Temer prepara três frentes de ataque a Janot e autodefesa de nova denúncia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução de vídeo
 
Jornal GGN – Na reta final para a saída de Rodrigo Janot da Procuradoria-Geral da República, o presidente Michel Temer pretende enterrar junto com o mandato do procurador a credibilidade de suas investigações, ressaltando nesta última semana os erros e polêmicas da Operação Lava Jato e do acordo de delação premiada de executivos da JBS.
 
Nessa linha, a primeira estratégia é de se autodefender antes mesmo da remessa de uma segunda denúncia pela PGR à Câmara dos Deputados. Para isso, Temer pretende fazer um pronunciamento político, subindo o tom de críticas a Janot. 
 
Em segundo plano, no meio jurídico, Temer seguirá atuando para derrubar a delação, tanto da JBS, quanto de Lúcio Funaro, por meio de possíveis irregularidades detectadas na coleta desses indícios, alegando uma suposta falta de amplo direito de defesa pela omissão de acusações que só apareceram depois, e por possíveis medidas de Janot e/ou auxiliares dentro do MPF que teriam incitado o fechamento do acordo, com ainda possíveis benefícios a procuradores, além dos próprios delatores, conforme o GGN revelou aqui.
 
E, em terceiro lance, Temer deverá insistir na tese da imagem negativa de Rodrigo Janot por meio público, com a influência de críticas ao PGR na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, trazendo nomes como o do procurador Ângelo Villela (entenda aqui) e de outros críticos a Janot, com o objetivo de desqualificar as acusações.
 
O avanço da Comissão ocorreria paralelamente às sessões de análise da Câmara dos Deputados à sgeunda denúncia enviada pelo procurador-geral da República, conectando as críticas e decisões de engavetamento da denúncia por parlamentares aos argumentos debatidos na CPMI.
 
Mas já para esta semana, quando é esperado o envio da segunda denúncia por obstrução à Justiça e organização criminosa, uma vez que o mandato de Janot se encerra nesta semana, sendo substituído pela nova procuradora-geral Raquel Dogde na próxima segunda-feira (18), Michel Temer prepara um pronunciamento de autodefesa.
 
O texto já está sendo preparado para que o discurso de Temer seja veiculado imediatamente após a peça de acusação da Procuradoria ser apresentada, o que se espera que ocorra entre hoje e amanhã (15), uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou nesta quarta que Janot não é parcial ou suspeito para investigar e denunciar Michel Temer.
 
O discurso político de Temer em mídia aberta deve seguir a linha já anteriormente divulgada de críticas a Rodrigo Janot, as alegações da própria defesa de que o procurador e a força-tarefa da Operação Lava Jato querem condená-lo, e as últimas polêmicas associadas a possíveis irregularidades existentes no fechamento do acordo de delações com executivos da JBS. Além disso, Temer deverá afirmar que o delator Lúcio Funaro mente e não merece credibilidade.
 
Leia também: 
E-mails de Miller indicam que em março a JBS já negociava com o MPF
Procurador deve levar irregularidades e bastidores de acordo da JBS à CPMI
 
Assine
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode-se discordar da pessoa,

    Pode-se discordar da pessoa, mas o fato é que isso é ação de Estadista.

    Não a palhaçada covarde feita por Lula, Dilma e todo o PT durante 13 anos de comando do Estado Brasileiro.

    Ainda mais frente a despreparados que estão acabando com o País.

      1. Nada a favor do Temer, mas

        Nada a favor do Temer, mas neste caso específico e foi o que eu disse, ele esta correto.

        Errado foram as atitudes do PT frente, em 13 anos, em relação a este assunto.

  2. ladrão

    O jornalista Paulo Henrique Amorim do blog https://www.conversaafiada.com.br/ chama todos os dias o presidente usurpador de LADRÃO.

    Nada acontece! É o único pais do mundo em todas as épocas, no qual um presidente em exercício é chamado de ladrão diariamente e …..nada!

    Das duas uma: Não deu na globo, então não existe ou o jornalista está coberto pela razão.

    Vai, prizidenti. Processa ele!  

  3. Briga de Bugios

    Aqui no RS, tem uma espécie de macaco chamada ” Bugio “, quando brigam se jogam merda um no outro…

    Acabam os dois bem cagados ….

  4. País Governado por Quadrilha

    O Brasil é um dos pouquíssimos e talvez único país do mundo governado por uma quadrilha. O pior é que presidente é o maior acusado e ao invés de provar sua inoc~encia fica comprando com dinheiro público a sua defesa além de atacar e desmoraliza a justiça. O pior é que a maioria dos seus ministros são todos corruptos ou acusados de corrupção e as instituições a ele subaltenas fecham os olhos e se fazem de cegos imaginando que o povo não percebe que ao agirem assim compactuam de alguma forma com esses criminosos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador