Nobel de Física vai para descobridores da “partícula de Deus”

Jornal GGN – Quase 50 anos atrás, os físicos Peter Higgs e François Englert propuseram modelos a respeito das partículas fundamentais para a formação do Universo e de tudo o que existe – o chamado Bóson de Higgs. Mais conhecida como “partícula de Deus”, depois que os modelos foram confirmados na prática, no ano passado, as propostas originais, nos anos 60, levaram seus autores a vencer a edição 2013 do Prêmio Nobel de Física. Para a comissão que definiu o prêmio, a descoberta da dupla equivale, em importância científica, ao descobrimento do DNA e às teorias de Isaac Newton.

Quem foi capaz de provar que Higgs e Englert estavam certos em seu modelo de física de partículas foi o Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), que fica na Suíça. No ano passado, o anúncio de que os pesquisadores da organização haviam identificado uma nova partícula subatômica, que poderia ser o bóson de Higgs, causou grande alvoroço na comunidade científica. A revelação foi a mais importante prova da existência da peça que faltava para a teoria que explica a formação do Universo, redefinindo o mundo da ciência.

Muitos cientistas do Cern – onde está o famoso colisor de hádrons – acreditam que o real valor da descoberta do Bóson de Higgs é que ele possa levar os pesquisadores a uma nova era de descobertas científicas, ao ajudar a entender como se formou e como funcionam as engrenagens do Universo conhecido. “Atingimos um marco no nosso entendimento da natureza. É histórico, mas é só o começo”, disse, na época, o pesquisador Rolf Heuer, diretor do Cern, durante a apresentação pública da descoberta do que pode ser a “partícula de Deus”. “A descoberta é consistente com o bóson de Higgs”, comemorou. “Não há dúvida de que temos uma descoberta. A questão agora é saber que partícula é essa”, alertou, durante a apresentação.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nobel de Fisica

       Partícula de deus por que?    ela foi descoberta através da leitura da bíblia?  de alguma oração? oferenda? ou dizimo?  NAGÔ;   ela foi fruto do trabalho árduo de  Peter Higgs e François Englert .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador