Lula deveria ou não ter se entregado?

do Instituto de Estudos Latino-Americanos

Neste programa do IELA Nildo Ouriques e Beatriz Paiva expõem suas reflexões sobre o episódio em que Lula se entrega à PF. As divergências entre os interlocutores contribuem para um discurso menos lateral do que foi o governo Lula e do momento em que estamos vivenciando com a prisão do mesmo.

Vale reflexões diversas para que possamos pensar em estratégias para a luta.

Programa de análise da conjuntura brasileira e latino-americana, produzido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos, com a participação de Elaine Tavares, Nildo Ouriques e Beatriz Paiva. Nesse episódio discutindo o tema: Conjuntura brasileira.

Nildo Domingos Ouriques: Professor no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Presidente do Instituto de Estudos latino-americanos (IELA).

Beatriz Augusto de Paiva: Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993),Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2003),Pós-doutorado Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2015/2016)

https://www.youtube.com/watch?v=o5zxMXV8VgY

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Petucanismo

    É assaz curioso notar que a famosa tese ouriquiana do consórcio petucano tem sua mais bem acaba expressão gráfica no celebrado powerpoint de Deltan Dellagnol, más bien conocido por DD, o líder espiritual pentecostal da cruzada contra a corrupção petista, que dentre todas suas prerrogativas legais como pastor/promotor faz melhor uso de jejuns e testículos de 144 caracteres para acusar aquele, que segundo seus eslaides e segundo a tese ouriquiana, opera o maior esquema de corrupção já visto sobre o globo. 
    A corrupção de Lula para Ouriques é a traição à revolução socialista, que, mui curiosamente, não encontra espaço de propositura na conhecida Carta ao Povo Brasileiro. Já para o Ghandi Pentecostal, é aquela que há mais 20 anos, incansalvemente, a impoluta Rede Golpe de Televisão denuncia. 
    Tal qual o eslaide de DD que coloca Lula como chefe de um mega esquema de corrupção em que as figuras que operam mais longe do núcleo, del capo, el Lula, mais dinheiro ganham, de maneira inversamente proporcional ao Poderoso Chefão, que teve como prêmio do mega saque (estimado em R$ 1.000.000.000.000.000,00, já corrigidos pela inflação do período, 2003 a 2016, ano em que foi estancada a sangria) 2 pedalinhos, um barco de lata e um tripec que não faria inveja a mais de um mafioso (contrariando o senso comum e as consciências ingenuas), a tese de Ouriques acusa Lula de ser o operador mor do consórcio petucano que promove a entrega das riquezas naturais aos países centrais enquanto aprofunda, de maneira lenta e gradual, o neoliberalismo no Brasil, portanto um notório corrupto. 
    Causa estranheza o fato de que sendo Lula, segundo Ouriques, o melhor representante, pois é o que mais legitimidade pode dar às contrarreformas requeridas pelo capital internacional por conta de seu grande apoio popular, do petucanismo seja retirado do pleito eleitoral de 2018 para que as mesmas reformas, que segundo a tese, seriam também feitas por el Lula, sejam feitas por outro político, mas sem a legitimidade que Lula conferiria a elas, (e com um desgaste tremendo do Poder Judiciário, que por seu reconhecido papel no golpe em breve poderá conhecer a invenção de Guillotin) haja vista a massiva abstenção nas urnas frente ao pleito dos nanicos causada pela retirada fraudulenta do candidato favorito, que contava às vésperas da prisão com 37% das intenções de voto. As contradições das teses de DD e Ouriques só podem ser superadas por uma dialética que não dialoga com o real e, de fato, envergonhariam a Marx e Hegel.

  2. A Professora Beatriz está

    A Professora Beatriz está completamente correta, eu estava em São Bernardo, por mais que quiséssemos – e eu queria – não havia a menor condição de resistência como esse irresponsável desse ouriquinho queria, é um farsante, estaria lá porcaria nenhuma, infelizmente o psol tem esse defeito grave: delira sobre a realidade brasileira e sobre a consciência política do povo, completamente irrealista, lunático esse professor! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador