amanhã o próprio estúpido poderá ser vítima do que hoje defende.

    As pessoas estão todas infladas de ódio, e saem por aí a dizerem qualquer coisa, ou na Internet, então, destilam o máximo do instinto selvagem que todos temos, mas precisa, por ética social, a que temos que nos sujeitar, ser contido, para que a razão fale mais alto, e, assim, seja possível debater ideias propriamente ditas e não tentar bater nas pessoas para impor ideias próprias.

    Eu tenho sentido, lá no fundo, que não está fora de cogitação que surjam mortes nesse emblemático momento histórico, como aconteceu em outros similares. A gente não pode pensar diferente porque pode medir a pressão das ruas nos movimentos pró-impeacment, na agressão contra os ministros, contra Chico Buarque, agora dentro de um teatro; nesta semana com diretórios da situação destroçados, enfim, é num crescente que a violência, antes latente, ou demonstrada em palavras, ora está ecoando de forma materializada.

  4. “O Moro pode tudo” – disse

    “O Moro pode tudo” – disse com autoridade o sábio escritor. E a prova disso é que os integrantes do STF, supostos guardiães da Carta Magna, fizeram vista grossa para o grampo ilegal da presidenta, divulgado pela criminosa parceria Moro-Globo, para darem atenção às palavras de indignação ditas em particular pelo ex-presidente Lula. Quando estava em julgamento o banqueiro Daniel Dantas, a mídia e o STF e os procuradores se prenderam aos formalismos dos autos, dos grampos ilegais e dos vazamentos proibidos. Com Lula, ex-presidente da República, e Dilma, eleita por 54 milhões de brasileiros e brasileiras, tudo é diferente. São eles os culpados a priori, não importam os meios utilizados pelos burocratas de direita que ocupam as instituições para justificarem a condenação. Não há mais democracia no Brasil, mas apenas as narrativas do complô golpista, que têm carta branca para fazerem o que quiserem. Perdemos a cidadania. Resta agora esperar o que eles decidirão por nós, contra nós, sem que tenham recebido um voto sequer para isso.

  5. Veírssimo, genial como
    Veírssimo, genial como sempre. Neste texto só discordo de uma coisa: Não se sabe ainda de onde vem o cadáver, ele diz e eu concordo; Mas diferente dele, acho que quem o procura desesperadamente é a direita, para imputá-lo a nós, esquerdistas. Esse cadáver que está por vir pode surgir de divergências entre eles mesmo. A expulsão da Paulista do líder do Revoltaldos, dá bem uma idéa do descontrole desta turba. 

  6. O chefe do Alto Comando é Janot
    Moro, a PGR e a PF só divulgaram as gravações ilícitas que envolviam a Presidente porque o chefão do Alto Comando assim o permitiu. E o que explica o interesse deste personagem no golpe via impeachment? Provavelmente uma promessa de indicação para uma vaga de ministro no STF.

  7. As vezes o que eu vejo quase ninguém vê.

    Nessa guerra ( em que faz parte a mídia, tão louca quanto o incendiário Nero) como em todas, a primeira vítima foi a VERDADE, em seguida a JUSTIÇA, a DEMOCRACIA, o ESTADO DE DIREITO, o EQUILÍBRIO DA ECONOMIA, a HONESTIDADE , a VERGONHA NA CARA de muitos, ETC…

    E por causa dessa guerra, provocada POR CORRUPTOS GOLPISTAS, quanto  sangue justo continua a ser derramado , ainda que indiretamente, sobre terras do Brasil.

    (Em 1961 Erico Verissimo colocava claramente seu humanismo. Declarava-se pelo socialismo humanista e contrario à violencia.  Afirmava que o Brasil não tinha necessidade de derramar sangue: “O povo brasileiro já tem força politica, eleitoral e moral para promover uma revolução sem violencia”.). Infelizmente não foi levado em consideração, e veio 64, que intensificou os crimes que sempre existiram, e existem ainda hoje.

    LEI Nº 8.625  –  Art. 1º O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    LEI Nº 1.079 – Art. 40. São crimes de responsabilidade do Procurador Geral da República:

    2 – recusar-se a prática de ato que lhe incumba;

    3 – ser patentemente desidioso no cumprimento de suas atribuições;

     

     

     

     

  8. a ver

    “Moro tudo pode”

    Ainda não foi divulgada pelo chefe golpista Janot uma conversa entre o Todo Poderoso e satanás a manifestar preocupação com a situação jabuticaba sendo urdida para anexar como adendo no Livro Sagrado esta verdade.

    A autoridade do Todo Poderoso, agora visivelmente desqualificada e diminuída colocaria também o satanás em posição de perdedor, a sobrar a certeza que o menino moro é no momento mortal, já a merda produzida……

    1. Messias, um verdadeiro sem noção, um idiota político.

      Realmente falar contra minorias, negros, homossexuais e quaisquer outras mostra a completa imbecilização deste fulano de tal (não se deve repetir o nome).

  9. Suprema covardia

    Moro pode tudo porque nem na ditadura militar tivemos um Supremo Tribunal Federal tão divido entre conspirradores e acovardados. De todas as falhas do PT no governo a pior foi, sem dúvida, escolher pessoas tão desqualificadas para a mais alta corte do país.

  10.  
    Ainda sobre ‘O Teatro reage

     

    Ainda sobre ‘O Teatro reage aos nazifascigolpistas’!

    Dileto(a) leitor(a), por favor, acompanhe o depoimento magnífico, pedagógico e histórico que segue!
    [Imperdível!]

    https://vimeo.com/159655932

     

    ***

    [A INÉDITA NOITE EM QUE O POVO DEU AS COSTAS AO ARTISTA!]

    EM OUTRO VÍDEO

    A plateia:
    “Que ator mais babaca, gente!”
    … E a plateia:
    “Um desrespeito a todos nós!”

    E tome-lhe
    “Não vai ter golpe, seus fascistas vulgares!”

    O VÍDEO
    https://vimeo.com/159656792

    1.  
      Ainda sobre ‘O Teatro reage

       

      Ainda sobre ‘O Teatro reage aos nazifascigolpistas’!

      Dileto(a) leitor(a), por favor, acompanhe o depoimento magnífico, pedagógico e histórico que segue!
      [Imperdível!]

      https://vimeo.com/159655932

       

      ***

       

      Depoimento memorável, pedagógico e histórico do eminente e impávido artista Gil Teixeira

      [Depoimento postado na conspícua Casa Cibernética ‘VioMundo’ dos extraordinários e destemidos jornalistas Luiz Carlos Azenha e Conceição Lemes
      20/03/2016 – 11:19
      http://www.viomundo.com.br/denuncias/em-musical-de-chico-buarque-claudio-botelho-faz-intervencao-contra-dilma-plateia-grita-nao-vai-ter-golpe-e-interrompe-sessao.html ]

      Como artista de Teatro me sinto envergonhado. Nós quando realizamos um espetáculo costuma-se estudar a fundo o tema, portanto é muito difícil imaginar que ele não sabia da trajetória de Chico e de que ele NUNCA mudou de lado. E quem ama a obra de Chico em sua maioria também não trocou de lado. Na minha opinião você não só ofendeu Dilma, Lula e, principalmente, Chico. Você ofendeu o Teatro, uma arte que congrega a literatura, a música, artes plásticas, dança, história, antropologia, até o desfile de carnaval tem suas origens em apresentações teatrais, o Teatro também atua politicamente, tanto é que instaurado um regime de força em qualquer lugar, artistas de teatro estão sempre nas primeiras listas de ‘suspeitos’.
      O ator pode ter sua verdade política, mas se o personagem tiver convicção contrária enquanto estiver em cena serei o mais ferrenho coxinha que você já viu, mas na coxia volto a ser eu, o ator e desde março de 2015 só sai de casa vestido de vermelho!.
      Essa lei do Teatro é inviolável!
      Ator/Atriz no dicionário tem uma definição perfeita: homem/mulher que sabe mentir!
      Então temos a situação seguinte, o Teatro mostra uma mentira, mesmo calcada na realidade, é uma mentira. O público paga para nos ver mentir e se mentimos mal ele não gosta do que assistiu. Simples, exato e eficiente. Agora imagina eu terminar de cantar Roda Viva e pedir o regime militar?
      Mas não posso pedir o regime militar num palco?
      – Pode! no Teatro pode Tudo! ele é contra as regras como é toda Arte. A censura é o maior inimigo do Teatro!
      Posso montar Hamlet com viés fascista ou com olhar democrático, isso é fato!
      Mas se você vai falar contra algum assunto o público que vai ver deve saber disso para exercer seu direito de escolha. Agora se uso a obra de um artista, com a penetração mundial que ele tem, que defende suas ideias de forma clara, cristalina eu não posso vilipendiar essa obra desvirtuando o pensamento do autor, principalmente ele estando vivo.
      Claudio Botelho, meu caro, você pode ter suas opiniões, é maravilhoso que assim o seja, pois nosso grande mestre Nelson Rodrigues já decretou que toda a unanimidade é burra. Pelo amor de nossa Arte lhe peço: Quando em cena você é Chico Buarque de Holanda, que sempre foi contra a fome, a miséria, as injustiças contra negros, pobres, mulheres, homossexuais. Você empresta sua voz e seu corpo pra mostrar a obra de um cara que foi exilado exatamente por estar do lado que está. E não é possível que você não saiba disso.
      Portanto, meu caro colega de profissão, no palco você é Galileu, na coxia você pode ser Seu Puntila!*
      *Galileu: peça de Bertold Brecht sobre o inquérito da inquisição contra Galiei Galileu,
      Seu Puntila, personagem de “Seu Puntila e Seu Criado Marti” do mesmo autor, onde Puntila é um senhor despótico.

  11. PMDB

    Os grandes articuladores dessa crise com certeza são os deputados e senadores do PMDB. O PMDB  sendo da chapa do governo jamais poderia permitir um deputado de seu partido fazer o que Cunha faz. E pior jamais poderia permitir que seus deputados e senadores votem a favor do “impeachment” .

    Os politicos desse partido só pensam em seus própios interesses. Se hoje existe essa real possibilidade desse “impeachment” infame, é porque esses politicos estão o tempo todo articulando com a oposição.

    Talvez seu presidente Michel Temer já tivesse tudo isso em mente desde que Dilma venceu as eleições de 2014. 

     

    Tudo é uma questão de PMDB. Se eles fosse leais a chapa, nem se estaria discutidno sobre “impeachment”.

  12. Quem “pode tudo”?

    Num regime que se quer democrático, seja ele presidencialista como o nosso(que sinceramente acho que ficou obsoleto)ou parlamentarista, conforme as constituições que são suas cartas mágnas, não existiria(ou não deveriam existir) atores políticos acima das leis, ou que “podem tudo”

    No Brasil atual, depois dos julgamentos de excessão da AP-470, juizecos de 1@ instância, resolveram auto-intitularem-se, donos da verdade, decretando prisões preventivas de cidadãos com domicílio conhecido, e sem crimes legalmente comprovados; Fazer prisões coercitivas, antes dos investigados negarem-se a comparecer aos chamados judiciais; Usar como provas, factóides fabricados por uma imprensa irresponsável, do nível de Globo(TV e jornal) Veja, Época, Folha, Estadão, e permitir que juízes de pequenas cidades e seus substitutos “peitem” a Constituição, e provoquem incêndios na população, que está prestes a explodir, numa indesejada guerra civil.

    Ninguém pode tudo !

    Não vai ter golpe ! 

  13. Concerteza! E não só pelo

    Concerteza! E não só pelo ódio do PT, deveriam ser responsabilizados pelas mortes causadas através de todo tipo de campanhas publicitária de produtos que causam a morte da população! Pois bem me lembro, aqui neste blog mesmo, sobre o efeito de propagandas na população. Como de bebidas alcóolicas por exemplo… que se provou serem mortais em outros paises… dentre outras coisas… Propagandas para crianças que causam estranhamento entre elas próprias quando possuem um produto que a outra não tem.. gerando competição e futilidade nas mesmas… dentre outras coisas… A mídia deveria ser responsabilizada neste país como o é nos outros países…

  14. Já que eles são contrários a

    Já que eles são contrários a regularização midiática… eu seria a favor do colhimento de todas as matérias tendenciosas e perjorativas com incitação de preconceito e ódio contra um determinado grupo ou partido, e quando houver algum tipo de agressão a uma pessoa por ser de determinado partido… integrantes do partido entrarem na justiça com todas as provas e imagens de jornais virtuais ou não com matérias de incitação de ódio sobre o partido ou sobre determinado grupos de pessoas… já que o governo não policia isto… que o povo passe a policiar urgentemente e entre em processos judiciais a cada agressão que houver, mostrando a origem da incitação do ódio. Sabemos que existe corrupção na política… mas a incitação de ódio sobre determinado grupo político e perseguição, e deve ser punida rigorosamente até com a extinção dos direitos midiáticos de quem promove este tipo de ódio anti-democrático e desumano; criando segregação e violência.

  15. Ja

    Temos mortos, ja esqueceram as leis e a constituição do pais, foi morta e enterrada pelo judiciario brasileiro e substituida pelo achismo e megalomania de um juiz do parana.

  16. Bom se a gente não considerar

    Bom se a gente não considerar aquele garoto morto fazendo campanha pro PT e aquele cinegrafista da Band que cobria os protestos, não temos mortos ainda. Ainda que tenhamos dois! A surpresa é não ter mais!

  17. EU NÃO ESQUECI DO

    militante petista assassinado no Paraná nas eleições passadas.

        Mas há cadáver que não tem importância. Outro melhor vai aparecer.

  18. O processo de bestialização

    O processo de bestialização que pode, conforme projeta o escritor LF Veríssimo, resultar já já em cadáveres, não é recente. Ao contrário: vem num crescendo desde que o atual esquema de Poder assume em 2003. A “galinha” que chocou o ovo da serpente cacarejava nas redações de uma imprensa engajada e despudorada nas suas coberturas jornalísticas complementadas pela militância radical e insodiosa dos seus colunistas e analistas/comentaristas políticos e econômicos. 

    O interessante é que um desses radicais travestido de democrata; falante e pernóstico auto declarado adepto do Estado do Direito, notório bajulador de tucanos, só agora veio descobrir a nocividade para a democracia de um sujeito cretino como esse Jair Bolsonaro e do séquito que lhe incensa. 

     

     

  19. A força do golpe é imensa, mas pode ser judocamente derrotada

    Sim, hoje temos como força n.1 do golpe, a miRdia, que com um monopólio icomensurável, transforma qualquer coisa em qualquer coisa na cabeça abduzida de zumbis e no clima nacional. Peteleco vira tiro de canhão e escandalos escandalosos são abafados e enterrados. Nós mesmos somos FORÇADOS a discutir a agenda deles, mesmo que calhorda, farsesca ou irrelevante.

    O tamanho do golpe é respeitável: além de milhões de mentes, olhos e ouvidos alucinados, que se não são maioria quantitativa, controlam ou fazem parte da maior parte do PIB, estarem sendo drogados pelo LSD ininterrupto de míRdia, temos uma maioria hiperativa no Legislativo e Judiciário, MP e PF clara e politicamente aparelhados. Fora o $$$$$.

    Ilegalidades e manobras que até uma criança de 7 anos percebe brincando no quintal, são cometidas como se fossem “firmes ações em favor da ética e da moral!” A torcida em transe grita “gooool! em cada pernada, rasteira, bico, roubo do juiz! Neste frenesi, não dá mais pra explicar a situação pra cada um deles com este fantástico jogo em andamento.

    Um lider apedeuta, mas dr. Honoris Causa em universidades pelo mundo, com premios e resultados de reconhecimento mundial e inédita avalaição após 2 mandatos está sendo perseguido e transformado em moleque por gravações de desabafos pessoais e privados sobre os absurdos em curso, principalmente contra ele.

    Um juiz político que comete deliquências, reconhecidas ilegalidades, abusos e parcialidades patentes ,publicamente há dois anos, se transformou, para drogados e intoxicados miRdiáticos, com retropropaganda intensa, no bastião da moralidade e salvação nacional.

    Enfim temos um cenário onde uma presidente RE-eleita e sabidamente séria e honesta, embora politicamente passiva e sujeita a críticas como qualquer presidente e pessoa, está cercada de bandidagem politica e institucional das mais graves de nossa História. Pior, de gente cada vez mais medíocre!.

    Temos um impeachment farsesco (ameaça antecipada antes mesmo das eleições pela oposição), conduzido e promovido pelo sequestro de instituições por pessoas do naipe de:

    Eduardo Cunha, Aécio Neves (Cunha), José Serra, FHC (de quase 100 bilhões desaparecidos e jamais sequer investigado), Gilmar Mendes, Jair Bolsonaro, Paulinho da Força, Feliciano, Skaf, Ronaldo Caiado, Carlos Sampaio, um PGR de couro grosso (importado?) que se nega a investigar 6 dúzia de delções e crimes publicos de Aécio), uma troupe de procuradores messiânicos e hegelianos,  policiais federais de tiro à presidente, juizes de fêicebuque, sob o aplauso alguns milhões de drogados.

    Todos trabalhando pela destruição do ainda pouco que se recuperou do arraso neoliberal traira, levando um imenso e previsível atraso do futuro, maior ainda que o que estava sendo resgatado.

    Um cenário provável onde quatro presidentes (STF-Carmen, Câmara-Cunha, Senado-sabor de ventos e TSE-Gilmar), declaradamente contra o “que está aí”, poderão liderar um impechament onde razões juridicas farsescas serão julgadas politicamente por uma maioria de parabandidos fisiológicos e representantes do poder secular de fato que amarra as  grandes asas deste país desde sempre.

    Sabendo-se que os ratos debandarão para onde tiver mais farelo, o desafio é hercúleo. Enfrentá-los pela força dificilmente poderá ser feito sem que haja ou seja considerada e publicizada como uma ruptura insitucional (que pros golpistas tanto faz, pois já faz parte real ou velada de suas alternativas).

    Minha esperança (agora me parece tardio o confronto) e que Dilma saiba usar esta imensa força contraa eles, pois não passam de mediocres com muita força.

    Enfim,o tamanho do golpe é imenso!

    Derrotá-lo, incomensurável maior…

    1. O Morto dessa guerra

         Dilma como Chefe Suprema da Nação e das FORÇAS ARMADAS deve colocar o primeiro tanque na rua para evitar a primeira morte, PRECISA DESENHAR MAIS? Do Judiciário não esperem nada de bom e justo por enquanto!

  20. Estamos perto…

    Na manifestação contra o golpe do último dia 18, em Curitiba, um cidadão jogou um rojão na direção da multidão. Por sorte estourou pouco acima de nossas cabeças. 

     

  21. A primeira morte já ocorreeu

    A primeira morte já ocorreu faz tempo no Brasil, nessa quadra de ódio e irracionalidade que colaca antolhos nos brasileiros. Faleceu sob os holofotes da AP-470, no momento da divulgação de seus resultados e sentenças finais. O nome dela é Verdade.

    Uma outra vítima, ferida de morte desde à época, aguarda seus momentos finais e atende pelo nome de Justiça.

  22. Hoje tive a minha primeira

    Hoje tive a minha primeira discussão em público por causa de política, com um desconhecido. Na saída do estacionamento, o sujeito que cobrava a conta veio falar, em tom de piadinha, “vem cá, por que você acha que o Lula aceitou um ministério, hein?”. Logo respondi que foi porque a Dilma quis, e que ela é a presidente, então isso é prerrogativa dela. Falei que Moro era um fascista, para o espanto dele, que respondeu, “ah, o Moro então?”, e aí ele desconversou. Fiquei tenso pra caramba, com medo de ser agredido ou de ele incitar outras pessoas a fazer isso. Ele, pode falar mal do Lula à vontade, é o padrão. Mas eu não aguentei, não consigo deixar de dizer o que eu penso, é algo automático. E não vou deixar de dizer, não vou ceder esse espaço a eles. 

  23. Se esse impeachment vingar a situação política tende a deteriora

    Se esse impeachment vingar a situação política tende a deteriorar ainda mais. Se o Michel Temer assumir ele vai enfrentar não só a esquerda, como também terá de enfrentar essa horda de anarco-fascictas que expulsaram o Alckmin e o Aécio das manifestações.  Se tivessem o mínimo de bom senso era melhor deixar as coisas como estão.

    1. Vai nada. Depois que o PT

      Vai nada. Depois que o PT sair, toda a indignação deles vai sumir. É puro ódio de classe isso. Não se engane. Mas sim, vai enfrentar a esquerda, que dessa vez estará unida como não esteve em muitos anos, e isso já é dor de cabeça o suficiente (e não só a esquerda, mas setores legalistas, pessoas comuns que não aceitam um golpe, etc).

  24. Gosto muito do Veríssimo

    Gosto muito do Veríssimo mas… sinceramente…  estou já muito cansado desses textos “descobrindo a pólvora”….

    Parece até que estão publicando só pra dizer depois: “ah, eu disse!”

    Meu deus, isso está sendo dito desde, pelo menos, 2012!

  25. excelente como sempre, o

    excelente como sempre, o veríssimo…

    mas a primeira morte já ocorreu, a morte da justiça…

    a justiça era meu norte.

    agora a minha morte!!!!

    a poesia funerl blues, de w.a.auden, tem uma simbologia tb interessanre sobre isso…

    tragam o caixão, deixem que o luto chore…

    risquem no ceú a mensagem – ela está morta…

    esvaziem os oceanos, varram as florestas…

    pois nada no momento pode algum bem causar…

  26. Meu caro Veríssimo,

    As vozes dos golpistas pedindo a intervenção das forças armadas foram atendidas e eles não gostaram nem um pouco.  Lula só não foi levado para Curitiba porque o oficial da Aeronáutica que comanda as tropas do Aeroporto de Congonhas, teve a atitude de dizer: Ninguém aqui vai ser levado preso.  Aqui mando eu,  furem os pneus deste avião, cerquem os sediciosos e libertem Lula. Entre os golpistas se incluiam muitos policiais federais.  Todos se cagaram de medo e fez-se a justiça. Este é o exemplo a ser seguido. Quando as leis não valem para todos elas não valem para ninguém. Parabéns ao nosso heroi anônimo ele honrou a pátria a que serve.

  27. De Edinho a Veríssimo.

    O primeiro brasileiro conciente e preocupado com as consequências desta (já) iniciada guerra civil anunciada no Brasil, que qualquer pessoa minimamente antenada percebe e teme, foi o Ministro Edinho Silva, e que está sendo repetida, por quem tem a preocupação com uma previsível convulsão social, de consequencias inimagináveis.

    Só prá lembrar: Foi o assassinato do Vladimir Herzog, que desencadeou a luta dos democratas brasileiros, pela redemocratização e do expurgo dos militares, da governança brasileira, e dalí em diante, mesmo com outras mortes a mais, recuperamos a democracia, que após 52 anos, alguns tentam fazê-la retroceder, quase que exigindo, que governantes democraticamente eleitos, deixem o Poder, e entregue a quem perdeu nas urnas.

    Espero que não precisemos de novos mártires(de nenhum dos lados em confronto) e que seguindo a vóz das ruas, estes golpistas, entendam, que “Não vai ter golpe” 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador