As torres da Igreja de Macaúbas e o desvio do Rio Piuí

Por LACosta 

Ontem à noite, assistindo ao programa Triângulo das Geraes, produzido em Uberlândia, foi veiculada a história de Capitólio (MG) e uma localidade especial de sua zona rural – Macaúbas.

Dois fatos foram retratados e apresentados como “causos” por um ex-padre e foram muito bem explorados pelo apresentador e julguei bastante interessante trazer aqui no blog:

A história das torres da Igreja de Macaúbas: Contou o padre que a população foi chamada a construir uma igreja e claro, envolveu os partidos políticos da época – PSD e UDN. Na reunião com o “projetista”, após as longas discussões, o PSD queria que a torre fosse “redonda” e a UDN queria que fosse “quadrada. O “projetista” não teve dúvidas, agradou a gregos, troianos e macaubenses, fez uma de cada forma. Veja a foto.

A segunda é para estudos hidrológicos e o que está na moda, ou seja, a transposição do rio Piuí. Conta-se que quando da formação do lago de Furnas, a cidade de Capitólio seria “engolida” pelo represamento do rio e a alternativa encontrada pelos responsáveis, atendendo à política do “Coronel” local, foi “desviar” o curso do rio Piuí que na época, desaguava no Rio Grande, junto com o Paranaíba e Tietê formam o Paraná com o nome de Rio da Prata deságua no Atlântico entre o Uruguai e a Argentina. Com essa atitude, jogaram as águas do Piuí para o São Francisco e nesse caso as águas vão “morrer” no Pontal do Piaçabuçu entre os estados de Sergipe e Alagoas. 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, faltou comentar que

    Pois é, faltou comentar que nesse processo todo houve um pântano drenado e que centenas de trabalhadores rurais foram escorraçados dali por posseiros, fazendeiros da região, com o apoio maciço de tropas, já no início de 64. Importantes lideranças foram perseguidas, ocorrendo inclusive mortes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador