Audacioso e pragmático, atual presidente do Fed pode fazer história na economia mundial

Mesmo não atingindo todos os objetivos do Fed, seu presidente conquistou muitos admiradores pela determinação

Jornal GGN – Pouco antes de Ben Bernanke ser nomeado presidente do Federal Reserve (o Banco Central norte-americano) em 2005, ele fez uma visita a Stanford, onde iniciou sua carreira acadêmica em 1979. Em um discurso, Bernanke lembrou que ele e sua esposa, Anna, tinham alugado uma casa com amigos porque ele tinha a certeza de que os preços dos imóveis locais cairiam. Em vez disso, os preços na Bay Area duplicaram; em seguida, dobraram novamente. “Desde então, desenvolvi uma visão de que os banqueiros centrais não devem tentar determinar valores fundamentais de ativos”.

Na verdade, o trabalho acadêmico de Bernanke – grande parte feita em Princeton -, ajudou a moldar a sabedoria convencional de que os bancos centrais não conseguiam detectar ativos e bolhas. Em seu primeiro discurso como governador do Fed em 2002, Ben reiterou que tentar julgar a sustentabilidade de rápidos aumentos nos preços de habitação ou de estoque não era “nem desejável nem possível.”

Durante os anos seguintes, Bernanke disse várias vezes não ter visto nenhuma evidência clara de uma bolha imobiliária. Em 2004, Bernanke pagou a bolada de US $839.000 por uma moradia no Capitólio, em Washington.

A recessão, impulsionada pelo colapso da caixa da bolha que Bernanke – e a maioria dos outros especialistas – não previu, deu fim a uma era de minimalismo no Banco Central norte-americano. E não há nenhum indicador melhor do que as opiniões de Bernanke, o mais influente banqueiro do mundo, que agora defende que o Fed precisa considerar uma variedade de ações anteriormente impensáveis, como tentar criar bolhas quando for necessário, porque, às vezes, o custo de não fazer nada é muito pior.

Ben, que planeja demitir-se em janeiro de 2014, após oito anos como presidente do Fed, será lembrado por ajudar a deter o colapso do sistema financeiro em 2008. Metódico e tímido, esse economista que o mercado esperava que fosse o guardião da tocha de Alan Greenspan – para preservar o sucesso do Fed na moderação da inflação – se revelou talvez o mais inovador e ousado líder na história do Fed.

O que Bernanke fez após a crise pode ter uma influência ainda mais duradoura. Há quase três décadas, o Fed está focado em moderar a inflação na crença de que essa é a melhor e única forma de ajudar a economia. Na esteira da crise, Ben forjou uma visão mais ampla de responsabilidades para o Fed, iniciando campanhas experimentais, embora incompletas, para reduzir o desemprego e para evitar futuras crises.

O Fed de Bernanke não conseguiu atingir plenamente seus objetivos. O crescimento ainda é morno, e a inflação e o desemprego ainda seguem muito altos. Alguns críticos continuam a avisar – até agora, incorretamente – que seus esforços irão desencadear inflação ou desestabilizar os mercados financeiros.

Muitas das experiências do Fed já estão sendo copiadas por outros bancos centrais. E muitos admiradores de Bernanke dizem que é difícil imaginar que alguém poderia ter feito mais, diante das circunstâncias, para restaurar a economia. Felizmente, dizem, seu estudo ao longo do percurso no Fed, sob grande estresse, significa que ele não só conhecia as opções disponíveis, como também entendia que elas não eram suficientes. Bernanke tinha a credibilidade necessária para convencer uma instituição convicta a mudar rapidamente.

Ben era uma estrela em ascensão em Princeton, em 1994, quando persuadiu 953 pessoas a escolhê-lo para um segundo emprego – o de membro do Conselho de Educação do Montgomery Township. “Achei que ele era um pouco louco” por tocar mais uma função, disse um economista da Universidade de Nova York, frequente colaborador acadêmico de Bernanke durante a década de 1990.

Mas, em vez disso, a mudança foi um sinal de inquietação do executivo com o mundo teórico da academia e seu novo interesse pelo serviço público. A experiência ajudou a prepará-lo para coisas maiores. Há seis anos, ele passa várias noites por mês na biblioteca do colégio local, geralmente vestido com um casaco esportivo com cotoveleiras, contribuindo calmamente em debates acalorados sobre a construção de novas escolas em sua comunidade. “Quando eu o conheci ele era tímido e desajeitado,” disse um professor. “Mas desenvolveu sua capacidade de moderar as reuniões e interagir com as pessoas.”

Com informações do The New York Times

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador