Loja centenária de instrumentos musicais é despejada no RJ

Do O Globo
 
A Guitarra de Prata fecha as portas na Rua da Carioca
 
ISABELA BASTOS
 
 

Com 127 anos de história na Rua da Carioca, a loja de instrumentos musicais A Guitarra de Prata fechou as portas nesta segunda-feira. As atividades no tradicional casarão 37 foram encerradas por conta de uma ação de despejo movida pelo Opportunity. O banco comprou, da Ordem Terceira da Penitência, 18 casarões no lado ímpar da rua. Segundo o presidente da Sociedade Amigos da Rua da Carioca, Roberto Cury, os donos da loja não aceitaram os termos da renegociação do contrato de aluguel do imóvel, uma novela que se arrastava desde o ano passado.

“Eles pagavam cerca de R$ 7 mil ao mês e o banco queria aumentar para cerca de R$ 15 mil. O despejo foi decretado em fevereiro e o prazo para sair acabou”, diz Cury. “Ontem fecharam as portas e vão se mudar para um imóvel bem menor do outro lado da rua. Isso tudo é um absurdo!”

Em junho do ano passado, o prefeito Eduardo Paes chegou a publicar um decreto criando o Sítio Cultural da Rua da Carioca, abrangendo toda a rua e tombando definitivamente nove imóveis. Entre eles, endereços centenários como o Bar Luiz,  a loja de guarda-chuvas Vesúvio e A Guitarra de Prata. O decreto criava também nova categoria de patrimônio imaterial na cidade: a de atividade econômica notável.

Na ocasião, o presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo, explicou que o tombamento municipal impedia modificações arquitetônicas nos prédios sem aprovação do conselho de patrimônio. Qualquer mudança de uso dos imóveis também precisaria ser autorizada pelo instituto.

A Guitarra de Prata já atendeu a clientes ilustres como Pixinguinha, Nelson Gonçalves, Dorival Caymmi e Paulinho da Viola. 

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah, é muita sacanagem!

    Eu nao acredito numa barbarie capitalista dessas! É o mesmo Opportunity do Daniel Dantas? O Dono do Brasil?! Esse tipo de predador só quer grana e poder. E essa lei de tombamento funciona ou não funciona? Alô, alô povo carioca! Estão destruinbdo a história do Rio de Janeiro!

    1. Ironia do destino e ajuda da justiça

      Pelo que tenho lido, esse homem que tenta destruir esse local tradicional de minha cidade deveria estar preso. E, ironicamente, heróis brasileiros que defenderam a pátria e não apenas uma cidade, estão presos!  Essa é a justiça de nosso país!  FORA DANIEL DANTAS !!!!  Ou seria Mendes? Sempre me engano…

  2. Esse episódio ilustra, com o

    Esse episódio ilustra, com o nome dos personagens, os impactos da opção de desenvolvimento feita pelo Rio e por quase todas as cidades do mundo. É a famigerada modernização, que desde o período pós-guerra vem dominando as práticas de desenvolvimento, apesar de sua capacidade sem precedentes de destruição do homem, da natureza e da cultura. Enquanto isso, nós continuamos a trabalhar como burros e a tentar encontrar alguma gotícula de felicidade nesse mundo. 

  3. Não entendi o interesse do

    Não entendi o interesse do opportunity nesses casarões. A não ser que pretendam “destombá-los” para demolir e construir um arranha-céu no lugar 

  4. Meus Deus !

    Conheço essa loja de instrumentos musicais desde criança.

    Comprei vários instrumentos musicais nessa loja, violão, cavaquinhos …

    Há uns 3 anos comprei um teclado Yamaha P55, foi o melhor preço que encontrei na região.

    Lamento muito pelo fechamento da loja, é mais uma historia do Rio antigo que se vai.

    O Bar do Luis, que fica na mesma rua,  e é local de presença de várias personalidades, entre elas o ministro Joaquim Barbosa, tem que colocar a barba de molho.

    Como esse Daniel Dantas é nocivo ao país. 

    Será que não existe no Brasil alguém que legalmente consiga parar esse homem.

    1. Este é o verdadeiro PREDADOR!

      Esse ser abominável não deve ser carioca!  Acabar com a tradicional Rua da Carioca, só mesmo um alienígena! Além do Bar Luiz, existe o Rei das Facas, onde encontramos os mais variados utensílios de cozinha, como as maravilhosas facas tramontina. Odiosas criaturas que, por ganância, espaços cultuados por nós cariocas, são destruídos, como também os comerciantes que serão despejados! O inferno é pouco para Daniel Dantas, ou seria Daniel Mendes? Desculpem-me sempre me engano com esses nomes…  

  5. Esses caras são iguais aos

    Esses caras são iguais aos chineses. Chegam e vão se apropriando de TUDO. E o pior é que, como acontece com os chineses, ninguem toma uma providencia para barrar essa corrida. Já são fortes mas daqui há alguns anos estarão dando as cartas em todos os niveis. Aí não há para quem recorrer.

  6. Como assim?
    Os antigos casarões da rua da carioca fazem parte do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. Vamos defender o que é nosso ou ficar de braços cruzados esperando para depois chorar sobre o leite derramado?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador