Satélite europeu pode cair no Brasil na próxima madrugada

Sugerido por Antonio Carlos Silva

Da Rádio Voz da Rússia

Satélite europeu GOCE pode cair no Brasil na madruga de 11 de novembro

 
 
O satélite europeu GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), destinado a pesquisar o campo gravitacional da Terra, pode entrar nas camadas densas da atmosfera na madrugada de11 de novembro, comunica o Comando Estratégico dos EUA.
 
De acordo com a previsão, o satélite entrará na atmosfera em 10 de novembro, às 23h02 GMT (às 03h02 na hora de Moscou). A exatidão desta previsão é bastante relativa podendo oscilar entre 16 horas para mais e 16 para menos. Se o satélite entrar na atmosfera na hora prevista, o ponto de sua entrada está localizado precisamente sobre o território do Brasil.

 
O satélite GOCE, pesando 1,1 toneladas, foi lançado em março de 2009 da base espacial russa de Plesetsk pelo foguete russo Rokot. Motores eletro-reativos lhe permitiam descer e subir em órbita, para assegurar maior exatidão nas medições, sem o deixar cair.
 
No dia 21 de outubro, porém, o satélite começou progressivamente a descer devido ao esgotamento da reserva de xenônio, necessário a sua propulsão. Característica única deste descida consiste no fato do computador de bordo e dos aparelhos, em vez de se desligar, terem continuado transmitindo para a Terra dados telemétricos em tempo real.
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_11_10/Sat-lite-europeu-GOCE-pode-cair-no-Brasil-na-noite-para-11-de-novembro-7595/
 
 
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. ROXMO,
      Por que ele faria isto

      ROXMO,

      Por que ele faria isto ? O satélite e propriedade do filho do Lula !!! Os Petralhas não rasgam dinheiro.

       

      OBS:  INCRÍVEL! Fui escrever Petra no meu IPAD e já tinha aparecido PETRALHA !!!

  1. Satélite europeu pode cair no Brasil na próxima madrugada

    Atualização: 9 de novembro – 11p5
    Satélite GOCE continua caindo

    O satélite GOCE continua perdendo altitude e neste momento se encontra a 165 km de altura.

    Dados recebidos da agência espacial europeia mostram que o nível de arrasto na alta atmosfera aumentou consideravelmente, passando 90 miliNewtons (90 mN).

    A temperatura de algumas superfícies também aumentou em algumas áreas da nave em função do maior densidade da atmosfera. De acordo com a ESA, a nave deve cair pelo menos 13 km ainda hoje e deve reentrar em menos de 48 horas.

    Segue abaixo algumas previsões de reentrada feitas nesta manhã de sábado:

    SATVIEW Domingo – 09p6 UTC (07p6 BRT) +/- 12 horas
    USSTRATCOM Segunda – 04:55 UTC (02p5 BRT) +/- 24 horas
    AEROSPACE Segunda – 08:20 UTC (07p0 BRT) +/- 15 horas

    Ainda neste sábado o Satview fará duas modelagens. Aguarde atualizações.

    Artigo Inicial
    Satélite europeu pode cair na Terra neste fim de semana

    As últimas modelagens de reentrada espacial feitas pelo Apolo11-Satview mostram que a sonda europeia GOCE deve cair na Terra antes do dia 12 e provocar uma grande chuva de fragmentos em um local ainda não determinado. Os números apontam para reentrada entre domingo e segunda-feira.

    Previsão de reentrada da sonda GOCE
    Clique para ampliar

    A GOCE descreve uma órbita quase circular ao redor da Terra a cada 89 minutos. Em uma semana a sonda caiu cerca de 50 km, baixando de cerca de 220 km de altitude para os atuais 170 km observados atualmente.

    Essa é uma altitude extremamente crítica já que o arrasto na alta atmosfera é bastante intenso e age como uma espécie de freio. Como consequência do arrasto a sonda perde velocidade, condição fundamental para mantê-la em orbita em uma altitude segura. Em poucos dias a velocidade do objeto não será mais capaz de mantê-la em orbita e a GOCE cairá.

    Rastreio e Previsão
    Nos últimos 30 dias o Apolo11-Satview passou a monitorar de perto as condições de reentrada e durante esse período a previsão de queda variou entre os dias 9 e 12 de novembro. No entanto, na última semana os cálculos praticamente excluíram o dia 12 como data fatídica enquanto o dia 9 só aparece em condições muito especiais, quando um valor mais alto para o fluxo solar é introduzido na modelagem.

    Assim, crescem as chances da reentrada não controlada ocorrer entre domingo e segunda-feira, dias 10 e 11 de novembro. Modelagem realizada nesta manhã de quinta-feira aponta para reentrada na manhã de domingo, às 06p6 BRT, com a sonda atingindo a altura crítica sobre o mar glacial Ártico, acima da Sibéria. A margem de erro é de 8 horas.

    Como amplamente informado pelo Apolo11, naves em processo de reentrada não se comportam como satélites em órbitas estáveis e diversos fatores passam a interferir no movimento do objeto, principalmente a atividade solar, além das anomalias gravitacionais e climáticas. Assim, diversas modelagens precisam ser feitas até a reentrada ocorrer e quanto mais perto do momento, mais precisas se tornam as previsões.

    A sonda
    A GOCE mede cinco metros de comprimento e pesa 1.2 tonelada e devido à sua órbita altamente inclinada poderá cair em qualquer lugar da Terra, inclusive no Brasil. Grande parte da estrutura será consumida em chamas, mas pedaços maiores poderão atingir a superfície.

    Passagem da sonda GOCE sobre o Sudeste do Brasil

    Antes de cair, a sonda deverá fazer algumas passagens sobre o território brasileiro, uma delas visível nesta sexta-feira as 20p1 sobre SP, RJ e MG se as condições do tempo ajudarem. Outra passagem visível ocorrerá no dia 11, segunda-feira, às 20p3, caso a sonda ainda esteja em orbita.

    Entretanto, como a GOCE está em processo de reentrada os horários informados podem sofrer alterações de alguns minutos, por isso aconselhamos aos interessados a consultar diariamente da previsão em nosso site Satview.org

    Para acompanhar a previsão de reentrada, acesse SATVIEW.ORG

    Aguarde os próximos capítulos!

    Artes: no topo, possível local de queda da sonda GOCE ao norte da Sibéria, prevista em 7 de novembro. Acima, passagem visível da GOCE sobre o Brasil no dia 8 de novembro de 2013. Créditos: Satview.org, Apolo11.com

  2. Caso sério. O mundo só vai se

    Caso sério. O mundo só vai se preocupar mesmo com isso quando uma tragédia acontecer. Nós podemos ser vítimas de um desses lixos espaciais.

    Como se já não existissem problemas o bastante.

  3. Cobertura em Ipanema ou Leblon

    Por causa deste risco é que eu não compro e moro em uma cobertura de frente pro mar em Ipanema ou Leblon, obviamente um satelite chic ( europeu ) não vai cair em Irajá então tou salvo.

  4. É mais comum que se imagina

    Notícia de 2008 sobre queda de parte de um satélite no interior de Goiás

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/03/24/ult23u1562.jhtm

    24/03/2008 – 16p9

    Objeto metálico de origem desconhecida cai no interior de Goiás e intriga moradores

    Sebastião MontalvãoEspecial para o UOL, em GoiâniaUm objeto metálico, de origem ainda desconhecida, caiu durante o fim de semana numa lavoura de soja no município de Rio Verde (GO).

    A queda assustou os moradores da região. “Estamos apreensivos. Não sabemos do que se trata, de onde veio e nem se é alguma coisa perigosa, radioativa”, disse Jarbas Gomes, proprietário da fazenda.

    O medo das pessoas se deve à origem incerta da peça. “Quem garante que isso aí não é peça de algum equipamento radioativo? Temos medo sim e precisamos que alguém tome uma atitude, pelo menos para nos tranqüilizar”, diz Ilma Antônia da Silva, mulher de Jarbas. 

    O agricultor conta que encontrou a esfera na manhã do último sábado, quando percorria a lavoura junto com dois filhos. “Inicialmente, achei que era um saco plástico, desses de lixo. Só depois vi que era uma esfera. E diferente de tudo que já vi até hoje”, conta o agricultor, que somente ontem comentou sobre o achado com os vizinhos. 

    A peça em questão é uma bola com cerca de 1 metro de diâmetro e um eixo central metálico. Aparentemente, ela é revestida com alguma coisa parecida com fitas plásticas. Por dentro, há um revestimento parecido com metal, e é aparentemente oca.

    “O que reveste a esfera é parecido com palha de aço. Por dentro, parece ser de cobre. Parece um novelo gigante”, brinca o também agricultor Glauber Totele, vizinho da fazenda.

    Experiente em lavoura, Totele descarta qualquer possibilidade de a esfera ser peça de alguma das máquinas agrícolas. “Inicialmente achei que se tratava de um balão meteorológico. Mas já me disseram que não é. Então, suspeitamos que seja alguma peça de satélite ou coisa assim. Não temos a menor idéia do que se trata e essa peça veio do céu”, afirmou.

    Ele esteve no local ao lado da namorada, a administradora de agronegócios Therezinha Krisley Martins Cruvinel. Ela fez algumas fotos do misterioso objeto. “É muito estranho. Nunca vi nada igual. Estamos curiosos para saber o que é. E preocupados também, já que essa coisa poderia cair em qualquer lugar. Inclusive numa cidade. Já pensou?”

    Ninguém tentou levantar o objeto, mas trabalhadores da fazenda chegaram a movê-la com o pé. “Essa peça deve pesar uns 10 quilos mais ou menos. E caiu de bem alto, já que abriu um buraco no chão”, ressalta Jarbas. “Pode não ser nada. Mas pode ser alguma coisa que esteja colocando a minha família e todos os vizinhos em risco”, preocupa-se.

    Avisados da aparição misteriosa, dois técnicos da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) fariam uma visita no final da tarde desta segunda (24) para tentar desvendar o mistério. Até o fim da tarde, a Aeronáutica não havia sido avisada do incidente. 

    “Estamos enviando dois técnicos ao local. Vamos avaliar apenas se oferece algum tipo de risco para os moradores e tranqüilizar a todos. Mas, se não houver fonte de radiação, não vamos recolher o objeto”, disse Rosângela Corrêa, coordenadora da Cnen no Centro-Oeste. 

     Therezinha Krisley Martins CruvinelAcima e à direita, uma moto; abaixo e à esquerda, a bola gigante de árvore de Natal que caiu em Rio Verde (GO)

    ==========

    E outra de 2012 sobre a queda de uma esfera metálica, no MA que parece com reservatório de combustível de satélite

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/02/objeto-metalico-que-caiu-do-ceu-no-maranhao-nao-e-toxico-diz-fab.html

     27/02/2012 15p8 – Atualizado em 27/02/2012 15p8

     

    Objeto metálico que caiu do céu no Maranhão não é tóxico, diz FAB

     

    Análise prévia não detectou radiação em globo, mas origem ainda é incerta.
    Segundo moradores de povoado no Maranhão, esfera teria caído do céu.

     

     

    Rosanne D’Agostino, Do G1, em São Paulo

     

      1 comentárioObjeto metálico foi encontrado após moradores ouvirem barulho (Foto: Max Mauro Garreto/Arquivo Pessoal)Objeto foi encontrado após moradores ouvirem
    barulho (Foto: Max Mauro Garreto/Arquivo Pessoal)

    Análise prévia do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, não detectou nenhum tipo de toxicidade ou radiação em um objeto metálico que provocou alvoroço na quarta-feira de Cinzas em dois povoados no interior do estado. Segundo os moradores, o globo teria caído do céu.

    Segundo a Aeronáutica, que recolheu o objeto no sábado (25), informou que, até o momento, não foi identificada a origem do objeto. Os testes iniciais concluíram que não havia nenhuma substância tóxica ou radioativa. O globo continua sob análise no centro.

    O objeto caiu do céu na última quarta em Anapurus (MA), a 280 km de São Luís. A esfera foi primeiramente levada à sede da Polícia Militar do município e, depois, ao Centro de Lançamento de Alcântara, base brasileira para lançamento de foguetes, a 30 km de São Luís.

    O objetivo dos técnicos é descobrir de que se trata a esfera metálica, oca, de aproximadamente 30 kg e do tamanho de um botijão de gás. A Aeronáutica informou que não há informações sobre o que possa ser o objeto ou de que material é feito.

    Especialistas ouvidos pelo G1 e pela agência russa “Ria Novosti” afirmam que o objeto é provavelmente o tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço. Para eles, o principal suspeito é o foguete francês Ariane-4, lançado da Guiana Francesa em 1997.

    saiba maisMoradores de povoado no Maranhão dizem que objeto caiu do céuObjeto que caiu do céu no MA seria tanque de foguete, diz Marcos Pontes

    Se os testes forem inconclusivos em Alcântara, o globo será levado para testes mais completos no Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).

    Alvoroço
    O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Roma, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal.

    “Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Alguns com medo e receio com aquela história de 2012. Outros dizendo que era ‘alien’. Mas creio que é uma peça de satélite que caiu do espaço mesmo”, afirmou o professor Max Mauro Garreto, 25, morador de Mata Roma.

     

    Internautas do G1 também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América? Alguns reclamaram ainda que o objeto errou o alvo e deveria ter caído em Brasília e muitos têm a mesma opinião de especialistas: seria um tanque de combustível de um foguete.

    Lixo espacial
    A agência de notícias russa Ria Novosti repercutiu o caso nesta sexta (24) e, segundo um especialista ouvido, a peça pertenceria a um foguete da família Ariane do consórcio espacial europeu Arianespace, responsável também pelo russo Soyuz e o italiano Vega. O foguete é lançado da base de Kuru, na Guiana Francesa, para colocar satélites em órbita.

    astronauta brasileiro Marcos Pontes, que viu as imagens, afirmou ao G1 acreditar se tratar de um reservatório, mais possivelmente pertencente a um foguete. “Pelo tamanho, pelo aspecto, parece um tipo de um balão, um reservatório de algum tipo de combustível para controle de atitude [posição] de foguete ou de satélite”, avalia o primeiro brasileiro a viajar para o espaço, em março de 2006. “Foguete é mais provável ainda. É a possibilidade mais plausível.”

     

  5. Satélite Russo caiu em Araraquara

    EXTRA! EXTRA! EXTRA!

    SATÉLITE RUSSO CAIU EM ARARAQUARA!

    Parte do satélite caiu no Estádio Fonte Luminosa derrubando o Pato na pequena área.

    O FD .. do juiz marcou penalti contra o Fluminense.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador