Refugiada síria Muna Darweesh ministra curso de culinária árabe

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A edição que ocorre neste domingo, em São Paulo, propõe o conhecimento do preparo de comidas árabes e a troca de experiências sobre o tema do refúgio

https://www.youtube.com/watch?v=SCLIrQyRT3o&feature=youtu.be width:700 height:394]

Jornal GGN – O Instituto de Reintegração do Refugiado, o Adus, promoverá um curso de culinária, neste domingo (30), sobre a comida síria. É a segunda edição do evento “Sabores e Lembranças”, que se propõe a divulgar a cultura de diferentes países e a troca de experiências sobre o tema do refúgio.
 
Neste domingo, quem toma conta da cozinha é a refugiada síria Muna Darweesh. Vinda para o Brasil há dois anos, com o marido e os quatro filhos, Muna é formada em literatura inglesa. Saindo de seu país de origem, aqui vende pratos típicos árabes para garantir o sustento da família no país. Muna ensinará duas de suas especialidades: os pratos labnah, coalhada seca, e o warak enab, charuto de folha de uva.
 
O problema da não inserção no mercado de trabalho de refugiados está dominando os noticiários internacionais e do Brasil. Estamos com 8,4 mil refugiados, segundo dados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare). É o dobro do que o país acolhia quatro anos atrás. E o maior contingente de populações que buscam o asilo são os sírios, com mais de 2 mil pessoas hoje no país. 
 
Entenda mais: Uma luz sobre o preconceito contra os refugiados
 
Durante o curso, a professorá ensinará a versão do prato warak enab feita com carne, mas, também é possível variar e agradar os vegetarianos: “A outra versão é com tomate, cebola e salsinha, e é chamada de yalangi, palavra turca para ‘mentiroso’”, disse.
 
Ao final, haverá a degustação dos pratos, acompanhados de suco de rosas, outra delícia típica árabe. Os ingressos para o evento custam R$ 35 e podem ser adquiridos pelo site http://www.adus.org.br/ingressos/. As vagas são limitadas.
 
 
SERVIÇO
 
Evento: Sabores e Lembranças
Data: 30 de agosto
Horário: 10h às 13h
Local: Instituto Casa da Cidade – Rua Rodésia, 398 – Vila Madalena
Investimento: R$ 35,00. Os ingressos estão à venda via PayPal e boleto, pelo link http://www.adus.org.br/ingressos/ [1. Para depósito bancário envie um e-mail para [email protected], colocando no assunto ‘Sabores e Lembranças depósito bancário’
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador