Literatura: uma proposta

 

Estou tentando criar um grupo de discussão sobre Literatura aqui no Brasilianas, mas parece que o sistema passa por uma fase de ajustes e isso ainda não permitiu que a minha proposta se tornasse funcional. Imagino que a escolha de um grupo de discussão poderia adquirir um viés mais coletivo do que um blog, embora possa estar enganado.

De qualquer maneira, sigamos em frente, dependurando por aqui mesmo algumas contribuições sobre o assunto, sempre contando com a ajuda de todos. Seja por meio de um grupo ou de um blog,  a nossa respeitável brincadeira deve se erguer sobre o seguinte tripé:

 

1. Onde encontrar boas resenhas sobre bons livros?

É possível encontrar uma grande quantidade de páginas na internet que tratam de literatura, mas será que conseguiríamos juntar uma seleção de favoritas depois de um criterioso pente fino? A proposta é tentar separar, na medida do possível, o joio literário do trigo cibernético, ou seja, trazer para este espaço as sugestões de quem realmente faz da leitura um prazer primordial. Qualquer tipo de conteúdo que nos permita encontrar novas belezas no mundo da escrita será benvindo. O enfoque deve ser na qualidade do texto, sob o aspecto de sua linguagem e conteúdo original. A prosa lusófona e as melhores traduções de outros idiomas, dos autores clássicos aos contemporâneos, sim! Os folhetins de auto-ajuda, por favor, não!

 

2. O que estou lendo no momento?

Coloque seu comentário sobre o livro que está lendo ou que acabou de ler. Foi bom pra você ou é melhor nem tentar? Dê sua dica, compartilhe sua experiência no mundo dos que não têm pressa.

 

3. Tenho algum escrito engavetado?

Fale sobre o seu trabalho, divulgue, quem sabe um dia alguém resolva publicar. O universo editorial é muito concorrido, as leis do negócio parecem cruéis, tem muita gente que escreve porcaria e vira celebridade num triz. Aqui, o escritor que se mantém incógnito pode lançar seu grito – vá lá um gemido – contra a indústria da palavra. Eu vou fazer o mesmo. Boa sorte.

 

Já utilizei o espaço aqui concedido para fazer uma apresentação do meu romance (Degenerados, 290 páginas), que se encaixa perfeitamente no item 3 acima. Esperteza pura. Aos poucos, incluirei material relativo aos outros itens.

 

Um abraço a todos.

Johnny Gonçalves

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador