Bolsonaro usa CEF como vitrine eleitoral no Nordeste

Com crédito, novas agências e superintendências, presidente usa banco estatal na tentativa de melhorar imagem onde tem pior avaliação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro tem insistido em melhorar sua imagem na região Nordeste para impulsionar seu capital político em 2022, inclusive usando instrumentos públicos como a Caixa Econômica Federal.

Sob o comando de Pedro Guimarães, o banco público tem reforçado sua atuação nas áreas onde a população de Bolsonaro tem sido mais baixa – como a região Nordeste – para obter mais dividendos políticos na próxima eleição.

E essa intenção já foi admitida não só por executivos do banco, como também por integrantes do governo federal e lideranças políticas ouvidas pelo jornal O Globo.

Apenas em 2021, o governo federal abriu 168 novas agências da CEF, sendo 70 delas (ou 42% do total) na região Nordeste.

Empréstimos e superintendência

Além disso, a CEF aumentou os empréstimos para governos do Norte e do Nordeste: a parte de tais regiões no total de operações de crédito saltou de 18% em 2019 para 31,5% entre janeiro e outubro deste ano.

O presidente da Caixa Econômica Federal também atende aos interesses dos políticos aliados do governo federal.

Um exemplo disso foi a abertura das superintendências nas cidades de Petrolina (PE) e Campina Grande (PB), redutos políticos do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB) e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).

Por outro lado, o Banco do Brasil fechou 112 agências neste ano, sendo 44 no Nordeste – e a reclamação dos políticos da região foi parte dos motivos que levaram à demissão de André Brandão da presidência do banco no começo do ano.

Leia Também

“R$ 10 milhões por Lira”, diz Delegado Waldir sobre esquema de compra de votos

Promessa de Bolsonaro esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador