A questão do aumento dos preços dos alimentos

Do blog Informação Incorreta

Não interessa 

Será que o aumento de 1% dos preços pode provocar uma crise alimentar?
A resposta é: sim, pode.

Após ter descido ligeiramente nos últimos meses, os preços internacionais das matérias-primas aumentaram dramaticamente, de acordo com dados divulgados pelo Banco Mundial.

As estatísticas de Julho indicam um aumento de 10% durante o mês anterior, bem como um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

O presidente do Banco Mundial, Jim Kim Yogn:

“Os preços dos alimentos voltaram a crescer fortemente, ameaçando a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas. A África e o Médio Oriente são particularmente vulneráveis, mas também outros Países onde o custo dos cereais aumentou a pico.

Não podemos permitir que esses aumentos históricos se transformem num risco permanente, pois as famílias retiram os filhos das escola e comem alimentos menos nutritivos para compensar o alto custo.

Os Estados devem fortalecer os seus programas destinados a aliviar a pressão sobre a população mais vulnerável.”

A lista inclui Países de todo o mundo. De acordo com o Observatório dos Preços dos Alimentos do Banco Mundial, entre os meses de Junho e Julho passados, o custo do milho e do trigo subiram 25% e a soja 17%.

Isso significa um aumento de 1% dos preços quando comparados com o pico em Fevereiro de 2011.

A Vontade

O que falta? Vontade.

Colin Roche, porta-voz da agência Oxfam, afirma que nos últimos meses os comités de acompanhamento de todo o mundo têm expressado frustração com a falta de criatividade e de emergência por parte da política nacional e multilateral para lidar com o regresso dos altos preços:

O relatório do Banco Mundial hoje é mais um alerta para os governos: a acção sobre a volatilidade dos preços dos alimentos requer urgência, mas ainda não está claro se entendem.

Dito de forma mais simples: não interessa.

O chefe da FAO, José Graziano da Silva, pediu em Julho ao G20 para participar numa “acção coordenada” para travar os preços. No entanto, no mesmo dia, o G20 decidiu que iria esperar até que a publicação do relatório sobre os cereais nos EUA, no Outono, antes de decidir como proceder.

A Sustentabilidade

A principal preocupação é a seca nos Estados Unidos e na Europa. Já a situação dos EUA poderia ter um efeito devastador sobre os preços internacionais, dado que o País é o principal fornecedor mundial de milho e de soja. E meados de Agosto, o governo dos EUA havia classificado cerca de 1.800 municípios em todo o País como “áreas de desastre”, na maior dos casos devido à grave seca que já destruiu a colheita de muitos cereais.

No final de Julho, cerca de três quartos da safra de milho dos EUA tinham sido classificados como “muito pobres”. É uma reviravolta complicada, tendo também em conta que o esperado no início do ano era um recorde no rendimento do milho.

Tudo isso faz lembrar a crise dos preços de 2008; preços elevados que nunca desapareceram por completo. Os investimentos na agricultura mudaram e, em certa medida, aumentaram. Mas não é suficiente.

Lester Brown, um defensor da sustentabilidade, do Earth Policy Institute:

Acho que estamos numa transição de uma era de abundância para uma era de escassez.

A este respeito, Brown não só tem visto um rápido aumento da população mundial, mas também os efeitos inevitáveis do aumento do bem-estar. Só na última década, segundo ele, a demanda global por cereais dobrou de 21 para 41 milhões de toneladas por ano.

Uma vez que a demanda por biocombustíveis tem tido amplas consequência nas Bolsas dos cereais, Brown acha que essa questão já está cair:

Uma vez deixada de lado a questão do etanol, o importante é o facto de que três biliões de pessoas no mundo estão a tentar subir na cadeia alimentar e querem consumir mais carne, especialmente na China.

Temos de perceber que a agricultura tem evoluído ao longo de um período de 11.000 anos de notável estabilidade climática. O sistema é projectado para maximizar a produção dentro desse sistema, mas as coisas estão a mudar: hoje, estamos constantemente a mudar. A cada ano que passa, os sistemas climáticos e agrícolas tornam-se menos sincronizado entre eles.O clima. A poluição.A finança.

Não importa se o Leitor acredita ou não no aquecimento global, as causas da crise alimentar são múltiplas. Não há apenas um botão que pode ser carregado para resolver tudo: é precisa coordenação, mas sobretudo é precisa vontade.

E é aqui que até os melhores planos falham.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador