INSS deve parar nesta quarta-feira (7) por falta de recursos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Em ofício, o presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, alertou o governo federal sobre a situação

Antônio Cruz – Agência Brasil

Os recentes bloqueios orçamentários determinados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) devem comprometer as atividades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir desta quarta-feira (7). 

Em ofício enviado ao secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau, o INSS alertou: “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”.

Isso poderá ocasionar no fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos de benefícios e interrupção de contratos com terceirizados, conforme informou a CNN Brasil, que teve acesso ao documento. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”     

O ofício, assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, foi encaminhado à Secretaria de Orçamento na última sexta-feira (2) com o assunto o “impacto das restrições orçamentárias no âmbito do INSS”, informou a reportagem.

Além disso, o órgão já estaria pedindo por recomposições orçamentárias há algum tempo e alertou para dificuldade de cumprir com os pagamentos de aposentadorias em dezembro. Esses apelos, no entanto, não teriam tido resultado.

Neste último ofício, Gastaldello ainda ressaltou que apesar dos esforços do INSS e da parceria do Ministério do Trabalho, que “auxiliou com orçamento enquanto foi possível”, o órgão irá adotar medidas de “caráter emergencial”. 

Os Ministérios da Economia, do Trabalho e o INSS, não se manifestaram sobre o caso.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador