Facebook lança nova ferramenta de publicidade

Jornal GGN – O Facebook está lançando um novo serviço de publicidade, o Product Ads, que permite aos profissionais de marketing exibir aos usuários da rede social seus catálogos de produtos. A intenção é competir com o bem sucedido o Google Shopping.

Com a ferramenta, o Facebook recolhe informações sobre os sites visitados por seus usuários e usa esses dados para ajudar os varejistas a segmentar os anúncios.

Facebook desafia Google com novo serviço de publicidade

Do Valor Econômico

NOVA YORK  –  O Facebook lançou nesta terça-feira um concorrente para o serviço de publicidade Google Shopping, que permite que os profissionais de marketing mostrem aos usuários do site alguns ou todos os seus catálogos de produtos.

Com o Product Ads, o Facebook desafia um dos mais novos e bem sucedidos negócios dos Google nos últimos anos. Originalmente chamado de listagem de anúncios de produtos, o serviço, que tipicamente inclui a exibição de fotos e preços, começou a ser oferecido pelo Google em 2012, para competir com o Amazon.com.

O Google exibe os anúncios com base nas pesquisas de produtos feitas pelos usuários do site. Em uma postagem em seu blog, o Facebook disse iria exibir anúncios, também como fotos e preços, aos usuários da rede social que visitassem os sites ou aplicativos dos anunciantes, ou com base em interesses ou localização dos usuários.

O movimento é o mais recente esforço do Facebook para disputar um mercado crescente e lucrativo para o Google. Os gastos dos varejistas em anúncios comerciais do Google subiram 47% no quarto trimestre, em comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com a Adobe. O crescimento foi quase oito vezes maior do que o dos gastos dos varejistas nos tradicionais anúncios de busca do Google, baseados em palavras-chave.

Os anunciantes já eram capazes de reunir anúncios de produtos para Facebook, mas era esse trabalho era mais complicado e feito por poucos varejistas.

O novo serviço automatiza o processo, ajuda os anunciantes a fazer anúncios mais relevantes e coloca-os no “feed” móvel de notícias do Facebook, o que não era possível antes, de acordo com Matt Ackley, diretor de marketing da empresa de publicidade on-line Marin Software.

“Ele é mais orientado para celulares e torna o direcionamento mais fácil”, diz Ackley sobre a ferramenta do Facebook. “A mídia social mais direcionada se torna mais do que uma ameaça para o Google.”

Um porta-voz do Google não retornou a um pedido para comentar a reportagem.

O Facebook recolhe informações sobre os sites visitados por seus usuários, incluindo páginas de produtos de sites de varejo. O novo Product Ads consegue usar esses dados para ajudar os varejistas a segmentar os anúncios para os usuários do Facebook, uma técnica conhecida como ressegmentação.

“Os aspectos ressegmentação e mobilidade são decisivos para o varejo”, diz David Spitz, diretor operacional da ChannelAdvisor, empresa que ajuda mais de mil comerciantes a vender produtos através de mercados e sites on-line, incluindo Amazon.com e Google Shopping.

O ChannelAdvisor está dando suporte ao Facebook Product Ads. Spitz afirma que o ChannelAdvisor pode adaptar o “feed” dos produto que ele envia ao Google Shopping para o Facebook Product Ads, sem trabalho adicional para os varejistas.

“Nós vemos o Facebook como uma potencial fonte significativa de demanda”, disse Spitz.

(Dow Jones Newswires)

 

Redação

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