Empresas ampliam demanda por crédito em 3,9%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

A quantidade de empresas que buscou crédito durante o mês de abril avançou 3,9% no mês de abril no comparativo mensal, segundo levantamento divulgado pela consultoria Serasa Experian. O índice avançou pelo segundo mês consecutivo – a variação em março subiu 7,7%.

Na comparação com abril de 2012, a demanda aumentou 1,4%, a primeira taxa positiva neste critério após 11 meses consecutivos de queda. Contudo, o acumulado dos primeiros quatro meses de 2013 apresentou queda de 4,9% frente ao mesmo período do ano passado, melhorando em relação à queda acumulada de 7% observada no primeiro trimestre.

Assim como ocorreu em março, as micro e pequenas empresas se destacaram na busca por crédito durante o mês de abril, avançando 4,2% ante o visto em março. Por outro lado, as médias empresas recuaram -0,3% a sua demanda por crédito, ao passo que nas grandes empresas houve alta de 0,6%.

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas ainda apresentam queda na procura por crédito, com -5,9% frente ao mesmo período do ano passado. Entretanto, tanto as médias quanto as grandes empresas elevaram suas demandas nos primeiros quatro meses de 2013: altas de 9,4% e de 19%, respectivamente, perante o acumulado de janeiro a abril de 2012.

A avaliação setorial mostra que todos os segmentos pesquisados ampliaram a busca por crédito em abril, sendo que o maior deles ocorreu no setor de serviços (4,4%), seguido pela alta de 4,3% nas empresas industriais. Já no comércio, o aumento da busca das empresas por crédito foi de 3,4%. No ano, todos os setores ainda acusam quedas em termos de demanda das empresas por crédito. A menor delas (-1,1%) ocorreu nas empresas de serviços. Nas empresas comerciais e industriais, os recuos são mais expressivos: variações de -7,5% e de -6,8%, respectivamente, frente aos primeiros quatro meses de 2012.

As empresas da região Nordeste foram as que mais elevaram a procura por crédito em abril, com um acréscimo de 8% frente a março. Nas empresas da região Centro-Oeste a alta foi de 6,3%. As empresas do Norte registraram expansão de 3,5% em suas procuras por crédito. Nas empresas da região Sul o crescimento foi de 3,0% em abril/13 e no Sudeste houve expansão de 2,7%.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2013, os menores recuos nas demandas das empresas por crédito ocorreram no Norte (-3,2%) e no Sudeste (-4,2%), em comparação ao primeiro quadrimestre de 2012. No Centro-Oeste e no Nordeste as quedas foram de 4,5% e de 5%, respectivamente. E o maior declínio foi observado na região Sul, com variação de -7,1% frente aos primeiros quatro meses de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento, tanto nas comparações mensal como anual, da demanda das empresas por crédito, observado em abril deste ano, é sinal de que as empresas estão recuperando gradualmente seu ritmo de produção e, para tanto, intensificando suas buscas por crédito.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador