‎Um Abraçaço‬ para ‪ChicoBuarque‬, aniversariante do dia! , por Caetano Veloso

 

Enviado por Gilberto Cruvinel

Um Abraçaço‬ para ‪ChicoBuarque‬, aniversariante do dia! 

por Caetano Veloso

via Facebook

O Brasil é capaz de produzir um Chico Buarque: todas as nossas fantasias de autodesqualificação se anulam. Seu talento, seu rigor, sua elegância, sua discrição são tesouro nosso.

Amo-o como amo a cor das águas de Fernando de Noronha, o canto do sotaque gaúcho, os cabelos crespos, a língua portuguesa, as movimentações do mundo em busca de saúde social.

Amo-o como amo o mundo, o nosso mundo real e único, com a complicada verdade das pessoas. Os arranha-céus de Chicago, os azeites italianos, as formas-cores de Miró, as polifonias pigmeias. 

Suas canções impõem exigências prosódicas que comandam mesmo o valor dos erros criativos.

Quem disse que sofremos de incompetência cósmica estava certo: disparava a inevitabilidade da virada.

O samba nos cinejornais de futebol do Canal 100, Antônio Brasileiro, o Bruxo de Juazeiro, Vinicius, Clarice, Oscar, Rosa, Pelé, Tostão, Cabral, tudo o que representou reviravolta para nossa geração foi captado por Chico e transformado em coloquialismo sem esforço.

Vimos melhor e com mais calma o quanto já tínhamos Noel, Haroldo Barbosa, Caymmi, Wilson Batista, Ary, Sinhô, Herivelto.

A Revolução Cubana, as pontes de Paris, o cosmopolitismo de Berlim, o requinte e a brutalidade de diversas zonas do continente africano, as consequências de Mao.

Chico está em tudo.

Tudo está na dicção límpida de Chico.

Quando o mundo se apaixonar totalmente pelo que ele faz, terá finalmente visto o Brasil.

Sem o amor que eu e alguns alardeamos à nossa raiz lusitana, ele faz muito mais por ela (e pelo que a ela se agrega) do que todos nós juntos. #CaetanoVeloso #Caetano #FelizAniversário

 

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aniversário de Chico Buarque…

    Ouso pedir autorização a Caetano Veloso para fazer minhas as palavras dele…Saúde e PAZ, Chico!!!!

  2. Ave
    Ave Chico
    Tu és um monstro sagrado da nossa cultura , da cultura mundial !
    Tu és uma referência , um alento para a minha geração e paradigma para esta atual , e também para as gerações vindouras , mesmo que o “espírito de vira lata ” que permeia a autoestima e o inconsciente brasileiros sobrevivam como uma praga um nossa historia .
    Obrigado por sua arte eterna , brasileiríssima e ao mesmo tempo planetária.
    Estás no panteão de nossos heróis atemporais , podes estar certo !
    Vida longa !

  3. Que dia que um classe média

    Que dia que um classe média rastaquera vira-lata vai conseguir eclipsar uma estrelar solar do quilate de Chico Buarque?! Felizmente, nunca! 

  4. Parabéns e muito obrigada!
    Parabéns e muito obrigada! Pena que o povo e a vida extraordinária das pessoas comuns que ele canta e sobre os quais medita em poesia estejam tão distantes de reconhecerem sua música, sequer a podem ouvir na Babel que virou a cultura popular – o domínio das gravadoras na definição do “mercado musical” foi substituído com deterioração pelos diretores musicais de TV, com exceção dos bons, como o saudoso Faro.
    E Chico, quem diria, popular na alma e nas canções, não pode ser ouvido no rádio – foi elitizado por quem acha que o povo é burro ou não gosta do que é bom, ou pior, não tem direito… Como qualidade é atemporal, as novas gerações poderão corrigir esse erro.
    Viva Chico, o homem e o artista! Obrigada por ser brasileiro, e não ter vergonha disso. Deus continue o abençoando!

  5. Tricolor

    Só essa falha o torna humano, o ser tricolor.

    Parabéns, Chico Buarque de Holanda. Muita saúde e muitos anos de vida, para a nossa sorte.

    Com Chico o Brasil foi alçado à raça pura!

  6. E infelizmente eu diria que o

    E infelizmente eu diria que o momento em que ilustra mais o embate entre trevas e luz que está havendo em nosso país foi quando o Chico foi ameaçado pelo que há de pior vindo da elite e mesmo assim conseguiu manter a compostura. Parabéns a ele e a obra dele, que é magnifíca tanto em termos de música quanto de letras. Aliás, 99 por cento dos ditos poetas de hoje não escreveram um poema que seja belo como as mais belas letras de Chico. E se eu fosse escolher uma música dele que retrata o momento em que vivemos seria Rosa dos Ventos. 

  7. Como não amar?

    Como não amar alguém que escreve ” ‘Palavras de virar cabeça meu amado vai usar. Palavras como se elas fossem mãos’ ?? Chico é cheio de lábia…

    p.s.:Obrigada, Caetano, pelo (nosso) amor derramado pelo Chico nesse texto.

  8. Se esses “jornalistas” que o

    Se esses “jornalistas” que o insultam por suas preferências políticas (e eles se dizem democratas!) tivessem uma produção em seus ofícios, tanto em quantidade como, principalmente, em qualidade, equivalente a dez por cento da produção buarquiana, eles já teriam ganho o prêmio Pulitzer. Valeu, grande Caetano!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador