Telhada se diz vítima de preconceito e não admite críticas de tucanos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Com a indicação pelo PSDB de São Paulo para compor a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa sendo criticada até mesmo por fundadores do partido, o coronel Telhada, deputado estadual, disse que está sendo vítima de preconceito e que quer atuar no grupo justamente porque o papel da comissão é “trabalhar para combater preconceito”. 

Em entrevista à Veja, o ex-comandante da Rota disse as críticas que tem recebido são normais, pois “se não houvesse oposição, não seria democracia”. Mas questionado sobre as críticas partes da Juventude do PSDB ou de membros históricos, Telhada foi categórico ao afirmar que foram “infelizes” na manifestação.

“Eu estou fazendo uma documentação para entregar ao diretório estadual, pedindo para o Conselho de Ética investigar. Elas [pessoas do PSDB] não têm autorização para falar em nome do partido. (…) Acho que isso foi uma infantilidade de quem o fez. Quem tem que se explicar são eles, não eu. Eu não fiz nada de errado.”

Em entrevista à CartaCapital, o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro, que também é um dos criadores do PSDB – fundado em 1988 pela ala progressista do PMDB e intelectuais de esquerda – afirmou que Telhada não tem perfil para fazer parte da Comissão de Direitos Humanos. Ele é signatário de um manifesto que pede ao líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, que revogue sua decisão de indicar Telhada para a Comissão.

“Nós consideramos que essa indicação é inadequada para o PSDB. Nossa expectativa é que a liderança reflita sobre isso. O governador Franco Montoro foi um lutador histórico dos direitos humanos. A memória dele e do Mário Covas está sendo desrespeitada”, comentou.

Ainda segundo Pinheiro, a “objeção é muito clara porque esse deputado, quando foi comandante da Rota, fazia apologia à violência. Ele é suspeito de participar de mortes comandadas pela Rota e, evidentemente, foi processado por esses crimes. Embora tenha sido absolvido de todos, eu acho que esse currículo não é o mais adequado para participar de uma comissão de direitos humanos. É evidente que a prática de execuções sumárias por membros da Polícia Militar não significa que a PM em conjunto compartilha das ideias do Coronel Telhada.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comentário.

    Por qual motivo o PSDB escolheu o Telhada como um de seus candidatos? Simples: a política de segurança pública (isto é, administrar o crime como forma de criar tensão social e, daí, tornar “necessária”  a violência e a perda de garantias fundamentais) dá voto. Desde a época do Afanásio. Telhada é filho direto dessa política. E o Alckmin, um dos pais. Por qual motivo o Paulo Sérgio Pinheiro e o José Gregori não vão falar com o Telhada? Quero ver.

  2. Os tucanos já se atolaram

    Os tucanos já se atolaram quando aceitaram a filiação do Coronel Telhada ao partido.

    Agora, o que se vê é apenas efeito.

  3. Coitadino do telhada…

    Coitadino do telhada… espero que ele ainda tenha a oportunidade de encontrar os parentes dos caras que ele matou. Ha, ha, ha…

    1. Este tava merecendo

      uma telhada nos cornos. É o tipico representante do conceito “direitos humanos pra humanos direitos”.  S.Paulo realmente é um estado surpreendente…

  4. Tempos de hipocrisia!

    É mais do que obvio que este senhor sera um sabotador na comissão.

    Pois se já esteve sob suspeita de ter cometido crimes contra os direitos humanos, deveria ser o ultimo lugar a ser indicado. Não vai passar por acareação para sabermos se ele realmente entende dos conceitos e das leis internacionais de direitos humanos?

    Tempos de hipocrisia!

  5. Um novo PSDB ?

    Só pode ser ! O que não tem faltado a este partido são figurinhas com este perfil . Vide o secretária Paranaense, o Carlos Sampaio, um outro que me esqueci o nome, mas é  ex policial ou delegado também. (um de rosto fino e magro). Será um novo PSDB, ou um antigo DEM ?

    E ainda falam mal do PT

  6. Busca pelo nome Telhado no site.

    Fiz uma busca pelo nome Telhada no site, foram 7 artigos, como segue:

    Até agora foram 7 artigos com o nome Telhada

    1°) em 03/09/2013 Zero Comentários

    2º) em 04/09/2013 Zero comentários.

    3º) em 24/10/2013 Quatro comentários

    4º) em 02/07/2014 Seis comentários.

    5º) em 05/01/2015 Treze comentários.

    6º) em 08/05/2015 Vinte e um comentários.

    Quem está dando vizibilidade a este?

    Não sería melhor voltar a sanidade dos dois primeiros artigos, eu não conhecia nem me importava com ele, continuo sem conhecê-lo e sem me importar com ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador