Marvel cria X-men do Recife

Por Urariano Mota

A garota-tubarão do Recife

A notícia vem do Jornal do Commercio de hoje, no Recife. É claro que a notícia, porque não é política, contra “esses petistas”, fica na informação de curiosidades, porque uma personagem nova de HQ, de uma famosa empresa de quadrinhos, talvez a maior do mundo, desta vez é uma garota do Recife. E com nome brasileiro! Iara dos Santos, que coisa.

Mas ainda assim, nessa informação, há um ufanismo torto, o que significa em linguagem mais corrente: sou feia, mas sou famosa. A notícia nem vê – e esse não é o seu propósito, ver – que a personagem se alimenta, antes do gosto por peixes crus, da ignorância norte-americana, que associa o Brasil, agora o Recife, ao exótico e às última referências de ataques de tubarão na costa recifense. Saberão os leitores da Marvel, por acaso, que a cidade pertence ao Nordeste “sem água”?. What? Não vamos complicar, misturando peixes, tubarões e seca, por favor. É dura essa geografia pernambucana.

É natural e da natureza, por fim, que os criadores da Shark Girl nem imaginem que os jovens recifenses também adoram comer peixe cru, mas no gênero sushi.

É isso amigos, se antes tínhamos o Zé Carioca, agora temos a garota-tubarão do Recife. Conforme está na notícia.

Marvel cria X-men do Recife: Shark Girl

A Marvel publicou ontem, nos Estados Unidos, a vigésima edição da revista Wolverine and the x-men com uma nova mutante: Iara dos Santos, a Garota-Tubarão (Shark Girl, na versão em inglês). A personagem apresentada pela publicação é moradora de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife e se alimenta de peixes crus. A história, que tem a pernambucana como protagonista, começa no Porto da cidade e mostra, ao longo dos quadrinhos, os dilemas que a personagem enfrenta enquanto se descobre mutante.

Logo nas primeiras aparições, Iara diz estar com uma vontade descomunal de comer peixes. Ela é descoberta por pescadores em um barco em alto-mar comendo peixes crus. Ao se dar conta de que os homens são caçadores de barbatana de tubarão, a personagem fica revoltada e chega a agredi-los. Durante o embate, um dos pescadores observa que nas mãos de Iara há barbatanas. Em outra cena, numa praia, a Garota-Tubarão é surpreendida pelo mutante Anjo, que está ali para levá-la à Mansão X, onde x-men “do bem” são treinados.

Em outro momento de fúria, devido às transformações corporais e comportamentais, a Shark Girl faz um mergulho no mar, quando se transforma, pela primeira vez na história, na Garota-Tubarão. Em outra passagem, o Anjo chega a compará-la a um lobisomem, só que com mais dentes.

A revista é dedicada ao surgimento desse novo x-men. Há até um grupo “do mal” que tenta cooptar Iara, sem sucesso.

REPERCUSSÃO
Ao longo do dia desta quarta, o site Marvel 616, especialzado em HQs, falou da existência da nova personagem. Em alguns posts anteriores, após a divulgação da capa da edição que passou a circular ontem, o site já informava que era possível identificar que o novo personagem apresentado na história seria do Brasil, já que há uma imagem do Cristo Redentor em destaque. Não se sabia no entanto que a personagem brasileira vinha da capital pernambucana. Ontem o assunto foi bastante comentado nas redes sociais.

A publicação impressa ainda não está disponível para venda no Brasil. O Jornal do Commercio comprou a revista na loja virtual da Marvel nos EUA.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador