Atividade econômica sobe 0,9% no trimestre

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – Depois da queda de 0,2% contabilizada em fevereiro, o índice de atividade econômica calculado pela consultoria Serasa Experian reverteu tal prognóstico e encerrou o mês de março em alta de 0,4%, levando o total acumulado no primeiro trimestre para 0,9%, comparativamente ao quarto trimestre de 2012 (dados sazonalmente ajustados). Em relação ao visto em março de 2012, a atividade econômica encerrou o período com crescimento de 1,8%, levando o total acumulado no primeiro trimestre deste ano para 2,5%.

A avaliação pela oferta agregada destaca o resultado visto pelo setor agropecuário, que avançou 2,9% em março. O setor também foi responsável pelo crescimento da atividade econômica durante o primeiro trimestre, com um avanço de 3,7% sobre o visto no último trimestre de 2012.

A indústria se recuperou da queda de 1,1% contabilizada em fevereiro, e subiu 0,8% em março – acumulando um aumento de 1% durante o primeiro trimestre perante o quarto trimestre de 2012, descontada a sazonalidade. Por fim, o setor de serviços avançou 0,3% no mês e encerrou o trimestre com alta de 0,8% frente ao último trimestre de 2012.

Apesar do recuo de 1,9% contabilizado em março, os investimentos (formação bruta de capital fixo) fecharam o trimestre com expansão de 4,9% ante os últimos três meses de 2012, apresentando o melhor desempenho entre todos os demais componentes da demanda agregada, enquanto o consumo das famílias e consumo do governo apresentaram resultados muito semelhantes, crescendo 0,3% e 0,2% respectivamente, perante fevereiro deste ano. No acumulado do primeiro trimestre de 2013, a alta no consumo das famílias foi de 1,1% e no consumo do governo foi de 1,4%, sempre em comparação com o quarto trimestre de 2012.

Por outro lado, o desempenho do setor externo acabou por comprometer o resultado geral. Segundo o levantamento, as exportações de bens e serviços caíram 3,4% no primeiro trimestre de 2013 (apesar do aumento de 4% observado durante o mês de março) e as importações de bens e serviços aumentaram 6,5% durante os três primeiros meses de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado da atividade econômica tanto em março quanto no acumulado do primeiro trimestre de 2013 “reforçam o atual momento de retomada mais firme do crescimento econômico, após o fraco desempenho observado em 2012 (crescimento de apenas 0,9% no acumulado do ano)”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador