Fortuna dos EUA pode estar com os “lobos de Wall Street”

Jornal GGN – Desigualdade social e financeira não é uma exclusividade dos brasileiros: os americanos também vem sofrendo com o problema nos últimos anos. Paul Krugman, colunista de economia do New York Times, destacou hoje a realidade crescente e notável na maior economia do planeta.

Segundo o especialistas, desde o final dos anos 70, os salários reais para a metade inferior da força de trabalho estagnaram ou caíram no país, enquanto a renda do 1% mais rico praticamente quadruplicou. O capitalismo americano, da maneira como está constituído, está minando as fundações da sociedade classe média.

Os argumentos do Prêmio Nobel de Economia não são gratuitos: estudo publicado pela Oxfam Intermón nesta segunda-feira revelou que a concentração maciça de recursos econômicos em poucas mãos abre uma lacuna que representa uma enorme ameaça aos sistemas políticos e econômicos do planeta, favorecendo poucos em detrimento de uma maioria. A pesquisa, baseada em dados de instituições oficiais e relatórios internacionais, revelou, por exemplo, que 85 indivíduos conseguem acumular a mesma riqueza de 3.570 milhões de pessoas – juntando a metade mais pobre da população mundial. E que metade da riqueza do mundo está na mão de apenas 1% da população – grande parte dela escondida em paraísos fiscais.

Para Krugman, existe uma espécide de aversãos às implicações dos números, uma espécie de convite aberto para uma guerra de classes – que já ocorre, inclusive. O resultado disso tudo é uma espécie de ofuscação estatística. Ele cita como exemplo uma recente coluna publicada no “The Wall Street Journal”, onde o autor acusa Barack Obama de cometer um erro factual, mas, na sequência, afirmava que a crescente desigualdade não era algo tão importante, pois todos estavam obtendo grandes ganhos.

Há ainda uma espécie de ofuscação mais sofisticada do problema, diz ele: é quando conservadores parecem obstinados na ideia de que a pobreza é o resultado de problemas de caráter entre os pobres, e não uma questão social. Pode ter sido uma verdade no passado, mas hoje, o principal obstáculo para os pobres é, de fato, a falta de empregos com salários decentes. Não pensar assim, segundo o especialista, faz persistir o mito de pobre não merecedor, paralela à do rico batalhador. E nada pode abalar mais um cidadão e sua família como um todo do que a falta de oportunidades.

E quem faz parte desse 1% de bem aventurados? A crescente elite colarinho branco, diz ele, um grupo muito menos. São executivos de algum tipo, especialmente do setor financeiro. É discutível se essas pessoas merecem ser bem remuneradas, mas não chegam onde estão apenas com prudência, limpeza e sobriedade.
 
Krugman cita também o recente filme estrelado por Leonardo Di Caprio, “O Lobo de Wall Street”- que retrata a vida de um golpista da bolsa de valores norte-americana. De acordo com o economista, a obra é muito popular entre os que chama de “tipos financeiros”, que vibram com o personagem-título. “Você quase nunca vê os apologistas da desigualdade dispostos a falar sobre o 1%, muito menos os ganhadores realmente grandes. Em vez disso, eles costumam falar sobre os 20% de renda mais alta, ou no máximo sobre os 5% de renda mais alta”, comenta.
 
Ele encerra o artigo alertando para a clara inclinação populista dos fatos, que embora desconfotáveis, pintam um quadro diferente da atual sociedade americana. E precisam ser encarados.
 
 
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E quem se ilude que o capitalismo seja diferente disso???

    O capitalismo é um tubarão, jamais será vegetariano, jamais poupará suas vitimas, quem afirma o contrário ou é ingênuo (escola idealista) ou mal intencionado com interesses a serem preservados no sistema. Acumulação de riqueza é a sua lógica e razão de ser e com a fase atual imperialista-finaceira a concentração dessa riqueza em mãos cada vez mais diminutas é a tendência. Lênin há mais de 100 anos já havia escrito sobre a fase que vivemos hoje, mas os sociais-democratas e liberais a viam apenas como uma critica ao sistema escrita por um perigoso comunista e não como um alerta ao sistema, poucos aprenderam com o que foi escrito e viram no livro de Lênin apenas mais uma peça mofada do mundo comunista…rsrsrsr, mas a história não esquece de seguir adiante e comprovar aquilo que se teima em negar baseados apenas em seus próprios caprichos. Sabe-se hoje que o nível de concentração de renda é o termômetro que mede a próxima crise do capitalismo, é como um moribundo, ligado aos aparelhos de uma UTI, os níveis de intoxicação sanguínea sobem e os rins param e logo começa-se as operações de ressucitamento, no entando, como todos sabemos nada é pra sempre, um dia, um belo dia, um belíssimo dia, as máquinas já não poderão ressucitar o moribundo, os níveis serão altos demais para que as máquinas consigam esse milagre e então Kaput…

  2. Boa é a distribuição de renda

    Boa é a distribuição de renda no Maranhão, cuja familia reinante é aliada preferencial do PT.

    Tambem maravilhosa eé a distribuição de renda em Angola, com fortunas bilionarias no ranking da FORBES e BLOOMBERG, na Guiné Bissau, amigos do peito do Lula.

    Tambem é excelente a distribuição de renda na Russia, com 137 bilionarios rankeados, a maioria vivendo em Londres.

    A unica coisa ruim é os EUA, que pais horrivel.

    1. Outra vez

      Caro André, vc um cara instruido e inteligente, opinião minha em função de artigos serios que vc escreveu aqui no blog, comparar a tremenda desigualdade na disribuição de renda ocorrida nos últimos anos nos USA, onde só o 0,001% ganhou muito, cerca de 5% ganhou algo e o resto perdeu  com o Maranhão (dos Sarney), Angola (ex colonia portuguesa), Russia (onde apos o comunismo uma máfia de agentes de inteligencia assumiram o poder) é sem pé nem cabeça. Voce pode melhorar a crítica, se conseguir sair da “neura” anticomunista. 

  3. QUEM SE ILUDE COM O CAPITALISMO

    NA REALIDADE  OS EUA  NUNCA   ACABOU COM O  SISTEMA DE ALCAPONE,  apenas  foi transferidos  para   grupos  mais  fortes  e que  tem o poder.  mais  o crime   de alcapone continua  do mesmo jeito.  so mudaram os nomes dos  person agens 

  4. O PSB  ESTA ALIDADO AO

    O PSB  ESTA ALIDADO AO PARTIDO MAIS CORRUPTO QUE  HA NO BRASIL  O  PSDB  E O DEMOCRATAS, MAIS  ALIANÇAS  NAO QUER  DIZER QUE  TANTO O PT  QUE É ALIDADO AO  PMDB   E O PSB  QUE ORA  ESTA ALIADO AO PSDB  SEJAM  TAO CORRUPTOS COMO ELES. As  alianças infelizmente  neste sistema  de   falsa  democracia  sao necessarias,  queroa ver um partido   conseguir  votar  assuntos de  interesse do Brasil e do povo  se nao  tiver  aliança  para pelo menos  ter  a metade  da  camara ou  do senado. Se bai tiver  apoio o Presidente fica a ver navios  por  isso  muitas vezes o PT  tem que  ir  no lixo   sem se misturar  e dar a mao  a  muita gente que nao vale nada.  Nao  digo isso me referindo a familia  Sarney. acho ate que eles estao sendo mesmo vitimas  da bandidagem do PSDB  DEM .  ja que  o  Sarney  nao quer mais dar  aos maos  a eles.  É BOM LEMBRAR  A QUEM FALA DA FAMILIA SARNEY  QUE  MUITA  SUJEIRA  QUE  HOUVE NO MARANHO  SARNEY  ERA  ALIADO DO PSDB  E NAO  DO PT.  NAQUELA  EPOCA  SARNEY  ERA  O MAXIMO, ERA O CARA,  TUDO QUE ELE  FAZIA  ERA LICITO. EMBORA  O ILICITO ESTIVESSE  PRESENTE  COMO COMO O SANGUE  QUE CORRE NAS NOSSAS VEIAS..  

    Esses que hoje metem o pau  em Sarney  sao os mesmo  que o abraçaram  e  respaldaram tudo que  tivesse de errado no Maranhao.  

    Roseana  Sarney é uma alidada do PT e nao quer  fazer parte da sujeira  do  PSDB/DEMOCRATA, e  justamente por isso que querem o impeachment  dela. nao porque  ela  nao preste  mais sim porque  querem  fazer com que ela  nao preste. É  a hipocrisia  tomando conta do nosso meio  de comunicaçao,  

  5. Comentário.

    Pessoas, não é preciso ir muito longe. Embora se coloque o número de 1% (que é, na verdade, mais um slogan que um número, mas se trata de um slogan mais próximo do real), a gente pode ver no link um procedimento interessante: http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2013/10/04/eua-emitem-us-23-trilhoes-desde-2008-mas-bancos-retem-85/. Simplesmente o FED emite, mas ele, o dinheiro, está concentrado. Isso permite a manutenção dos empréstimos bancários sob taxas presas à estratégia dos bancos. Quem se preocupa com o fim dos “incentivos”? Não são os bancos. A reserva está aí. Quando acabarem os “incentivos” do FED, o dinheiro do crédito secará e aqueles que precisarem de dinheiro terão juros exorbitantes para pagar. O remédio para a crise mundial não virá em 2014. Eu espero errar o chute.

  6. a Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

    Trechos dos artigos:

    Felizmente, a América Latina segue na contramão desta tendência –temos diminuído a desigualdade na última década. “Entre os países do G20, as economias emergentes geralmente eram aquelas com maiores níveis de desigualdade (incluindo África do Sul, Brasil, México, Rússia, Argentina, China e Turquia) enquanto os países desenvolvidos tendiam a ter níveis menores de desigualdade (França, Alemanha, Canadá, Itália e Austrália)”, explica o relatório. “Agora, todos os países de alta renda do G20 (exceto a Coreia do Sul) estão vivendo o crescimento da desigualdade, enquanto Brasil, México e Argentina estão vendo um declínio”.

    No documento, a Oxfam aponta o Brasil como um caso de sucesso na redução da desigualdade, em parte devido ao crescente gasto público social, um programa de transferência de renda de larga escala que impõe condições para o recebimento (Bolsa Família) e um aumento no salário mínimo de mais de 50% desde 2003.

    No entanto, a instituição deixa claro que a democracia ainda é frágil e a desigualdade ainda é muito alta no país. A boa notícia é que as ações recentes mostram que as enormes disparidades de renda podem ser combatidas com intervenções políticas.

    http://hypescience.com/as-85-pessoas-mais-ricas-do-mundo-tem-o-mesmo-dinheiro-que-as-35-bilhoes-mais-pobres/

    1. Sim, sucesso enquanto

      Sim, sucesso enquanto distribui-se capilé.

      Inda não vimos é a distribuição em educação (séria e nao isso que está aí, no máximo uma atualização da educação industrial), em saúde, em infra-estrutura, em qualidade de vida, e acima de tudo, quando pararem de nivelar por baixo, sangrando a classe média e reestruturarem o fluxo da riqueza de modo a parar de se sobreconcentrar nas mãos da minoria minoritaria mínima, aí, sim, vamos ver algum sucesso digno do nome diminuir desigualdade social.

      Saudações,

  7. Sem comentários

    Desde a década de 70 falava sobre isto! Mas era criticado, criticavam as medidas protecionistas dos militares. Neste aspecto sempre estive com eles conhecia muito bem este risco. Agora já é tarde! Se o país tentar bater de frente com o capital será levado a falência pela fuga em massa de capital. Inclusive dos nossos explordores locais!

    Esta doença agora é mundial e estão usando a China e a India para forçar a situação nos paises desenvolvidos, ou seja derrubar salários e garantias sociais.

    Todo mundo virou escravo do trabalho e não falta feitores no mundo para explorar!

  8. Os EUA são uma grande e

    Os EUA são uma grande e frondosa árvore doente. Atacada por vorazes pulgões , perdeu o viço. Sua força se esvai e seu poder é controlado pelos que sugam sua seiva. A qualidade dos frutos que produz está comprometida , resta-lhe a imensa sombra que projeta e o temor que infunde a todos diante do estrago que sua  queda poderá produzir … 

  9. “Pode estar”? paremos de

    “Pode estar”? paremos de eufemismos, está também, e ponto, sendo lá um dos centros do câncro econômico-social de nossos dias.

    Saudações libertárias de hábito

  10. “Voce pode melhorar a

    “Voce pode melhorar a crítica, se conseguir sair da “neura” anticomunista.” (Julião)

    “Boa é a distribuição de renda no Maranhão, cuja familia reinante é aliada preferencial do PT.” (A.Araújo).

    Lamentável que um texto esclarecedor, escrito por nada menos que Paul Krugman, colunista de economia do New York Times, não tenha sido entendido em sua plenitude, e alguns comentaristas tenha se deixando levar pela ideologia.

    Na verdade, o que se depreende ao ler estes comentarios, é que, para alguns, o melhor é não raciocinar, melhor atacar, dividir, ao invés de elevar o nível! Só podemos lamentar, por perdermos esta ótima oportunidade de interagir civilizadamente e agregar conhecimentos.

    Sobre a matéria, excluindo a ideologia, posso afirmar que, os capitalistas/liberais talvez tenham se  perdido nesta caminhada, e se deixaram suplantar pelo lucro exacerbado, pois se o capital é importante, quem produz teria que ter em contrapartida, um salario justo!

    Mas ai, já seria aprofundar demais para alguns!!!!!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador