Dobradinha na Economia: Haddad na Fazenda e Pérsio Arida no Planejamento

Arida, um dos pais do Plano Real, pode assumir o Planejamento ou a secretaria-executiva do Ministério da Fazenda

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Broadcast do Estadão publicou nesta quinta-feira (24) a informação de que Pérsio Arida e Fernando Haddad podem fazer uma dobradinha na área econômica do governo Lula.

Segundo a agência, Haddad, que já foi ministro da Educação, deve assumir o Ministério da Fazenda. Já o economista Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real, pode assumir o Ministério do Planejamento ou a secretaria-executiva do Ministério da Fazenda.

Haddad viajou com Lula para a COP27 e tem sido citado em vários jornais como o provável ministro da Fazenda a partir de 2023, mas o presidente eleito ainda não tem previsão para anunciar a equipe.

Nesta quinta, o senador Jaques Wagner, que faz parte do gabinete de transição de governo, disse que a divulgação de um ministro da Fazenda agora “facilitaria” a aprovação da PEC que garantirá recursos para o pagamento de benefícios sociais. Setores da imprensa a chamam de PEC do estouro, porque romperá com o Teto de Gastos.

Leia também:

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será verdade essa notícia, ou é só pressão do Estadão pra forçar o futuro governo a incluir um privatista neoliberal como esse Pérsio Arida a fim de aplacar a “ira do mercado” e garantir a mamata da burguesia parasita? Essa gente devia ser jogada no lixo que merece, seria muito mais proveitoso se o futuro ministro (Haddad ou outro) incluísse na equipe economistas com viés desenvolvimentista como o Paulo Gala ou André Roncaglia, em vez de colocar essa escória liberal dos anos 1990 que ajudou a quebrar o país!

  2. Avalio que estão querendo colocar um escorpião nas costas do governo de nosso querido Sapo Barbudo. Considero toda essa insistência uma armadilha e/ou um vírus maldoso e/ou uma erva daninha. Enfim, como conseguir governar tranquilidade se uma sincronização do mercado nacional e internacional estará dentro do poder econômico e financeiro do governo Lula? Até concordo que a divulgação de um ministro da Fazenda agora “facilitaria” a aprovação da PEC. Mas, um ministro alinhado de corpo, alma e mente com a esquerda e com o total empenho em promover a inclusão de excluídos; com a soberania nacional e com a preservação das nossas riquezas naturais e as empresas estratégicas. Entendo perfeitamente que a capacidade de Pérsio Arida é indiscutível e inquestionável no estado conservador e oligárquico, mas em um governo progressista de inclusão, ele certamente deixará muito a desejar. Acredito que haverá conflitos, intrigas, interesses destoantes dos eleitores que elegeram Lula e também, que ele irá navegar em mares nunca dantes navegados e assim, poderá ser uma espécie de atual de Joaquim Levy que tudo tem para entornar o caldo da coesão governamental, fato que muito agradaria ao mercado, para despertar a prática do golpe da crise permanente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador