domingo, junho 16, 2019
  • Carregando...
    Início Cultura

    Cultura

    A peleja amazonense de valente sucuri contra o amedrontado escudeiro-Moro

    Cavaleiros do Apocalipse pararam de gemer e manquitolar, pondo-se, de boca aberta, a reparar no avermelhado céu de Brasília em chamas. O escudeiro-Moro, com o rabo entre as pernas, ria disfarçadamente

    Lista de Livros: Fundamentos socioculturais da educação, por Doney

    Educação é processo humano, essencial para a perpetuação da humanidade e veículo de humanização. Educar é humanizar

    Identidade zero, por Robert Kurz

    Texto publicado já em 1994, mas que mantém hoje toda a actualidade, face aos novos movimentos populistas de direita e neo-fascistas, bem como à crescente mania da identidade.

     Margarida e Aparecido

    Célia Coutinho & Rogério Cardoso cantam MARGARIDA E APARECIDO de Macedo Neto e Irvando Luiz. Resgate de Luciano Hortencio.

    Lista de Livros: Sou Péssimo em Inglês, de Carina Fragozo

    Mas, por que erramos? E de onde vêm os nossos erros? Bem, podemos classificar os erros cometidos pelos aprendizes de idiomas em pelo menos duas grandes categorias: erros de transferência e erros de desenvolvimento.

    Vinte anos do “Manifesto contra o trabalho”. Adendo à quarta edição alemã

    A destruição dos fundamentos naturais da vida avança desenfreada, a fratura social do mundo atinge dimensões dramáticas e, no plano político, assistimos a um retorno assustador das identidades coletivas, juntamente com o ressurgimento de partidos e movimentos nacionalistas, de extrema-direita e populistas de esquerda.

    Profecias científicas, por Gustavo Gollo

    Então, delirem, sonhem, confiem na lógica e na razão abstrata e devaneiem louca e impetuosamente, guiados pela beleza, e o façam com garra, como se em busca do gol.

    Operação Green Eagle – depois da greve é hora de recolher os espólios, por...

    Foi então que veio a ordem, diretamente de Langley, na Virgínia, Assumam o controle e mantenham o discurso de renovação do Brasil. É preciso divulgar o seguinte lema: – “Se os três poderes estão corrompidos, que comece a purga e acabe essa farra de dar voz aos bandidos”.

    O mito fingidor, por José Geraldo Couto

    O suposto documentário Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story, de Martin Scorsese, que entrou em cartaz ontem (12 de junho) na Netflix, ao mesmo tempo ilumina e obscurece esse processo de autoconstrução permanente

    Novo livro de Roberto Corrêa retrata a retomada da viola no Brasil

    “Viola caipira: das práticas populares à escritura da arte” é resultado da tese de doutorado do violeiro e professor, com mais de 40 anos dedicados à viola

    Moro e Dallagnol, um casal nunca visto antes, por Urariano Mota

    Trata-se de mostrá-los como um casal íntimo para o crime, assim como a zombaria que fazem e fizeram dos democratas.  

    Novíssimo Dicionário da Língua Brasileira, por Izaías Almada

    Ao raiar da era bozozóica, apresento aqui aos amáveis leitores a primeira edição do “Novíssimo dicionário da Língua Brasileira”, em particular aos milhões de alunos que se inscreveram para as provas do ENEM/2019

    O casamento de Viola com Piano, por Aquiles Rique Reis

    Encontro é um lindo CD, recém-lançado por Benjamim Taubkin, em seu Piano; e por Ivan Vilela, na Viola

    A beleza da palavra solo num dia de comemorar o amor em par, por...

    A troca de presentes fica pequena tamanha a viagem que é encontrar esse tal de amor assim, antes em mim.

    Quando Mangueira não vem…

    Alcides Gerardi interpreta QUANDO MANGUEIRA NÃO VEM de Pereira Matos e Ocirema da Silva Magalhães. Resgate de Luciano Hortencio.

    O Marreco de Curitiba, por Romério Rômulo

    O meu umbigo pátrio, ensimesmado / vê Sérgio Moro como um conje rouco

    Hoje tem Hammond Grooves e WeJam Big Band em São Paulo

    Sob a batuta do maestro Oswaldo Sperandio, o Hammond Grooves e a WeJam Big Band se unem num espetáculo imperdível, no Bourbon Street, hoje, dia 11 de junho, às 21h30. O show une um trio clássico de órgão, bateria e guitarra a uma big band.

    Uma crônica do liberal-fascismo, por Rogério Mattos

    O filme The Vice mostra como o liberalismo do século XX se organizou como uma forma de controlar os Estados, de nunca mais ficar sob sua tutela, como no antigo império territorial, o modelo britânico do século XIX.

    Crônica de exultação e samba, por Rui Daher

    Hoje em dia, faço força para ir-me sem saber o que será deste país. Se alguém irá transformá-lo em “festa, trabalho e pão”, não serei eu. Deixo isso pra vocês.

    Uma revelação, por Gustavo Gollo

    A iminente mudança no eixo de poder mundial desvelará uma imensa profusão de possibilidades que nos têm sido ocultadas, em todos os campos.

    Mais comentados

    Últimas notícias