Porque o Irã deve adquirir a bomba nuclear, Kenneth Kaltz

charge: O balanço de poder entre Israel e Irã

Caros geonautas,

Kenneth Waltz é uma das principais figuras em Ciência Política (Columbia University), dos EUA e internacional, nasceu em 1924, tem 88 anos, e a mais de meio século atua na área das relações internacionais.

A sua recente ideia sobre o cabo de guerra entre Israel e Irã, surpreendeu novamente, seu artigo, “Poque o Irã deve adquirir a bomba“, apareceu no revista Foreign Affairs de Julho-Agosto-2012, o centro do “Think-Tank” americano.

Alguns ponto prinipais que ele comenta no artigo e no vídeo:

– Argumenta contra a corrente, pois a maioria diz que o Irã adquirir armas nuclear será a pior coisa, ele diz que pelo contrário, será a melhor coisa, pois provalvelmente vai restaurar a estabilidade no oriente médio: “Balance of power”, servirá como dissuasão, dois países com poder nuclear não vão querer entrar em guerra. Isso não é novo, vem desde a guerra fria entre os EUA e URSS, o problema é que a ideologia, a cegueira da ideologia, na qual não se admitia se quer levantar essa hipótese. Kenneth usou da ousadia e da audácia e falou o que todos sabem a tempos. Como ele diz, isso não significa garantia de que os países com armas nucleares não vão entrar em guerra um dia, pois a estupidez humana não tem limite. O argumento é bom para o Brasil na geopolítica global.

– Argumenta que a Coréia do Norte adquiriu armas nuclear e nem por isso a Coréia do Sul fez o mesmo, ou o Japão e Tawan.

– Argumenta que a corrida nuclear no oriente médio começou com a decisão de Israel adquirir armas nuclear a 45 anos atrás (1967 ou 1969).

P.S. (grifo meu): Paquitão foi o segundo caso, que os EUA fez vista grossa pelo interesse em apoiar os rebeldes na guerra da URSS contra Afeganistão no fim dos anos 70 e 80. Israel foi o primeiro caso, nos anos 60, os EUA fingiu que não viu, isso é polémico, há muita controversia, niguém admite o fato sobre vista grossa com relação a Israel, preferem o argumento de que Israel escondeu muito bem seu projeto, creio que pode ser aplicado aqui aquela velha história, “me engana que eu gosto“.

– Israel já bombardeou o Iraque nos anos 80 e a Syria em 2007 para destruir suas tentativas de construção de armas nuclear. (P.S.: Se Mitt Romey ganhar as eleições, “tamtamtamtam“, “o problema de Israel não foi o primeiro governo Obama, será um possível segundo governo Obama” (Nuno Monteiro, Yale Univ.).

 

– Em 1991 a Índia e o Paquistão assinaram um tratado, acordo que não usariam armas nuclear entre eles.

Itamaraty, artigo en inglês:

http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/IRBr/pt-br/file/CAD/LXII%20CAD/Pol%C3%ADtica/Why%20Iran%20Should%20Get%20the%20Bomb.pdf

 
BBC vídeo: 
 
 
http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-18838577
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador