5 de junho de 2026

Moscou analisa propostas do Brasil para o fim da guerra

Lula entende que não tem que tomar lado no conflito e se negou a enviar munição para tanques do exército ucraniano.
Sputnik Brasil

Moscou analisa as iniciativas de paz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs para a guerra na Ucrânia, disse Mikhail Galuzin, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Lula tem trabalhado para construir as bases de um acordo para o fim da guerra na Ucrânia.

Foi sugerido à Organização das Nações Unidas (ONU) a inclusão de um artigo com a iniciativa brasileira na resolução votada e aprovada na Assembleia Geral.

“Nós tomamos nota das declarações do presidente do Brasil em relação a uma possível mediação para encontrar caminhos políticos para prevenir uma escalada de violência na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional nas bases do multilateralismo e considerando os interesses de todos”, disse o vice-ministro russo à agência de notícias Tass. “Estamos examinando as iniciativas, principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, é claro, levando em consideração a situação ‘em campo’”, completou.

Lula entende que não tem que tomar lado no conflito e se negou a enviar munição para tanques do exército ucraniano. A postura do governo brasileiro chamou a atenção da Rússia, que passou a ver o país como um mediador possível.

O vice-ministro russo pontuou que Rússia tem boa relação com o Brasil, enfatizando os laços estreitos no G20 e Brics. Elogiou ainda a postura firme de Lula a não ceder aos apelos dos Estados Unidos para enviar munição aos ucranianos. “Estamos vendo como Washington está colocando pressão no Brasil. Tamanha postura de soberania merece respeito”, disse ele.

O presidente brasileiro, no Twitter, enfatizou a necessidade de mediadores para o fim do conflito.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

3 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Anônimo

    24 de fevereiro de 2023 12:25 pm

    A banca não se conforma com a metade; a banca só quer todo. E todo significa TODO O OCIDENTE pra cima da Rússia pra lhe tomar os imensos ativos minerais, com os quais tentarão lastrear seus imensos depósitos de dólares/libras esterlinas podres. E não aceitará nenhum Lula atrapalhando seus planos com seus planos de paz e amor. Não vivemos tempos de racionalidade. Em tempo: A nova Idade Média está chegando sob comando dos triunfantes numerários e extra-numerários do Opus Dei… por cima dos cadáveres da banca quando seu sistema finalmente ruir.

  2. Souapedranosapatodoggn

    24 de fevereiro de 2023 1:50 pm

    EM NOSSA GUERRA AQUI NO BRASIL,O GOVERNO DO POVO ESCAPOU POR UM TRIZ EM SER CULPADO FUTURAMENTE PELA INFLAÇÃO DO PAÍS (aumento da meta e consequentemente a mídia ilibada desceria a lenha e o povão acreditando na culpa)Obs.:Sem mais(imaginem ggn se tivesse mais?VCS SÃO UNS SANTOS EM ME AGUENTAR,OBG EQUIPE GGN)OBS2.:pfv não me censurem !!!

  3. AMBAR

    24 de fevereiro de 2023 3:28 pm

    Esperemos que mais que a esperteza, a sorte favoreça Lula nesse mister. Biden arma poderosa ratoeira pra Lula e coloca o delicioso queijo da vaidade pra ver se Lula morde. Que Lula coma o queijo, se safe, inicie negociações de paz e que a ratoeira bata nos dedinhos magros do Biden.

Recomendados para você

Recomendados