A China e o rating na América Latina

Os efeitos positivos da relação China-América Latina:

De O Globo

China ajuda a melhorar ratings na América Latina, diz Moody’s

Plantão | Publicada em 16/09/2010 às 19h15m

Valor Online

SÃO PAULO – O crescimento da economia chinesa está favorecendo diversos países da América Latina e ajudando a melhorar as notas de risco de crédito de nações da região, aponta um relatório da Moody’s.

Segundo o analista Sergio Valderrama, autor do estudo, a China tem puxado a elevação histórica dos preços de commodities, beneficiando a maioria dos países exportadores latino-americanos.

AChi”A China afeta a região diretamente com crescimento das exportações destinadas àquele país, já que China e América Latina são parceiros comerciais naturais,” comenta Valderrama, acrescentando que tal situação melhorou a resistência de países latino-americanos a choques adversos.

A agência de classificação de risco cita que os países da região com laços mais estreitos com a China tiveram ratings elevados de forma significativa desde 2005. È o caso de Brasil, Chile e Peru. Para a Moody’s, outros países devem seguir o mesmo caminho.

O levantamento ainda aponta que as importações da China oriundas da América Latina cresceram mais de 20% anualmente ao longo da última década. “A China está agora entre os três destinos de exportação mais importantes para a Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Peru e Venezuela”, aponta a agência.

O estudo também destaca que a maioria dos governos latino-americanos tem aproveitado os altos preços das commodities para reduzir dívida, acumular ativos e reforçar as reservas internacionais, fortalecendo o perfil de crédito. A conjuntura deu a esses países mais espaço para ações anticíclicas durante a crise financeira, comenta o analista.

(Eduardo Laguna | Valor) 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador