Chinesa compra concessionárias elétricas brasileiras

Por Frederico69

Alguém sabe dizer quais são as concessionarias?? quem vendeu?? 

Do UOL

Companhia estatal chinesa compra sete concessionárias elétricas brasileiras

PEQUIM, 21 dez 2010 (AFP) -A empresa pública chinesa State Grid Corporation of China (SGCC) adquiriu sete empresas de distribuição de energia elétrica brasileiras por um bilhão de dólares, informou nesta terça-feira a Comissão de Supervisão e Administração dos Ativos Estatais da China em um comunicado.

A Grid também obteve uma concessão de 30 anos para a exploração da energia brasileira e outras infraestruturas no sudeste brasileiro.

As autoridades brasileiras podem renovar a licença por outros 20 anos adicionais, segundo os termos do contrato.

“O Brasil conta com um ambiente político estável, grande potencial de desenvolvimento e um mercado imenso, com uma demanda elétrica que aumenta rapidamente”, afirma o comunicado.

Está previsto que a aquisição da estatal Grid favoreça o acesso das companhias chinesas a projetos brasileiros e desenvolva a exportação para o próspero mercado sul-americano, segundo a fonte.

A Comissão para a Supervisão e Administração dos Ativos Estatais espera que a aquisição gere mais de 110 milhões de dólares de lucros anuais.

As companhias chinesas se inclinaram por investir na América do Sul ante o rápido desenvolvimento econômico da região e a crescente demanda energética.

A Sinopec, líder asiática de refinamento, anunciou este mês a compra do braço argentino da americana Occidental Petroleum Corporation por 2,45 bilhões de dólares.

E há menos de duas semanas a filial internacional da China National Offshore Oil Company e a Bridas Energy Holdings acertaram pagar à BP 7,06 bilhões de dólares por sua participação de 60% na argentina Pan American Energy LLC. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador