domingo, abril 21, 2019
  • Carregando...
    Início Cultura

    Cultura

    Lista de Livros: A ilusão neoliberal (Parte I) – René Passet

    Obra de economista francês analisa questões centrais à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Uma das perguntas que procura responder é: por que é urgente reverter a tendência liberal na economia?

    Um quebra-cabeça mitológico no filme A Deusa da Vingança, por Wilson Ferreira

    Assim como na mitologia grega na qual Nêmesis busca a vingança para manter o equilíbrio cósmico, também naquele lugar um drama cosmológico precisa ser resolvido.

    A invasão da Amazônia pelos Cavaleiros do Apocalipse I, por Sebastião Nunes

    – Flávio – exclamou o cavaleiro Messias, voltando-se para o cavaleiro-senador. – Viu quanta terra estamos desperdiçando nessa floresta?

    Tristeza no Céu, por Carlos Drummond de Andrade

    Outra pluma, o céu se desfaz / Tão manso, nenhum fragor denuncia / O momento entre tudo e nada / Ou seja, a tristeza de Deus

    Melhor negócio que Judas fazes tu, Joaquim Silvério, por Cecília Meireles

    Cecília Meireles, “Romanceiro da Inconfidência”, “OBRA POÉTICA” de Cecília Meireles, PUBLICADA, em volume único, pela Editora Nova Aguilar S/A

    As doações à reconstrução da Notre Dame e os direitos violados, por Cíntia Corina...

    Sobre as manifestações contra o volume de doações para a reconstrução da Catededral de Notre Dame: "se não houvesse nenhuma doação, os mesmos críticos estariam indignados"

    Esculpindo a tradição, por Jorge Henrique Bastos

    "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". O relato do artesanato colonial produzido por três peruanos radicados há décadas no Centro de São Paulo

     Rádio, viagem no tempo e identidade no filme polonês “The Man With The Magical...

    “The Man With The Magic Box” faz o contrário: a viagem no tempo como busca da permanência, duração – a busca da própria identidade.

    Jesus ateu, por Sergio Saraiva

    Você é o Deus dos inimigos? Eles nos venceram e agora nos oprimem. Todos os dias os oprimidos rezam pela sua libertação. E todos os dias os vitoriosos agradecem a Deus o seu triunfo.

    A História do Mundo – parte II, por Gustavo Gollo

    Nosso mundo é ordenado pelo tempo, fato revelado pelo conjunto de fotogramas de uma filmagem qualquer, que evidencia, sempre, a sucessão ordenada de imagens a transcorrer passo a passo.

    Lula, sexta-feira santa de 2019, por Urariano Mota

    De um ponto de vista dos militantes socialistas, devo dizer: de 2017 até hoje a luta contra o fascismo ficou mais intensa.

    A nau dos profetas embalsamados (2), por Wilson Luiz Müller

    Porque a nau pode afundar em algum momento, temos que ser precavido, esse povo é muito ingrato e por qualquer coisa pode começar a se revoltar.

    Entre Salas e Celas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    Ao brincar literariamente com os esteriótipos, criando personagens que parecem criminosos e não são e/ou que não aparentam ser criminosos e são, Marcelo Semer obriga o leitor a refletir sobre o cotidiano brasileiro.

    Lista de Livros – Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático (Parte II),...

    A política do Estado moderno endividado está se tornando simultaneamente complicada e esquiva ao controle democrático, uma vez que se concretiza, em grande parte, como política internacional – sob a forma de diplomacia financeira internacional –, sobretudo na Europa.

    Edvaldo Santana ao vivo. Um show de criatividade, por Carlos Motta

    Original e sincero, Edvaldo é um vulcão criativo, e talvez por isso mesmo não seja bem digerido pela indústria cultural, esse sistema que privilegia a indigência intelectual. 

    O Mistério das Coisas é Palpável, por romério rômulo

    quando guardo minhas revelações tenho outro mistério líquido dos fatos.

    O duelo entre Žižek e Peterson, por Christian Ingo Lenz Dunker

    Christian Dunker comenta o confronto intelectual mais esperado desde o embate entre gregos e alemães no "futebol dos filósofos" de Monthy Python

    O poeta e o diálogo com o tempo III, por Maíra Vasconcelos

    Pensar sobre o próprio tempo pode ser também colocar-se literalmente neste entre-tempo, neste ir e vir permanentes. Isso é situação possível na vida de poetas e escritores.

    Um homem rejuvenescido, por Aquiles Rique Reis

    Aos 85 anos de vida, 65 anos de carreira e hoje lançando um disco autoral depois de um hiato de 25 anos, Carlos Lyra ressurge revigorado em Além da Bossa

    Histórica Catedral de Notre-Dame é atingida por incêndio; prédio passava por reformas

    Primeiros focos de incêndio foram vistos por volta das 15h30, partindo do topo do prédio. Fogo ainda não foi apagado e não se sabe as causas do acidente. Autoridades dizem que não há vítimas até o momento

    Mais comentados

    Últimas notícias