Pesquisadores criam expressão “geração C” para pessoas “constantemente conectadas”

Jornal GGN – A geração de pessoas que já nasceram em um mundo no qual ficam praticamente o dia inteiro conectadas, atuando como consumidores criativos e que participam ativamente da construção da informação na grande rede é um grupo que já tem classificação específica: “geração C”.

O termo foi cunhado pelos pesquisadores Jan Kietzmann, do Canadá, e Ian Angell, da Inglaterra. Segundo eles, esses adolescentes são os cidadãos do mundo globalizado digitalmente centrados no conteúdo e voltados para a comunidade online, comunicando e distribuindo informação coletivamente.

Kietzmann é professor da Simon Fraser University, em Vancouver, enquanto Angell é da London School of Economics. A dupla publicou artigo na revista International Journal of Technology Marketing, na qual discutem as controvérsias resultantes associadas aos direitos de propriedade intelectual existentes, e sugerem que caso a legislação não seja alterada, o futuro pode reservar grandes conflitos.

Para eles, a “geração C” só vai crescer e se desenvolver intelectualmente à medida que mais conteúdo for livre e possa ser  modificado, para que os consumidores criativos possam trocar livremente suas ideias para melhorias de produtos disponibilizados online. Para isso, os autores propõem que governos e políticos devam permitir “inovações de derivativos para os consumidores criativos” para o próprio bem da sociedade e para o benefício de suas economias.

A ideia, apesar de não ser inovadora – a licença Creative Commons trata exatamente disso, resguardando direitos mínimos sobre uma obra, por exemplo –, ainda é uma perspectiva controversa para detentores de direitos de propriedade intelectual, que, em geral, não querem debater o assunto.

Os pesquisadores concluem o artigo com sugestões para organizações, advogados de direitos de propriedade intelectual, os proprietários de direitos, governos e políticos. A dupla sugere, ainda que sejam reconsiderados o impacto que a atual legislação de propriedade intelectual tem na sociedade, não só para aqueles que modifiquem produtos proprietários, mas de toda a população mundial.

Com informações do Phys.org

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador