15ª edição NOIA, o Festival do Audiovisual Universitário

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Entre os dias 22 e 27 de novembro, a Caixa Cultural Fortaleza apresenta a 15º edição do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário. A mostra de curtas-metragens traz esse ano uma exposição que contará a história do Festival por meio de uma linha do tempo. A novidade resgata as mostras competitivas de fotografia e bandas universitárias cearenses, mostrando a relação entre som e imagem que em movimento formam o audiovisual. Os estudantes podem inscrever seus trabalhos até o dia 17 de setembro.

Os projetos que queiram fazer parte do Festival, seja na Mostra Brasileira de Cinema Universitário ou na Mostra Ceará de Cinema Universitário, deverão ter duração máxima de 20 minutos, com data de realização entre janeiro de 2015 e setembro de 2016. Serão aceitos curtas de ficção, documentário, animação ou experimental, desde que sejam produzidos por brasileiros regularmente matriculados em instituições de ensino acadêmicas ou técnicas das redes públicas ou privadas.

Cada participante pode inscrever até dois filmes e enviar nos formatos previstos no regulamento. Os projetos irão concorrer ao Troféu NOIA nas categorias de melhor curta-metragem (júri oficial, júri popular e júri da crítica), direção, roteiro, montagem, edição de som, trilha sonora, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, atriz, ator e intérprete coadjuvante. A Mostra Ceará premiará o melhor filme de acordo com o voto popular.

Fotografia e Música

Para participar da Mostra Cearense de Fotografia Universitária, o tema do projeto é livre e precisa ser produzido no Ceará entre janeiro de 2015 e setembro de 2016, desde que o responsável, independente da sua nacionalidade, resida e estude no estado na época da produção da foto.

Serão aceitas fotografias digitais, tiradas de câmera profissional ou celular, com câmera de pelo menos 8 MP de resolução e o arquivo gerado seja com no mínimo 2 MB. O júri avaliará as obras selecionadas e concederá o Troféu NOIA, durante cerimônia de encerramento, na categoria de Melhor Fotografia para o 1º, 2º e 3º lugar.

Para a Mostra Cearense de Bandas Universitárias, serão aceitas bandas universitárias de qualquer estilo, que tenham no mínimo 2 (dois) integrantes universitários. Cada banda deverá inscrever, pelo menos, quatro músicas originais (criação individual ou coletiva independente do estilo musical, em qualquer idioma), sendo o restante do repertório de livre escolha. A soma total do repertório, apresentado na inscrição, não pode ultrapassar o tempo-limite de 25 minutos.

Os vencedores serão escolhidos por voto popular e pelo júri oficial. O Troféu NOIA será concedido nas categorias: melhor banda (júri oficial e júri popular) e melhor música autoral (júri oficial).

Programação

O Festival também contará com oficinas, debates, seminários, feira acadêmica e intervenções artísticas.

“Ao mesmo tempo que comemoramos os 15 anos do evento, continuamos a trilhar outros caminhos com a mescla de linguagens artísticas que unificam com o audiovisual. Além disso, também montaremos uma exposição de memórias do NOIA, com muito do que aconteceu até agora. Também estaremos em diálogo direto com as universidades brasileiras, incentivando a participação das instituições e dos próprios alunos nas mostras e nas ações paralelas como o Seminário do Audiovisual universitário e na Feira Acadêmica das Artes”, disse Paulo Benevides, diretor do NOIA.

O 15º NOIA é apresentado pela Caixa Cultural Fortaleza, com realização da PROPONO Consultoria Executiva, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE) via Mecenas Estadual, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal do Brasil, auxilio cultural da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e parceria da Vila das Artes (Prefeitura de Fortaleza), 1Bando, VAAC e KARTHAZ.

Para inscrever seu projeto clique (aqui). As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro.

Serviço

15º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário 

Local: Caixa Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 22 a 27 de novembro de 2016

Horário e Classificação indicativa: Consulte a programação clicando (aqui)

Entrada gratuita (sujeita à lotação do teatro)

*Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

 

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador