O peso do automóvel argentino nas importações brasileiras, por Luis Nassif

O Brasil exportou US $2,6 bilhões de automóveis para a Argentina e importou US $5 bilhões, crescimento respectivamente de 18,5% e 27% em relação ao período anterior.

Defendida por Fernando Haddad e Gabriel Galípolo, a moeda sul-americana visaria acelerar a integração regional, vista como peça relevante do desenvolvimento brasileiro.

Os dados do comércio exterior Brasil-Argentina – recém saídos do forno – ajudam a fortalecer essa percepção.

No acumulado de 12 meses até novembro de 2022, as exportações brasileiras para a Argentina aumentaram 34,4% em relação ao período anterior, enquanto as importações aumentaram 16,2%.

A Argentina foi a maior compradora de 7 produtos brasileiro, a 2a maior em 4, a 3a maior em 3. Por sua vez, foi a 1a maior vendedora em 2 produtos de importação e a 2a maior em 2.

É interessante a complementaridade na produção de veículos, processo iniciado nos anos 90.

O Brasil exportou US $2,6 bilhões de automóveis para a Argentina e importou US $5 bilhões, crescimento respectivamente de 18,5% e 27% em relação ao período anterior.

Cresceram bastante também (14,8%) as importações de soja da Argentina, segundo maior produto da pauta de importações do país, ponto que merecia ser melhor analisado. Se o Brasil é grande exportador de soja, porque importa da Argentina? Seria a questão tributária, favorecendo mais um país do que outro?

O mesmo em relação à fabricação de veículos automotores. A falta de peças deve ser comum aos dois países. Que tipo de veículos a Argentina abastece no mercado brasileiro?

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador