Beluzzo destaca a falácia da ideia de “ajuste” econômico na TVGGN

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Professor e economista concedeu entrevista ao jornalista Luís Nassif

Imagem: Reprodução/Youtube TV GGN

O professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo discutiu o desastre das políticas de estabilização e seus impactos diante da estagnação da economia, em entrevista ao jornalista Luís Nassif, na TVGGN 20h, desta sexta-feira (22). 

Segundo Belluzzo, a ideia de “ajuste” econômico que vem sendo implementada nos últimos anos,  “tem como referência um padrão de compreensão de que economia que é muito precária”, porque por detrás disso há uma ideia de que “a economia de mercado monetária financeira capitalista na sua complexidade tem que se ajustar ao paradigma do equilíbrio”. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Neste sentido, o economista relembrou o tal ajuste da economia feito no último governo de Dilma Rousseff, que comprometeu todo o cenário nacional. Para ele, esse feito “tem a ver com algo que vai além daquilo que restritamente chamamos de Economia. Isso está ligado às visões e aos interesses de alguns grupos sociais, que atacaram violentamente o desempenho da economia naqueles anos do governo Lula e Dilma”. 

Já sobre os desafios atuais, após um “período de obscurecimento” da conjuntura política, Belluzzo afirmou que “é preciso ter um trabalho de convencimento mesmo de que essa economia não pode funcionar se você resolver fazer uma outra ou bloquear o estado na sua função de desenvolvimento”.

Em cerca de 1 hora, Nassif e Belluzzo também falaram sobre o cenário global, a experiência econômica de países estrangeiros, a articulação do novo governo Lula diante do Congresso e do mercado e mais. Assista a íntegra:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador