A exploração de terra rara e a China

http://portuguese.cri.cn/561/2010/12/28/1s130255.htm

China pede a países produtores de terra rara que explorem recurso juntos

2010-12-28 15:30:31/China Radio International-cri/Língua Portuguesa/por Renato Lu

A China vai apelar aos países com reserva de terra rara para que estabeleçam parcerias para explorar e atender à demanda do mercado mundial, afirmou hoje (28) Xu Xu, presidente da Câmara Comercial de Importação e Exportação de Metais Minerais e Químicos da China.

Devido à exploração excessiva, a China conta com a reserva a cada dia menor de terra rara, alertou Xu Xu. Para conter a garimpagem indiscriminada e melhorar o meio ambiente local, o governo chinês decidiu restringir a exploração desse tipo de recurso e limitar sua exportação.

Xu Xu enfatizou que as ações da China são corretas e não violam as regras da OMC. Ele disse que vai sugerir ao governo chinês que endureça a política sobre a terra rara.

A China determinou que a cota de exportação de terra rara na primeira rodada de 2011 será de 14.446 toneladas, anunciou hoje o Ministério do Comércio em seu site.>A cota foi 11,4% menor ano a ano em comparação à primeira rodada de exportação de 2010, que foi de 16.304 toneladas.

A cota total de exportação chinesa de terra rara foi de 30.300 toneladas para todo o ano de 2010, uma queda interanual de aproximadamente 40%. 

No entanto, durante os primeiros três trimestres deste ano, o país registrou um volume de exportação superior à cota programada, com 30,2 mil toneladas de terra rara vendidas ao exterior.

Com cerca de 30% da reserva mundial de terra rara, a China atende 90% da demanda global……

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador