Rede de micro e nanoeletrônica tem novo portal

Jornal GGN – Recém-lançado, o novo portal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT Namitec) reúne informações e notícias das 23 principais instituições que desenvolvem micro e nanoeletrônica no Brasil. São centros de pesquisa e universidades situadas em 13 estados das cinco regiões do país. 

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), as pesquisas desenvolvidas pelo Namitec já renderam, em quatro anos, 14 patentes. Com 124 pesquisadores, o instituto tem ampla atuação no campo da micro e da nanoeletrônica, com pesquisas e ações no estudo de redes de sensores sem fio, sistemas embarcados (softwares para celulares) e projetos de circuitos integrados.

Outras áreas-alvo de pesquisas do instituto são estudos de dispositivos, materiais e técnicas de fabricação, e formação de recursos humanos, com aplicação em áreas como tecnologia da informação e comunicação (TIC), instrumentação biomédica, redes veiculares e ambientes inteligentes, indústria automotiva e aeroespacial, produção, distribuição e uso de energia e ecologia.

O Namitec é um dos projetos criados pelo programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), cuja missão é gerar, aplicar e disseminar conhecimentos de micro e nanoeletrônica, articulando competências para promover inovações que atendam às necessidades da sociedade.

O instituto é coordenado pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além das patentes, nos quatro anos de atividades os pesquisadores do projeto publicaram um total de 400 artigos, 23 livros, 51 capítulos de livros, 1,075 mil artigos em anais de congressos, 72 teses de doutorado, 211 dissertações de mestrado e a formação de 184 alunos de iniciação científica.

O conteúdo pode ser acessado no endereço: http://www.namitec.org.br/.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador