Intenção de consumo das famílias recua em junho

Jornal GGN – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou um recuo de 1,6% (120,4 pontos) no mês de junho, na comparação com maio, e uma queda de 7,4% em relação a junho de 2013. O índice está pela segunda vez consecutiva no menor nível da série histórica, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
 
A alta inflação a elevação dos juros causaram aperto no orçamento e enfraqueceram as perspectivas de consumo. Apesar do resultado, o índice ainda mantém-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), em nível favorável, apenas com um cenário de cautela pelo desaquecimento do quadro.
 
De acordo com economistas da CNC que participaram da pesquisa, o último resultado positivo foi em dezembro de 2012.
 
O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 1,6% na comparação mensal. As famílias com renda acima de dez salários mínimos também apresentaram retração (-1%).
 
Regionalmente, a retração do índice nacional foi puxada principalmente pelas capitais do Centro-Oeste, Sul e Nordeste, que registraram quedas de 3,9%, 3,5% e 2% respectivamente.
 
A CNC aproveitou o comunicado para reforçar que revisou para baixo a expectativa do volume de vendas para 2014, passando de 4,9% para 4,7%. Artigos de uso pessoal e doméstico e farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos devem liderar a lista, mesmo com o pessimismo nas previsões.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador