As declarações intempestivas de Maria do Rosário

Do jornal O Globo

Maria do Rosário recua e adota tom cauteloso sobre morte de jovem em SP

Ministra diz que nota sobre o caso foi ‘firme e baseada em um pronunciamento da família’; secretaria havia qualificado acontecimento como ‘assassinato homofóbico’

Publicado: 21/01/14 – 20h44
Atualizado: 21/01/14 – 20h45

PORTO ALEGRE — A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, recuou e adotou nesta terça-feira um tom cauteloso em relação ao caso do jovem Kaíke Batista dos Santos, encontrado morto, em São Paulo, na madrugada de 11 de janeiro. Inicialmente, a família do jovem achou que o menino de 17 anos havia sido torturado antes de morrer, pois o corpo foi encontrado desfigurado após a queda de um viaduto. Os parentes de Kaíke, que era gay e negro, chegaram pensar que um crime por homofobia pudesse ter ocorrido. Segundo afirmou Maria do Rosário, à frente da pasta que chegou a denunciar o caso como um “assassinato”, é necessário que todos os peritos envolvidos na investigação “observem bem a situação” antes de emitirem um parecer definitivo.

– A nota da SDH (divulgada na sexta-feira) foi firme e baseada em um pronunciamento da família. Fizemos a nota para responder a um apelo da família. A partir deste novo posicionamento, vamos ficar à disposição e avaliar a situação – disse a ministra.

Nesta terça-feira, a família do adolescente disse estar convencida do suicídio do rapaz. O advogado da família de Kaique, Ademar Gomes, contou que ele e seus clientes chegaram à conclusão após acompanhar as investigações da morte. Disse, ainda, que chegou a contratar peritos para analisar o diário do rapaz e também os hematomas causados na queda do viaduto.

Na sexta-feira, a Secretaria de Direitos Humanos publicou a seguinte nota:

“A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vem a público manifestar solidariedade à família de Kaique Augusto Batista dos Santos, assassinado brutalmente no último sábado (11/01). Seu corpo foi encontrado pela Polícia Militar de São Paulo próximo a um viaduto na região da Bela Vista, na Avenida 9 de Julho.

As circunstâncias do episódio e as condições do corpo da vítima, segundo relatos dos familiares, indicam que se trata de mais um crime de ódio e intolerância motivado por homofobia.

De acordo com dados do Relatório de Violência Homofóbica, produzido pela Secretaria de Direitos Humanos, em 2012, houve um aumento de 11% dos assassinatos motivados por homofobia no Brasil em comparação a 2011. Diante desse grave cenário, assim como faz em outros casos que nos são denunciados, a SDH/PR está acompanhando o caso junto às autoridades estaduais, no intuito de garantir a apuração rigorosa do caso e evitar a impunidade.

A ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, designou o coordenador-geral de Promoção dos Direitos de LGBT e presidente do Conselho Nacional de Combate a Discriminação LGBT, Gustavo Bernardes, para acompanhar o caso pessoalmente. O servidor da SDH/PR desembarcou no início na tarde desta sexta-feira (17) na capital paulista, onde deverá conversar com a família e acompanhar o processo investigativo em curso.

Informamos ainda que a Secretaria de Direitos Humanos está investindo recursos para a ampliação dos serviços do Centro de Combate à Homofobia da Prefeitura Municipal de São Paulo, fortalecendo a rede de enfrentamento à homofobia.

Diante desse quadro, reiteramos a necessidade de que o Congresso Nacional aprove legislação que explicitamente puna os crimes de ódio e intolerância motivados por homofobia no Brasil, para um efetivo enfrentamento dessas violações de Direitos Humanos.

O Governo Federal reitera seu compromisso com o enfrentamento aos crimes de ódio e com a promoção dos direitos das minorias, em especial, com a população LGBT”.

Luis Nassif

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amadorismo

    É o tipo de amadorismo que pega mal pra caramba. Passa uma impressão de falta de seriedade em lidar com os fatos.

    Nem só de boas intenções vive um governo. É preciso ter cautela para não perder a credibilidade.

  2. Não é precipitação não. É o

    Não é precipitação não. É o desespero de querer que os “diferentes” tenham mais privilégio que os demais. Gosto do PT, voto no PT, mas  essa preferência toda para as minorias já cansou. Uma morte, seja de quem for, sempre será muito triste. Hoje o individualismo é tão grande que qualquer um vai morrer sozinho.

  3. Só se supreende com o grau de

    Só se supreende com o grau de imbecilidade das açoes dessa ministra quem se finge de morto…rs

    Ela ( nao´só ela ) o governo foi irresponsavel de uma forma INACREDITAVEL ao se pronunciar sobre um fato que estava sob investigaçao para ser esclarecido e cujo alçada era somente da policial local no caso do estado de S Paulo e ai vem o governo e usa a palavra de uma ministra de estado para taxa de antemao como ASSASSINATO algo que nunca foi cogitado em principio

    Isso tudo apos o silencio VERGONHOSO dessa irrresponsavel sobre a recente morte de uma garota ( essa sim assassinada ) no Maranhao de forma bestial

    Essa inconsequente deveria ser sumariamente demitida…rs

  4. “…mas quando abrem a boca, hum, que tristeza…”

    A nota fajuta da ministra é típica de militonta teleguiada, não foi a primeira e não será a última enquanto essa triste figura permanecer como “otoridade”. A incompetência da  petista depõe contra quem a nomeou e a mantém no cargo. Ela não tem e nunca teve a menor preocupação com os fatos, apenas com as interpretações que possam beneficiar o seu lado do espectro ideológico. Total e absolutamente nefasta é a Maria do Rosário, creio que será difícil encontrar outro ministro de Estado nos últimos 125 anos que tenha sido tão incompetente quanto ela. 

    1. pluft

      “mas quando abrem a boca, hum, que tristeza…”

      ” não tem e nunca teve a menor preocupação com os fatos, apenas com as interpretações que possam beneficiar o seu lado do espectro ideológico”

       

      Jorge Nogueira em 

        Ano novo, não é “de graça”: o “suicídio” do garoto negro e gay

      https://jornalggn.com.br/blog/gilberto/ano-novo-nao-e-de-graca-o-suicidio-do-garoto-negro-e-gay#comment-196887

      De quantos mortos o Brasil precisa para valorizar a vida?

      1.000.000 de assassinados nos últimos trinta anos ainda não foi o suficiente!”

      1. E o Brasil não merece…

        …uma ministra de Estado disseminadora de boatos sem a menor preocupação com a realidade dos fatos! Um péssimo exemplo dado por quem deveria manter o mínimo de decoro.

  5. Quem não reagiu está vivo.

    Quem não reagiu está vivo. (Alckmin)

    Estupra, mas não mata. (Maluf)

    Mulher gosta de farda. (secretário do Dudu Campos)

    Os reaças desaparecem nessas horas. Agora, uma declaração precipitada da Maria do Rosário alvoroçou a turma. E olha que a ministra não disse palavrão, e nem ofendeu ninguém.

    1. Quem não reagiu está vivo.

      Quem não reagiu está vivo. (Alckmin)

      Estupra, mas não mata. (Maluf)

      Mulher gosta de farda. (secretário do Dudu Campos)

      eu fui traido  (presidente da republica) que nada fez para com os traidores!

      eu não sabia! (o mesmo presidente da republica) que novamente nada fez para recuperar o erro!

       

  6. Melhor olhar para o quadro

    Melhor olhar para o quadro geral

    No primeiro governo Lula, o ministro chefe da casal civil era José dirceu. No segunda, a ministra chefe da casa civil era Dilma Houssef. Agora: Gleysi ( é assim que se escreve) Hoffman ( é assim tb?)…Ops, quem????????? De onde???Com que credenciais?

     

    No primeiro governo Lula, o ministro da economia era o Palocci. Ok, pode-se duvidar, não gostar: mas sabe-se que er,a tirando o CASEIROGATE, menos INGENUO, que o Guido MANTEIGA. Era menos vacilante, menos tíbio. 

    Tivemos como ministro das telecomunicações, o grande Franklin Martins. Hoje é quem? Ah, é o Paulo Bernardo….

     

    Enfim, no geral, quero dizer com isso o seguinte: 

    1) A qualidade dos quadros atuais é duvidosa, e abaixo, EM PEÇAS CHAVE, daquela necessária não só para se governar do ponto de vista operacional, mas para FAZER POLÍTICA. 

    2)  A ausência de alguém, que saiba em meandro as ARMAS DO REAL ADVERSÁRIO DESSE GOVERNO, QUE É A MÍDIA, tem feito essas besteiras. A centralizadora Dilma precisava de uma figura tipo um Franklin Martins para treinar, intermediar e filtrar a comunicação do governo, de maneira a evitar tantas bolas pingando na área do PIG. Uma semana, é o ALDO REBELO levantando bola. Na outra, é o José Eduardo Carodozo levantando Bola. Na outra, é a Maria do Rosário.  Não é só a ação é que deficitária: a comunicação dessas pessoas chave, pela inexperência, até diria inocência, vive facilitando o trabalho da mídia opositora. 

  7. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

      O erro principal, deixar se pautar por quem não deve, por exemplo, João valentão Willis, que desceu das tamancas fazendo um merchan pro jornal nacional culpando o governo pela morte do rapaz fazendo o maior carnaval, em seguida veio a nota da ministra, se não viesse seria acusada de cúmplice, como veio é acusada de irresponsável agora, o governo federal é sempre o culpado para alguns, não importa o que diga ou faça, ele têm que estar ciente disso. A família estava certa de pedir investigação, que decerto não haveria para mais um neguinho que aparece morto, o governo deveria se limitar a exigir investigação, e não ceder à qualquer pressão dessa forma atabalhoada.

  8. Se faz é culpada, se não faz, também

    Aqui no blog, e com todo o respeito, mas é absolutamente impressionante o grau de perseguição para cima da ministra Maria do Rosário. Se ela não tivesse dito nada a respeito do caso em questão, haveria um post com uma manchete garrafal: “A Omissão de Mária do Rosário”. Como ela se manifestou, de forma precipitada, vem a manchete do post atual… Que tal recuperarmos os posts anteriores sobre o tema deste rapaz e verificar os comentários que lá estavam? Tem um famoso coxinha fantasiado aqui do blog que hoje simplesmente não deu as caras a respeito da matéria…

    1. Perseguição ?

      Será que estão perseguindo a moça porque ela é uma completa idiota incompetente, que nada falou sobre o Maranhão, mas mexeu com a cabeça de uma mãe que perdeu o filho em uma condição trágica? Que absurdo, uma secretária tão legal como essa…

      PS: Nassif, no campeonato dos adjetivos inúteis para desqualificar opiniões contrárias “coxinha” está vencendo meu termo favorito “rentista”, vamos providenciar uma mudança, pois é claro que coxinha é um termo mais imbecil e vazio que rentista, mas bem menos sofisticado.

      1. Em que mundo vive este rapaz?

        A Ministra Maria do Rosário não falou nada sobre o Maranhão? Em que mundo vive este rapaz? Ela estava de férias e teve que voltar às pressas para presidir reuniões do conselho de direitos humanos, com a presença de representantes do ministério público, da câmara, do senado, da OAB e do ‘raio que o parta’. Como é que ela não falou nada? Como é que não fez nada? Em que mundo vive este rapaz? Teve até nota oficial e posicionamento nítido e cristalino a respeito do que deveria ser feito no caso do Maranhão, inclusive foi tema de mais de um post aqui no blog do Nassif. Em que mundo vive este rapaz?

        1. Quando ela falou meu caro?

          Quando ela falou meu caro?  somente apos a ONU pedir explicações!  porque ela se calou quando a rainha do Maranhão exigiu que ela não participasse de uma reunião no meio do ano passado?  porque ela continuou calada quando percebeu que o governo imperial de Dona Sarney nada fez apos a reunião com o governo?   

           

          Ela se omite, e somente “emite” notas para se proteger quando a coisa explodir!  ela é omissa!

           

    2. se faz errado e culpada, como

      se faz errado e culpada, como em São Paulo, se fica omissa, e culpada, como no caso do Maranhão!  a coisa e assim, sem muita conversa fiada!  a dª Maria não tem estatura para o cargo, não tem capacidade nem personalidade para estar nessa função, e é por isso que colocaram ela lá, para ao invés de ser uma ministra da republica do Brasil, ser uma ministra do PT!  Assim aliados são poupados e adversarios criticados!  

      ao ser assim ela dá aos boçais que criticam o termo Direitos Humanos muita munição!    o maior gesto de grandeza da ministra seria pedir demissão!  mas duvido que o faça!

  9. Se há uma diferença abissal

    Se há uma diferença abissal entre o governo Lula e o de Dilma é a escolha dos ministros. Vou apenas pegar um ministério= o da Justiça. Lula colocou lá o Marcio Thomaz Bastos – que fez um trabalho na Polícia Federal – ajudando a reestruturá-la – que o fez amado pela corporação ( palavras de uma amiga cuja irmã é casada com um policial federal).Fora que foi Thomaz Basto que deu a saída para evitar que o mensalão pudesse chegar ao impeachment de Lula = a de atribuir tudo isso a caixa 02 de campanha. Se Lula dependesse do PT, estava f..

    Se Maria do Rosário for demitida, o único que vai sentir falta dela é o Bolsonaro, pois ela é que, com suas trapalhadas(espero que seja só isso) dá munição para que aquele troglodita defenda sua concepção medieval de mundo. 

    Agora o que me surpreende é que Dilma não faz nada. Talvez seja sinal de que a presidente aprove o que ela diga. 

     

     

  10. ploft

    Jorge Noguueira em

    https://jornalggn.com.br/comment/196801#comment-196801

     

      Tem algo extremamente estranho nesta história…

    …a falta dos dentes. Casos eles tivessem sido quebrados dificilmente o malar e o maxilar não estariam destroçados. Em alguns sites dizem que foram extraidos. Mesmo com mais de um agressor o tempo necessário para a violência deve ter sido longo. Isto não foi agressão de rua. Vamos ver a competência ou não da polícia.

    ..

    .não é a destruição da vida humana em si, mas a possibilidade ou não da sua utilização como estandarte para alguma causa.

    P.S. Como é possível que jovens com menos de dezoito anos possam fumar e beber num evento público? Cadê a dona Prefeitura Municipal de São Paulo?

  11. Diogo Costa,me desculpa, não

    Diogo Costa,me desculpa, não concordo com o que tu dissestes.  Pra começar,pelo que tu dissestes, ela soltou a nota sob pressão dos que vivem em busca de falar mal.  Para esses sim vai valer sempre o dito: Se faz,critica ,se não faz,critica também.   O que não aconteceria,ou não acontece com quem quer o mínimo de seriedade de um agente público,um mínimo de convicção no que faz esse agente público.   Um gritar no meio da multidão e esse agente público já sair fazendo coro,não é digno de outra coisa senaõ de críticas mesmo,eu ,como gaúcho que sou,não votaria nessa mulher que me parece mais uma pessoa totalmente sem convicção do que pensa e do que faz.   Se até eu que sou leigo na estoria via que buscavam fazer deste caso triste algo semelhante que houve no Chile,como ela não viu?  E se viu e embarcou, estava tentando criar uma lei baseada em uma fraude, numa chantagem emocional,onde se ousou dizer que até os que não mataram ninguém tinha sange nas mãos por não querer essa lei.  A população brasileira em peso poderia colocar esse jean willis na justiça por essa afirmação infame e naõ porque agora se tenha descoberto que foi suicídio,mas,por acusação de crime coletivo por pensar diferente deles.  Seria a mesma coisa que dizer que a população inteira tem sangue nas mãos porque matam 50 mil por ano no Brasil,sem que o povo faça alguma coisa.   Quer dizer,o mesmo povo que está sujeito a ser um desses 50 mil mortos, ainda teria sangue nas mãos por conta dos 50 mil que mataram…  Se levando em consideração que os gays estão nessa conta de 50 mil, a culpa do povo seria pior,já que deveria haver uma lei específica pra eles,segundo os acusadores do povo.

  12. As declarações da ministra

    As declarações da ministra são oportunas e corretas em sua essência. Mesmo que não seja homicídio, é preciso investigar as causas do suposto suicídio e provavelmente o homossexualismo dee ter sido fator preponderante para o ato infeliz do jovem. Não dee ser fácil para um homossexual viver em um estado dominado há 20 anos pelos tucanos

    1. As declarações IMPENSADAS da ministra

      Paulo P. Ribeiro, por favor, tenha mais amor aos fatos.

      As declarações da ministra não são oportunas, tampouco corretas, muito menos na sua “essência”.

      Falar que não deve ser fácil para um homossexual viver em um estado dominado pelos tucanos é um argumento vigarista.

      Vá fazer um rolezinho na biblioteca ou na escola. Quem sabe, com estudo, vc deixa de ser burro.

       

  13. Estava claro

    Estava claro, desde o início da divulgação desse episódio, que a ânsia por parte de alguns em encontrar um mártire para a causa gay, associada ao interesse da ministra em capitalizar politicamente junto a comunidade LGBTTTs em ano de eleição, (segundo consta, a Ministra irá se candidatar ao Senado) poderia resultar num vexame como este. Lamentável…

    1. Quase isso

      O Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio Grande do Sul não definiu absolutamente nada a respeito da vaga para o Senado. Aliás, somente o que há atualmente é um indicativo de que o PT deveria preservar esta vaga para algum partido da base aliada de Tarso Genro, além de preservar o cargo de vice para alguém desta mesma base aliada. Se lá adiante não for possível dar consequência nestes indicativos, aí sim é que o PT irá discutir a cabeça de chapa para o Senado. E outras figuras públicas do PT-RS estão na frente da Ministra Maria do Rosário nesta hipotética disputa…

      1. Diego fica feio vc, paree

        Diego fica feio vc, paree Nota Oficial, ficar defendendo o Partido num blog onde frequenta todo espécie de gente. Fica feio. Tens foruns mais adequados para fazer isso, inclusive os blogs do Partido.

        E só para lembrar o nobre, Tarso Genro hoje foi condenado por improbidade administrativa…

         

        1. Feio é ser um mentiroso que nem tu

          Trouxe uma informação a respeito do processo eleitoral do Rio Grande do Sul, e trarei sempre que achar necessário. Não será um pangaré da tua iguala que vai pautar o que eu devo ou não devo escrever aqui neste espaço.

           

          Tarso Gerno foi condenado em primeira instância pela contratação de UM MÉDICO, quando era prefeito de Porto Alegre. Segue a nota do governador:

           

           Nota do governador

          Sobre a condenação em primeira instância, o governador Tarso Genro distribuiu a seguinte nota:

          “Em quarenta anos de vida pública este é o quarto processo que respondo. Fui absolvido de todos. No caso, o ato concreto apontado como suficiente para caracterizar a “improbidade” foi a contratação de UM médico radiologista, para prestar serviços à Prefeitura, com base na Lei Municipal n°7.770/96, que a Juíza, de relance, apontou como “inconstitucional”. Outro detalhe: a prefeitura não tinha médicos concursados para contratar. Na democracia somos obrigados a conviver com absurdos desta natureza e para revisá-las, felizmente, temos o duplo grau de jurisdição. Atualmente uma parte do Ministério Público, com apoio também de uma parte do Poder judiciário –ainda bem que minoritários – avocam-se como verdadeiros corregedores de atos políticos da administração do Poder Executivo, julgando afora e acima das Leis, como no caso presente. Tornam-se, assim, verdadeiros co-gestores do Executivo, sem qualquer delegação popular e sem ter que prestar contas à sociedade, como, por exemplo, sobre ter ou não ter à disposição um médico para atender um cidadão que procura os serviços públicos de saúde. São deformidades menores do processo democrático, que devem ser entendidas no contexto da luta política que trava a sociedade brasileira para afirmar os valores da República e do Estado Social de Direito.”

        2. Precipitação?

          A acusação do Tarso é fraca e antiga. Ainda cabe recurso. Tarso é um candidato forte em RS e estão tentando derrubar.

          O Diego não fez Nota Oficial, mas apenas representa um pensamento bastante geral dentro do PT. Se for uma Nota Oficial, como você diz, então eu apoio sem ressalvas.

  14. Tom Cauteloso?

    A Ministra manteve a sua posição e apenas justifica e relata as razões pelas quais cometeu um erro de diagnóstico, mas, em nenhum momento pede desculpas pelo fato. Embora eu não precise de cópia em 3D do seu depoimento, acredito que ela deveria deixar a pasta depois de um grande pedido de desculpa. Enquanto a turma LGBT botava gasolina e ascendia o fósforo, a Maria do Rosário chamou gente para ver o fogo e, ainda, jogou umas ramas dentro da fogueira. Brasil vive uma situação séria de tensão social e ela não contribuiu para melhorar. Maria do Rosário, quase que literalmente, acusou a toda a população hétero do Brasil de um assassinato que não aconteceu. A posição dela debilita o PT perante a sociedade.

  15. A nota da SDH (divulgada na

    A nota da SDH (divulgada na sexta-feira) foi firme e baseada em um pronunciamento da família. Fizemos a nota para responder a um apelo da família. A partir deste novo posicionamento, vamos ficar à disposição e avaliar a situação – disse a ministra.

     

    que coisa mediocre!  a culpa e da familia agora, a ministra deve ser uma pessoa equilibrada, sua responsabilidade e gigantesca num pais onde notoriamente a justiça e feita pelos poderosos, e a sensação de impunidade e universal, ela deveria ser um ponto de equilibrio, e falar quando tivesse indicios reais de uma injustiça, não os comentarios de uma familia em choque,   com isso, a população ira continuar a acreditar que Direitos Humanos e sinonimo de defesa de bandido contra a policia!  Belo trabalho ministra do PT!

     

  16. Além da morte do rapaz e do

    Além da morte do rapaz e do sofrimento da família, o que me deixa triste também depois de tudo isso é que em pleno ano de 2014 ainda existam militantes que legitimam suas lutas com base em fofocas, especulações, mentiras e casos sem comprovação. Já deveriam ter apredndido a lição faz tempo. Racismo, machismo, pedofilia, homofobia e etc. são coisas sérias e devem ser tratadas com responsabilidade por todos. Um pouquinho de cautela não faz mal a ninguém. Ninguém precisa se apegar a histórias sem comprovação para justificar suas lutas. 

  17. Firmeza

    Firmeza teria sido pedir as devidas apurações, mencionando a preocupação com a homofobia, sem no entanto afirmar que houve assassinato homofóbico! Infelizmente a ministra mostra despreparo para o cargo. A questão da homofobia não pertence com exclusividade ao movimento LGBT, é um problema da esfera do humano e da cidadania. A declaração do Wyllys foi outra monumental burrice que apenas deu munição para os reacionários, mas militante não é ministro de Estado. Parece que a ministra não sabe a diferença. Amadorismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador