A economia do carnaval

Por Pedro Migão

Nassif, sei que não é muito a sua praia, mas queria falar um pouquinho da “goela cada vez mais larga” dos presidentes das escolas de samba do Rio.

Ao invés de profissionalizar a gestão, ficam pedindo mais grana ao governo. Sem contar as suspeitas de mau uso da verba e de lavagem financeira.

Não exploram as possibilidades de recursos que as escolas podem buscar, tais como programas de sócio torcedor, patrocínios institucionais e outros. Por outro lado, há muita eficiência a se ganhar na gestão de custos.

Ressalva: estou falando das escolas do Grupo Especial. As escolas dos Grupos de Acesso, estas sim, dependem do governo, porque a possibilidade de buscar outras fontes de recursos é ínfima. E ignoram estas escolas…

Ressalva 2: desfilo todo ano e sou diretor em uma escola do Grupo de Acesso.

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif:
    Sobre o carnaval e
    Nassif:
    Sobre o carnaval e seu efeitos de ordem econômica, já que a produção de bens, no período de cinco dias de folia, cai bastante:
    A proporção de 5/365 do PIB nacional significa, a grosso modo, 34 bilhões de reais; como a pauta de serviços, mesmo que decrescendo em volume no reinado de Momo, continua funcionando no período, é possível sugerir que o impacto negativo do período sobre o PIB anual possa representar, este ano, algo em torno de 25 bilhões de reais.
    O mesmo ocorre, em menor escala, no período de Copa do Mundo, só que esta acontece de quatro em quatro anos.
    Mesmo apreciando os dois eventos, entendo que ambos custam uma graninha ao país.
    Seria interessante se os economistas do blog pudessem avaliar, tecnicamente, o impacto destes acontecimentos nas contas nacionais.

  2. é melhor gastar com o
    é melhor gastar com o carnaval que muitos aproveitam, do que ajudar o “etico” Antonio Erminio, dono do BV. financiar a compra da Brasil Telecom, etc …

    lacn.

  3. O carnaval é o melhor negócio
    O carnaval é o melhor negócio que ainda existe mal administrado, a chance de lucro são absurdas, ao ponto de compensar o governo em investir, ao menos como ele organizado.
    O turismo, vergonhosamente mal explorado no país, do carnaval pode e muito superar a lucratividade da queda na produção industrial, a econômia pontual gerada pelo desfiles e na econômia distribuida pelos meses pela confecção dos desfiles não deve ser irrelevante, se não me engano diretamente deve ficar na casa de milhão de reais, por escola do grupo principal, tanto no Rio como em São Paulo, porém indiretamente não deve existir nenhuma estatistica.
    Comprar o carnaval com a Copa do Mundo é comprar coisas diferentes, se deve comprar com o GP Brasil de F1 ou com a Parada Gay de São Paulo, pois estes tem influência direta na econômia, a move com lotação de hoteis e todos os demais itens relacionados ao assunto… E levando em conta, o Carnaval é muito maior que estes dois eventos no país, porém como já escrevi, muito mal organizado.

  4. Alfredo,
    Compreendo sua
    Alfredo,
    Compreendo sua preocupação com a economia brasileira, principalmente em tempos de crise. Porém não são só os aspectos econômicos que são importantes e dignos de estudo aprofundado. Os psicológicos e sociais também são fundamentais.

    De certo o país tem sua produção reduzida nesse período, mas por outro lado, os pais têm o contato com seus filhos aumentados!!!

    Muitas pessoas, pela natureza de seu trabalho, não podem tirar férias sob a pena de ter sua fonte de receita reduzida – até mesmo de forma permanente. Para elas o Carnaval é uma benção. E não são apenas 5 dias, são 9 já que podemos tirar a semana inteira de folga.

    Existe também outra possibilidade: quem sabe se esses 5 dias de folia/descanso, não são essenciais para a manutenção da taxa de produtividade dos demais dias do ano? São hipóteses. E nenhum estudo de impacto econômico sério, pode deixar de considerá-las.
    Abraços

  5. O carnaval e um senhor
    O carnaval e um senhor negocio. E uma pena que as companhias brasileiras sejam tao ruins em marketing. Se nao fossem, o nosso carnaval faturaria muuuuuuuuuuuuito mais do que atualmente.

    E eu concordo totalmente com o lacn, melhor financiar o carnaval do que esta sem vergonhice de fusoes que beneficiam os donos e prejudicam o consumidor. O din din do BB pra salvar o BV entao e o absurdo dos absurdos. Pior que isto, so o PROER.

  6. O desfile carioca vende
    O desfile carioca vende camarotes e fantasias a peso de ouro, é televisionado em rede nacional, não é possível que precise de verba pública. Com quem fica esse dinheiro?

  7. nassif:
    eu quero te dizer que
    nassif:
    eu quero te dizer que o carnaval dá vários resultados positivos para o país,
    inclusive econômicos.sei que o adelzon topa esse debate e ele me afirma isso
    de maneira taxativa.se há desvios,trambiques e outras coisas mais é algo a se trabalhar.no rio,basta ver a ocupação dos hotéis e restaurantes.
    se eu me decidir,demonstro aqui que uma fábrica de automóveis traz prejuízos para o país.vários.inclusive com desvios,trambiques e outras coisas.quanto o estado deve financiar de infra-estrutura e conhecimento
    para a indústria de automóveis?
    romério

  8. Caramba, nessa comparação do
    Caramba, nessa comparação do Fernando o ponto de concordância único que vejo entre GP Brasil, Parada Gay e Carnaval é o aumento dos turistas sexuais que esses eventos sabidamente proporcionam.
    E pra quem falou que uma fábrica de automóveis traz prejuízo ao país, pode ser verdade, já que o Carnaval enche as estradas de motoristas bêbados e drogados e, se não fossem as fábricas de automóveis não haveriam tantos acidentes, mortes e mutilações. Portanto obviamente a culpa é das fábricas de carros, muito bem colocado.

  9. Pra mim carnaval só
    Pra mim carnaval só significa:

    Gente bêbada, drogada e mal educada, muita promiscuidade, prejuízo pras empresas.

    Até hoje não consegui entender o sentido da “festa”.

    Já tentei brincar o carnaval mas não consigo, minha alma não sintoniza com a festa.

  10. Caro Claudio Costa:
    Concordo
    Caro Claudio Costa:
    Concordo com sua abordagem, no que tange à procedência de outros aspectos, além do econômico, em eventos como o carnaval.
    Assim mesmo, o fato é que a sociedade brasileira, por falta de um melhor entendimento dos fatos, não questiona os inúmeros desperdícios que acontecem desde sempre, seja no carnaval ou nos inúmeros feriados desnecessários que se “comemoram” todos os anos- alguns deles com direito a esticadas de mais um ou dois dias, e tais períodos se traduzem em significativa queda de produção de bens.
    Na esteira, existem outros muitos desperdícios com os quais a nossa sociedade convive em perfeita harmonia, fato que pode ser comprovado pelo ótimo post O Mapa do Atraso, publicado neste blog em 29/06/08, confira.
    Um abraço

  11. Eu tinha escrito um post
    Eu tinha escrito um post imenso, mas deu erro na hora de publicar. Vamos de novo.

    Antes de mais nada, obrigado Nassif pela publicação.

    Um esclarecimento: a parcela do governo na grana das escolas do Grupo Especial é de aproximadamente R$ 1,2 milhão. O restante é direito de arena, participação na venda de ingressos e do CD.

    Para uma escola fazer um carnaval decente, cerca de R$ 3,5 milhões são suficientes.

    O governo tem lucro na receita de impostos com o turismo gerado pelas escolas, este investimento nas escola é amplamente retornado.

    Entretanto, não vejo necessidade de aumento da subvenção. As escolas têm muito o que ganhar em eficiência de custos e em busca de novas receitas.

    A palavra profissionalismo está bem distante do panorama atual.

    Isso, entre outras coisas, que todo mundo sabe que existem mas que não se fala porque provar é que são elas…

    P.S. – Sou economista.

  12. Glauco e João Prado, quanto
    Glauco e João Prado, quanto preconceito. Garanto que não conhecem o que está por trás dos desfiles das escolas de samba.

  13. Este assunto,investimento
    Este assunto,investimento Estatal no carnaval,é polemico demais e certamente levantará entre os leitores uma discussão sem fim,dada a sua complexidade.
    O Estado como indutor das atividades culturais tem a obrigação de definir uma política de apôio a todas as atividades que digam respeito às nossas tradições,e o carnaval talvez seja a mais importante desta categoria e não poderia ficar de fora da visão das Secretarias de Estado da Cultura,e se os recursos que são aplicados nesta área têm desvios,cabe aos responsáveis sana-los,e não deixar que somente a iniciativa privada faça tudo.
    A exemplo do desperdício de dinheiro público que ocorreu no Panamericano do Rio,a responsabilidade do Estado na fiscalização do dinheiro público,é que está omissa.
    Preocupa-nos sobremaneira a intenção de alguns governadores estaduais em investir alem das suas possibilidades na construção da estrutura que a FIFA,está exigindo,para que sediemos a Copa de 2014,por causa desta viciada e costumeira maneira dos nossos governantes,no manêjo do dinheiro do contribuinte.
    Acredito que a austeridade e o compromisso de quem tem a missão de organizar estes eventos grandiosos(carnaval,panamericano,a sonhada olimpíada,a copa do mundo da Fifa,etc)com o retôrno do investimento é que faria a diferença. Todos os países que promovem atividades tais,fazem destas uma abertura para o mundo,e delas extraem lucros e dividendos políticos,vide exemplo da China.
    Definitivamente o que falta aos brasileiros é o respeito pelos recursos públicos,administrando-os com a responsabilidade de devolve-los da melhor forma possível,seja financeira ou socialmente falando.

  14. Lembro que as escolas de
    Lembro que as escolas de samba do Rio são dominadas pelos banqueiros do jogo do bicho (atividade ilegal mas tolerada) há muito tempo.

    Teve um dia que estava almoçando e um jornalista que cobre carnaval há mais de vinte anos me confidenciou que seis meses antes a máfia do jogo do bicho decide quem vai ser o campeão e quem vai cair e quem vai desfilar no “desfile das campeãs”, e que ele Salgueiro doente não fica mais nervoso quando sua escola recebe notas baixas, porque já sabe como funciona o esquema. E me revelou que nos últimos trinta anos, a única escola de samba campeã que não era patrocinada pelos barões do jogo do bicho que foi campeã foi a Mangueira. A Portela, talvez a mais tradicional escola de samba do Rio não ganha um campeonato há quase 30 anos.

    A solução para isso é a prefeitura retomar o controle dos desfiles das escolas de samba.

  15. Pedro Migão meu caro, os
    Pedro Migão meu caro, os desfiles até passam batido.

    Mas pra mim ainda não justifica parar um país inteiro pra se beneficar algumas centenas de pessoas.

    Os desfiles realmente são bonitos e realmente devem gerar uma boa receita, mas o que dizer do restante do país???

    Vá em Diamantina, veja lá o que fazem com a cidade nos 4 dias de “folia”, urina pra toda parte, gente caindo pelos cantos, drogas por toda a parte.

    Grande festa mesmo o tal do carnaval….

    Não me apetece!!!!

  16. CARNAVAL JAH ERA !!!!!

    Tah
    CARNAVAL JAH ERA !!!!!

    Tah todo mundo cegueta ????

    Soh dah “”sambeira”””

    De “”academia de musculação””

    cheias de “”botox””e “””anabolizantes”””

    Verdadeiras “”urangotanguetas atrofiadas”””,,

    se fosso soh”””físicamente”” mas o fenômeno eh “”mental”” geral” ,,, também !!!!

    Tou fora ou melhor dentro de casa de luz apagada !!!!

    Isso vai ser uma baita “”economia””!!!!!!

    OLHA A “””””SAMBEIRA(de academia) DOIDA AIH GENTE “””””!!Fujam !!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador