Luta amplia demarcação de Terras Indígenas

Jornal GGN – Nos ultimos quinze dias, o Supremo Tribunal Federal, a FUNAI e o Ministério da Justiça somaram vitórias para os processos de resistência e demarcação de Terras Indígenas (TIs). O processo está em crise porque terras demarcadas pelo governo federal em 2010, hoje são questionadas em juízo. A conjuntura do conflito leva muita violência a realidade das Terras Indígenas, assista o vídeo apresentado na CPI do Genocídio na sessão do dia quatro de abril de 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=DQeP8eD3AMU width:700 height:394

No último dia 19, Dia do Índio, o ministro Eugênio Aragão assinou suas primeiras portarias declaratórias que reconhecem juridicamente as terras Estação Parecis e Kawahiva do Rio Pardo, ambas no Mato Grosso. O Supremo Tribunal Federal suspendeu a liminar de reitegração de posse da terra Tekoha Taquara, no município de Juti/MT. A Fundação Nacional do Índio (Funai) aprovou quatro relatórios Circunstanciados de Identificação de Delimitação das Terras Indígenas Ypoi/Triunfo/MS (Guarani Kaiowa), Sawré Muybu/PA (Munduruku), TI Sambaqui/PR (Guarani Mbya) e TI Jurubaxi-Téa/AM  (Arapaso, Baniwa, Baré, Desana, Kuripaco, Nadöb, Pira-Tapuya, Tikuna, Tukano e Tariana).

Leia mais

Reintegração de Território Indígena Takuara, em (MS), é suspensa! Vitória dos povos originários

“Garantia de direitos para os povos indígenas precisa dar passos largos na direção da defesa dos povos e comunidades tradicionais”

Governo declara duas Terras Indígenas e identifica quatro

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador