“Aécio nunca abriu a boca para defender direitos humanos em parte alguma”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=_HQHBIkJbeE width:700 height:394]

Da Revista Fórum

Fernando Morais: Visita de senadores brasileiros à Venezuela é “provocação política”

No programa Revoluciones em Resistencia, da TeleSur, o escritor brasileiro Fernando Morais, autor de livros como Olga, Chatô – o Rei do Brasil e Corações Sujos, classificou a visita de um grupo de senadores brasileiros à Venezuela como uma “provocação política”.

Em resposta a uma questão feita pelo apresentador do programa da TeleSur, se é “normal” um grupo de senadores ir a outro país supostamente “defender a democracia”, Morais foi taxativo. “É importante tranquilizar os venezuelanos e sobretudo os telespectadores latino-americanos que esta provocação que foi feita hoje contra a Venezuela não é um problema venezuelano, é um problema brasileiro”, analisou.

Segundo Morais, os parlamentares estariam buscando visibilidade nos meios de comunicação brasileiros por terem perdido o protagonismo ao serem derrotados nas eleições presidenciais de 2014. Ele também demonstrou estranhamento com o súbito interesse do senador Aécio Neves (PSDB-MG) com a política externa.

“Em oito anos como deputado federal, um deles como presidente da Câmara, oito anos como senador, oito anos como governador de Minas, [Aécio Neves nunca abriu a boca para defender direitos humanos em parte alguma do planeta. Nunca falou sobre a prisão de Guantánamo, onde estão quase 900 afegãos e iraquianos, há 13 anos, sem nenhum processo judicial e submetidos a torturas brutais”, questionou.

“O que se vê é uma provocação política. Não sou do PT, do partido que está no governo, não estou aqui por uma questão partidária, mas para denunciar uma provocação diplomática de um grupo de senadores de direita contra a Venezuela”, disse. “Esta visita é uma provocação política não apenas contra a Venezuela, mas contra o governo do Brasil. Aécio disse muito claramente ‘estamos fazendo aquilo que não fez o governo brasileiro’. Ele tem que por na cabeça que perdeu as eleições, a política externa brasileira quem determina é a presidenta da República, Dilma Rousseff.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No livro sobre Pepe Mujica

    No livro sobre Pepe Mujica consta o relato – feito por Mujica – de como e por que mudou seu voto em relação ao Paraguai no Mercosul.Em operação ultra-secreta, que não poderia ser dita por telefone ou email, liderada por Marco Aurélio Garcia, o governo brasileiro fez com que Mujica tivesse acesso a informações obtidas por espiões cubanos sobre o “golpe” contra Lugo no Paraguai. Mujica afirma que Dilma usou essas informações para convencê-lo a apoiar a suspensão do Paraguai do Mercosul, para punir os parlamentares que representavam um obstáculo à aprovação da Venezuela no bloco.  Vale dizer: os petistas se metem, sim, na realidade interna dos demais países da América Latina, desde que seja para proteger seus aliados ideológicos. 

    1. Internet é algo para sempre,
      Internet é algo para sempre, então faço questão de desmontar as falácias que o senhor empilha.

      1) O “golpe” contra Lugo foi GOLPE sim. O pretexto foi a violência entre policiais e supostos guerrilheiros. Perícia mostrou que franco-atiradores da polícia provocaram os disparos fatais, e Lugo teve menos tempo que um contraventor paraguaio de trânsito tem para se defender.

      2) ÓBVIO que os países atuam além-fronteiras. Isso é quase tão velho quanto o mundo. O absurdo é que a política externa é competência do EXECUTIVO, por meio do Itamaraty: não tem NADA que meia dúzia de senadores patetas fazerem em outro país.

      3) A entrada da Venezuela no Mercosul, bloqueada via Paraguai, era de nosso interesse comercial e mesmo geopolítico, não tem nada a ver com GOVERNO de plantão. Os países que MAIS compram nossos produtos fabris, de maior valor agregado, são justamente os latinoamericanos, aí incluída a Venezuela.

      Enfim, acorda pra vida e deixa de pensar o mundo em termos de petistas maus e tucanos bons, existe coisa maior do que isso.

  2. Exatamente isso: dado que a

    Exatamente isso: dado que a “safra” concernente aos factoides internos arrefeceu, a saída é apelar para o “mercado externo” para  municiar o consórcio oposição desvairada e apatetada – mídia compromissada e assim não deixar a peteca cair.

    Só que desse vez o tiro saiu pela culatra. O que imaginavam ser um estupenda jogada no xadrez político via instrumentalização do anti-chavismo existente(sem saber exatamente o porquê) em parte da população hoje já entrou para o anedotário político nacional. Até no próprio reino do coxinato houve críticas a esse ridículo a que se submeteram oito senadores da República. 

    República essa com uma miríade de assuntos bem mais prementes e  sérios para resolver. Sem falar no desfalque na Fazenda Pública para fins politiqueiros-partidários. 

     

  3. Tô achando que tinha propina

    Tô achando que tinha propina da TRAMONTINA nessa história. A alfândega venezuelana não permitiu o desembarque das panelas. 

  4. Serra/Alkimin devem adorar

    Serra/Alkimin devem adorar essas pataquadas do Aécio

    ////

    Os nobres senadores interessados em direito humanos, deveriam fazer uma visita aos presos do Estado Islâmico. dou a maior força. e mais, ainda ajudo na passagem, só de ida é claro.

    1. Estado Islâmico pra quê?
      Eles

      Estado Islâmico pra quê?

      Eles poderiam começar por uma CPI do sistema penitenciário – investigar, por exemplo, por que a maioria dos presos no Brasil são presos provisórios e não condenados pela justiça. Averiguar, também por exemplo, como funcionam as investigações policiais no Brasil, e por que pessoas inocentes são tão frequentemente acusadas, presas, investigadas, linchadas, etc., e por que a condução equivocada – e muitas vezes pior do que equivocada, criminosa mesmo – das investigações criminais fica impune.

      Mas direitos humanos, pelo visto, só para venezuelanos de direita…

  5. Parlamentares histriônicos????

    Realmente estes nossos parlamentares parecem dar razão ao Vice Presidente da República Bolivariana da Venezuela, que afirmou “estes senadores parecem não nada de importante para fazer, tanto que vem se intrometer em assuntos que não lhes dizem respeito….assuntos internos da Venezuela!”…se assim não o disse o político venezuelano, poderia com absoluta razão tê-lo dito…

    Penso que estes senhores nunca abriram suas bocas, de forma bem candente, para questionar os abusos americanos tanto em Guantânamo (Cuba) quanto em Abu Graib (Iraque) e até mesmo, voltando ao nosso país, sobre as prisões arbitrárias no caso Moro-Lava Jato….estas últimas poderiam ser por eles questionadas caso o tesoureiro do PSDB, aquele mesmo partido que recebeu das mesmas empreiteiras investigadas em Curitiba, quantia bem próxima dos valores recebidos pelo PT, ou pelo PMDB.

    Em Abu Graib, fruto de uma guerra absurda, inventada sob o argumento de existencia de armas muito letais que jamais foram encontradas, cometeram os americanos e seus iguais toda uma série de agressões aos prisioneiros iraquianos, amplamente publicadas nas redes sociais e nas mídias, sem que Aécio Neves & corja demo-tucana falassem uma única palavra de crítica….

  6. Eu tenho poucas dúvidas que

    Eu tenho poucas dúvidas que eles voltaram dos EEUU com a clara missão: “golpistas da América Latina, uni-vos!”

  7. Beócio

    Dona Dilma Bolada não pode ser como papel-mata mosca onde tudo adere. Se o Senado que é um poder independente faz uma agenda externa à revelia dos interesses externos Brasileiros capitaneados pelo MRE e Casa Civil não deve a presidente intervir ou se manifestar. Mais ainda, se esses irresponsáveis acham uma bala perdida por lá a culpa é de quem?  E voltam bancando heróis, subindo num tamborete e ganindo com suas vozes agudas….

    1. Exatamente!

      E ainda mais…  Devemos desculpas ao país vizinho por essa intromissão de aloprados em seu governo. Que cambada de gente sem noção. O Brasil está sendo motivo de piada em todo o mundo por essa ação imbecil, de quem não tem o que fazer. O trabalho enobrece o homem.Que esses doidões imitam a nossa Presidenta e trabalhem. Seriam os vagabundos apontados pelo FHC? Teria ele à época se confundido  esquecendo que aposentados trabalharam, e muito?  Cruz Credo, Já não chegavam Cunha/Renan e seus seguidores?  O que bebem essaa figuras para toda essa esquizofrenia?

  8. Alienados

    E o que esses caras estavam fazendo lá, com votações no Senado importantíssimas ocorrendo aqui, para definição do futuro democratico e econômico  do país e seus cidadãos?

  9. Ele nunca abriu a boca para defender DH.

    Nem nunca abriu a boca para elaborar um bom projeto para o país. Eu só sei que abre a boca para falar besteiras e disseminar ódio e discórdias. Uma coisa eu não sei: Por que abre e ARREGALA os olhos?  Qual o porquê do falar intranquilo e arrastado?  Com a palavra um psiquiatra…  Um perigo…

  10. Para salvar a democracia na

    Para salvar a democracia na Venezuela o golpista de carteirinha no Brasil aécio neves quer proibir o direito de o povo venezuelano se manifestar.

  11. O problema não é o Aécio, é a

    O problema não é o Aécio, é a situação de desintegração da Venezuela. O Brasil deve se preparar para um papel

    importante na crise venezulana que se desenrola. Um cenario provavel, não digo que ocorrerá, mas é cenário:

    Leopoldo Lopez Mendoza, descendente direto do primeiro Presidente da Venezuela, Cristobal Mendoza e de Joana Bolivar, irmã de Simon Bolivar, será o novo Presidente da Venezuela, o Brasil assume em missão da OEA o papel de Força de Paz para estabilização do Pais, como fez em 1961 na Republica Dominicana após a queda de Trujillo.

    Quem tiver outros cenarios deve colocar aqui, o exericio de compor cenarios faz parte da ciencia politica e é um material interessante para em um processo de brainstorming debater uma situação politica.

    1. Meu Deus já estão propondo intervenção militar !!

      Meu Deus já tem gente aqui propondo intervenção militar (eufemismo para “Força de Paz”, a serviço da direita golpista) na Venezuela, quem sabe com o “incentivo” dos EUA e dos Paneleiros Só De Bens, passageiros da Van, pagos para fazer demagogia e com viagem paga indevidamente com nosso dinheiro.

      Coxinhas direitopatas não sabem perder eleições.

      PS:

      1.A OEA é um zero a esquerda, hoje em dia não serve mais nem para porta-voz de Washington, é tão desmoralizada que o melhor seria sair fora dessa organização servil.

      2. São esses os moralistas que criticam viagens de ministros em jatinhos da FAB e requerem arrogantemente (peitando o ministro Jacques Wagner) aeronave para fazer demagogia no exterior (na verdade fazer oposição oportunista interna) e se intrometer onde não foram chamados?

      3. Eta governinho fraco que não reage…

      1. http://www.oas.org/en/member_

        http://www.oas.org/en/member_states/member_state.asp?sCode=BRA

        A OEA é 50 vezes maior que a UNASUL, esta é que não tem a minima importancia a não ser para os bolivarianos.

        A Emabixada do Brasil na OEA tem 21 ( VINTE E UM) diplomatas de primeira linha, então não tem importancia?

        Só não tem para a Venezuela, Brasil, Bolivia, Equador e Argentina, para os demais tem grande importancia, tanto que há grande disputa pelos cargos de juizes da Corte de San Jose e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

        Não confunda os chavistas com os demais paises da America Latina.

        1. Respondeu só o PS relativo à OEA que nem era o comentário?

          Respondeu só o PS relativo à OEA que nem era o comentário?

          Ok, vamos lá:

          1. Quem falou em Unasul?    A OEA é 50 vezes maior que a UNASUL  (menções suas, não minhas)

          Acho que 50 vezes é pouco, deve ser umas 750 vezes maior.

          E daí?

          A Unasul é só um embrião, uma tentativa de criação geo-política de uma região independente, que provavelmente não sobreviverá ao primeiro Anéscio, Çerra ou Gilmau da vida, eleito ou que tome o poder, com ajuda de Washington e da direita entreguista, em qualquer um de seus principais países, parece que primeiro vai ser aqui onde temos uma esquerda meia boca e covarde no poder.

          Fato que não fornece nenhuma credibilidade a OEA, que repito, só serviu até hoje para atender aos interesses norte-americanos.

          2. A “embaixada” do Brasil na OEA  tem 21 diplomatas de primeira linha (afirmação sua).

          Desconheço, mas o número ou a qualidade de diplomatas não é critério de importância, e sim os resultados, os benefícios obtidos pelo país no órgão que representam.

          Em meu entender benefício zero, custo altíssimo, salários em dólares no exterior, enfim uma boa vida as nossas custas, escritórios e instalações, diárias, passagens, etc, enquanto o Itamaratí sofre com a falta de verbas de manutenção de embaixadas em países com os quais mantemos relações importantes e o governo é acusado de “gastos públicos excessivos” .

          Que tal começar a redução de “gastos públicos excessivos” fechando esses postos, saindo da OEA, sem precisar ajudar a sustentá-la?

           3. (A OEA) Tem importância tanto que há grande disputa pelos cargos de juizes da Corte de San Jose e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.(afirmações suas)

          Não sei, mas acredito piamente.

          Com altos salários em moeda forte que devem receber, ajudas de custos de moradia no exterior, passagens, etc. deve existir mesmo milhares e milhares de interessados.

          E daí, o que isso tem haver com a utilidade?

          Quais resultados positivos produziram até hoje para seus países, a não ser um blá,blá,blá inútil e o servilismo completo aos interesses dos EUA?

          4. Não confunda os chavistas com os demais paises da America Latina.  Só não tem importância para a Venezuela, Brasil, Bolivia, Equador e Argentina, para os demais tem grande importancia. (afirmações suas)

          Quem mencionou chavismo quando a OEA foi citada, qual a relação?

          Mas não, eu não confundo o quarto de despejo do quintal dos fundos dos EUA com esses países.

          Afinal o que são Venezuela, Brasil, Bolivia, Equador e Argentina, dentro da América do Sul, não é mesmo?

          (Como o Uruguai escapou dessa, rsssss?)

          Os bons são os outros, os do yes mister!

  12. Em Minas, o jornalista Carone

    Em Minas, o jornalista Carone ficou preso, sem julgamento, durante a maior parte do ano passado, a mando do coroné Aécio Neves. Nota: Carone tem problemas de saúde e anda de muletas.

    Os jornalistas da grande mídia devem ter achado isso super-normal, pois nada falaram sobre o caso, para não desgostar o paladino tucano dos direitos humanos e dos presos políticos…

  13. Venezuela tem razões para preocupação

    Como disse Fernando Moraes, este não é um problema da Venezuela ,mas pode vir a ser. O senado brasileiro ,hoje, é reduto da direita conservadora e reacionária ,isto explica o factóide que poderia se tornar uma ameaça real à Venezuela ,caso a direita volte ao poder em 2018. A Venezuela deveria fechar suas fronteiras aos golpistas e exigir explicações do governo brasileiro. 

  14. Agripino Maia e Ronaldo

    Agripino Maia e Ronaldo Caiado falando de liberdade,meu Deus. Como disse Raulzito: ” quando acabar o maluco sou eu”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador