O Dia da Matemática

Atualizado às 12h28

Por ANTONIO JOSÉ LOPES BIGODE

6 de maio é o Dia da Matemática

A iniciativa de instituir o Dia da Matemática partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan no ano de 1995, formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de Malba Tahan), André de Faria Pereira (historiador e neto de Malba Tahan), Valdemar Vello (editor e educador matemático), Atílio Bari (teatrólogo e ator) eu (Bigode e educador matemático), todos especialistas em Malba Tahan, cada um na sua especialidade. A proposta do DIA DA MATEMÁTICA foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso educador Darcy Ribeiro que na época era senador pelo estado do Rio de Janeiro.

DentDentre os vários eventos organizados por conta do centenário, destaque-se: a apresentaçãoda peça “O Homem que Calculava” pelo Grupo Theatralha & Cia,dirigida por Atílio Bari, encenada no prédio da Bienal do Ibirapuera em São Paulo; oficinas, palestras, mesas redondas, artigos, exposição, etc. A propósito a peça teatral foi apresentada para mais de 100 mil alunos de escolas públicas e privadas durante os 10 anos seguintes.

O Dia da Matemática foi oficializado no ano de 1995 na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal de São Paulo, mais tarde a direção da Sociedade de Educação Matemática – SBEM deu continuidade à campanha pela instituição do Dia da Matemática apresentando o projeto do velho Darcy, que acabou sendo encampado por uma deputada de Goiás e está em tramitação na Câmara Federal. Recentemente, por iniciativa da comunidade de educação matemática da Bahia foi instituído o Dia Municipal da Matemática pela Câmara Municipal de Salvador, neste dia espera-se a mobilização de alunos e professores para o desenvolvimento de projetos, exploração e promoção da matemática em suas várias dimensões, da recreativa à cultural, da utilitária à histórica e muitas outras que lhe atribuem significado.

A obra de Malba Tahan foi estudada e gerou incontáveis artigos e teses, destaque-se o trabalho de Cristiane Coppe de Oliveira que defendeu em 2008 sua tese de doutorado “A sombra do arco-íris: um estudo histórico /mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan”. Certamente há muito mais sobre a obra de Malba Tahan e sua importância e influência na Educação Matemática brasileira.

Um acervo pessoal de Malba Tahan, do Instituto Malba Tahan foi transferido para o Centro de Memória da Educação, da Unicamp.

Links importantes:

http://www.malbatahan.com.br/

http://www.matematicahoje.com.br/telas/cultura/historia/educadores.asp?a…

http://www.cristianecoppe.com.br/

http://atiliobari.blogspot.com/

http://vello.sites.uol.com.br/

www.fe.unicamp.br

Por Luiz Gonzaga da Silva

Uma homenagem musical ao dia da Matemática.

“Aula de Matemática” de Tom Jobim & Marino Pinto

Com Tom Jobim

Com Silvinha Telles

Com Emílio Santiago

Com Elza Laranjeiras

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador