A difícil arte de criar expectativas positivas

Há uma melhora nas cotações mundiais de commodities e crescimento no comércio mundial Com uma forte política anticíclica, seria caminho para uma rápida recuperação da economia.

No entanto, mesmo a imprensa toda tocando bumbo, o realismo do mercado não permite embromações.

Na manchete de hoje do Estadão.

0gif-tarja-autores-que-sigo.jpg

Luis Nassif

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nem Garcia Marquez

    Nem o gênio de realismo fantástico consegueira pérolas como esas de nossas política atual.

    Os caras conseguem celebrar uma previsão (frise-se, previsão e não fato consumado) de um aumento de 0,01% da expectativa de crescimento.

    Em momentos normais isso seria simplesmente ignorado. Aliás, quantos empregos gera esse otimismo todo de 0,01%? Pelo 100?

  2. O Estadão assumiu !

    Postura orwelliana. Tenta ser o porta voz oficial do duplipensar. (o poder de manter duas crenças contraditórias na mente ao mesmo tempo, de contar mentiras deliberadas e ao mesmo tempo acreditar genuinamente nelas, e esquecer qualquer fato que tenha se tornado inconveniente)

    O duelo entre Meirelles pelo PMDB e  Alckmin no segundo turno em 18 cai como uma luva ao jornalão!

  3. bolsa Midia

    Estão   tocando bumbo até demais, veja a economia real, o caso dos juros do cartão, o alto preço da gasolina e conta de luz são exemplos mais recentes. Tudo isso talvez seja o efeito da bolsa Mídia. Qualquer Pedro Bó sabe que a economia esta encolhendo, há uma perda “mostro” de arrecadaçao. Agora com a virada (golpe) pro mercado há uma tentativa psicologica de elevar o otimismo e fazer estimativa (Meirelhes) para o crescimento da economia brasileira em 2017 e 2018. Miria Leitoa disse que  este ano promete ser melhor que 2016 e 2015. Mas todos sabemos fazer previsaoes é puro propaganda 

  4. Vai kicola gerar notícias positivas e o Brasil deslancha

    “A crise está longe de ser vencida. Persiste a crise fiscal da União e dos estados, os principais setores – como o automobilístico – amargam quedas recordes, o pior bimestre nos últimos 11 anos, o desemprego avança de forma avassaladora. E a cada dia que passa mais se escancara a natureza fundamentalmente corrupta do governo Temer.

    Como gerar notícias positivas?

    O Valor Econômico, que já praticou um jornalismo mais objetivo, recorre a uma entrevista com Michel Temer e transforma em manchete sua “previsão”: “Temer aposta em alta do PIB acima de 3% em 2018” (https://goo.gl/tMvvs5). Fantástico! Um deputado que jamais se interessou por temas econômicos, que não tem nenhum histórico de previsões ou cenários, “aposta” em PIB acima de 3% e a aposta merece manchete principal do jornal.

    Já a Folha prefere transformar a pessoa física de Temer em “gestão Temer”, e coloca na manchete principal a extraordinária informação de que a gestão vê retomada da economia e diminui corte orçamentário. E quais os indicadores? A informação de que a arrecadação continua caindo, sim, mas em ritmo mais lento. Ou seja, após 8% de queda do PINB, ainda não se chegou ao fundo do poço.

    Em outros cantos, o jogo de previsões sombrias de que a saída de Temer poderia comprometer a salvação nacional, que são as reformas constitucionais empurradas goela abaixo da população – e, por isso mesmo, extremamente vulneráveis a futuros governos.”

    Luis Nassif, Xadrez da Sinuca de Bico da Imprensa

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-sinuca-de-bico-da-midia

  5. Recado aos empresários
    Recado aos empresários produtivos “Se a Dilma não voltar para valorizar os trabalhadores e com isso todos terem dinheiro para gastar nas suas indústrias e comércios, vcs irão falir,pronto,escreví !

  6. A grande empulhação, digo,

    A grande empulhação, digo, grande imprensa mudou apenas de sinal(de – para +) nesses TT: tempos temerosos. Antes, abundavam as conjunções adversativas: mas, porém, contudo……Exemplos: “Brasil cresceu, MAS de forma inconsistente”; “Inflação caiu, PORÉM continua alta”; “O nível de vida melhorou, ENTRETANTO continua ruim”.  E por aí seguia a cantiga da cotia. 

    Hoje, não. A ordem é empurrar “viagra” no otimismo. Um dos paradigmas são os textos da Míriam Leitão. Antes, a abutre, a Mantus do Brasil;  hoje A  deusa Esperança. 

    E tem gente que acredita na imparcialidade da imprensa. Esta nada mais  é que  a ponta de lança de interesses políticos-ideológicos BEM DEFINIDOS. O factual é mero detalhe. O compromisso com a verdade termina  na fronteira dos seus interesses. 

    Quando e onde ela criticou os erros dessa Operação lava a Jato concernente aos aspectos econômicos(aos políticos, por óbvio, jamais admitiram; nem em tese)? NUNCA! Porque ao fazê-lo indiretamente estariam reconhecendo a importância estratégica de um Ente Estatal para a economia do país. Assim, o foco é na dimensão moralista, portanto periférica e hipócrita, projetando o ressurgimento de uma “Nova Ordem” liberal-mercadista sob os escombros de um país, e particularmente de uma corporação empresarial de capital misto. 

  7. A Miriam Leitão é

    A Miriam Leitão é especialista nessas frações de um por cento, ela e o Sardenberg trocam mesuras diante de oooo1% na taxa de inflação, comparam a 42ª semana de 2015 com a 33ª semana de 2016 , qual foi a evolução do preço da manioquinha e nosnove semestres, tiam a conta de tres decimos de meio por cento no preço do spateiro para comprovar que afetou 0,21% no preço da passagem São Paulo-Miami e vivem disso, alguem paga para eles falarem essas m….

    1. Olha, André, tem que ter

      Olha, André, tem que ter muita força de vontade pra ouvir o dialógo Miriam-Sardenberg na CBN. E acho que eles estão te tirando do sério, a ponto de você quase dizer um palavrão (rs). Mas é mesmo chocante quando a gente percebe que o discurso desses porta-vozes enrustidos do governo (chamá-los de jornalistas é um insulto à profissão) não corresponde à vida real. Hoje, no ônibus, teve um trecho de uma rua em Sto Amaro em que me dei conta que só havia lojas fechadas em sequência e uma banca, que por muito tempo fui freguês assíduo. E a cereja do bolo (fecal-rs) dessa desonestidade que esses porta-vozes representam é a falácia de que uma reforma previdenciária draconiana vai resolver essa desgraceira num passe de mágicas – e é claro que os que ganham pelas câmeras municipais a fora os seus 30 mil pra serem motoristas não terão um centavo tirado. 

       

       

    2. Hahahaha Grande André!! Suas

      Hahahaha Grande André!! Suas ironias em relação aos ‘especialistas da tv globo’ são ótimas!! Eu e um colega de trabalho nos divertimos muito com essas tiradas que o senhor coloca em relação à mídia! 

  8. O Peru é exemplo de recuperação de comodities pode dar em nada

    O Peru foi o país que mais beneficiou da alta das comodities nos últimos 15 anos, com o crescimento mais explosivo do PIB na América do Sul. No entanto, nenhum dos presidentes nesse período encerrou seu mandato popular. Por que? Porque de nada adianta ciclo positivo de comodities se não houver política social e empenho do governo em diminuir desigualdades. Essa é a chave do sucesso do governo Lula que poucos tem coragem de enxergar. Esse governo paneleiro poderia surfar a maior explosão de crescimento econômico da história mundial e ainda assim não converteria esse movimento em melhora nas condições de vida do povo.

  9. Já que não há números

    Já que não há números astronômicos para se comemorar, vamos aos nanotecnológicos, kkkkk!

    A economia subiu 1 X 10 ^ -9 %, kkkkkk!

  10. O zero vírgula que vira negativo na realidade das coisas

    Março e os beneficiários da Bolsa-Mídia estão comemorando aumento de 0,01 ponto percentual na PREVISÃO, do nada pro nada.

    O problema é que todo o cálculo de crescimento em 2017 parte de uma questão de fé: acreditar piamente que todo o dinheiro das contas inativas do FGTS vai para o consumo. Não por acaso os poucos grandes anunciantes privados que continuam anunciando na mídia, e não por um acaso todos lojas populares, estão tentando diuturnamente convencer quem for retirar seu dinheiro a comprar, comprar e comprar.

    Só que a coisa está muito pior fora dos gabinetes refrigerados e dos aquários, então desconfio muito que grande parte desse dinheiro irá para pagamento de dívidas e para a poupança; tudo bem que pagamento de dívidas libera recursos das famílias para a economia a médio prazo, mas a poupança é trocar uma esterilização por outra. E acho que, dependendo do medo das famílias pós-PEC do Fim da Aposentadoria, teremos mais dinheiro na poupança do que no pagamento de dívidas. Então a chance da economia, no final do ano, só crescer nas famosas correções do IBGE um a dois anos depois é beeeem razoável.

  11. Aumentou tudo isso? E não tem margem de erro?

    A previsão umentou tudo isso? E não tem margem de erro nessas previsões? Ah, esqueci, os deuses das finanças nunca erram…

  12. A unica expectativa criada
    A unica expectativa criada pelo golpe de 2016 é que a política brasileira continuará a piorar. Nesse quadro só os traficantes de drogas e de armas tem incentivos para investir no país, mas o crescimento econômico deles não será nada bom para nós.

  13. A Miriam Leitão representa os

    A Miriam Leitão representa os interesses do maior monopólio das comunicações do mundo, a Globo, ela vocifera, sem tirar nem por, o discurso dos departamento econômico dos bancos e das corretoras , dos economistas do mercado bem expresso no boletim focus,

    Todos estes estes grupos estão considerando muito adequadas as políticas econômicas do governo golpista, falar em política anticíclica para eles é um verdadeiro anátema, ao contrário, temos agora a unanimidade, que até parece articulada previamente, de dizerem que sem a reforma da previdência a aprovação da PEC do teto dos gastos ( Emenda constitucional 95/2016) não surtirá efeito algum na redução da dívida pública e na contenção dos gastos públicos, ou seja, os neoliberais e mercadistas nunca se dão por satisfeitos com as políticas de fiscais e monetárias de arrocho.

    Para completar o quadro de blá-blá-blá discurseiro contra qualquer expansão das políticas públicas ( mais investiemntos) agora temos ainda uma tal de Instituição Fiscal Independente – IFI, criada pelo Senado, que, talvez para competir com o o boletim Focus, com o BACEN, com o IPEA, também produz mensalmente um relatório econômico e, nada surpreendente, expressa exatamente o discurso do mercado e faz previsões óbvias e já conhecidas.

    Está lá o recado da tal IFI:  Sem a reforma da Previdência a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos não se sustentará e a idade mínima de 65 anos deve ser mantida para se obter um ganho importante.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador