Alto estoque do comércio reduz o ritmo da indústria do Paraná


Setor de alimentos foi um dos responsáveis pela redução
 

Jornal GGN – A menor demanda por reposição de estoques do comércio, em razão das vendas terem ficado aquém das expectativas do setor, reduziu o ritmo da produção industrial no Paraná em janeiro. A avaliação é da economista Ana Silvia Martins Franco, do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

No mês de janeiro, a produção do setor teve queda de 4,6% em relação a dezembro de 2013. Entre os ramos que mais influenciaram o desempenho negativo estão alguns setores que têm grande peso no conjunto da produção fabril paranaense. É o caso das indústrias de alimentos; bebidas; edição e impressão; mobiliário; máquinas, aparelhos e materiais elétricos; celulose e papel; e de minerais não metálicos.

Na comparação com o janeiro do ano passado, o setor fabril paranaense apontou recuo de 11,2%. Sete das 14 atividades pesquisadas tiveram a produção reduzida, apesar das altas em setores como metal; veículos; madeira; máquinas e equipamentos; minerais não metálicos; e máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

No entanto, o indicador acumulado de 12 meses, encerrados em janeiro passado, a indústria paranaense registrou expansão de 5,2%, a terceira maior taxa do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul (6,8%) e Goiás (5,4%). A média brasileira ficou em 0,5%. 

Com informações do Governo do Estado do Paraná

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador