Mostra de Cinema de Tiradentes celebra 20 anos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Minas Gerais se transformará em um centro audiovisual, entre os dias 20 e 28 de janeiro, com a Mostra de Cinema de Tiradentes, que celebra 20 anos de história com o tema “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, desenvolvido pelo curador Cleber Eduardo. Durante os nove dias de programação gratuita, a cidade histórica contará com a exibição de 108 filmes brasileiros, debates, mesas temáticas, oficinas, exposições, lançamento de livros, entre outras atrações artísticas. A criançada inda irá conferir a “Mostrinha de Cinema”.

A edição, que festeja a diversidade e a presença da mulher na produção nacional, terá três espaços de exibição: Cine-Tenda, Cine-Teatro e Cine-Praça. A abertura, no dia 20, às 21h, irá homenagear às atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, que receberão o Troféu Barroco, no Cine-Tenda. A homenagem se estenderá ao longo dos dias, com a exibição dos filmes e com o debate “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”, onde as artistas participarão de um bate-papo com a plateia.

Dos 108 filmes de pré-estreia nacional escolhidos para exibição estão 34 longas, dois médias e 72 curtas-metragens. A seleção de longas foi dividida em nove mostras temáticas: Aurora, Homenagem, Olhos Livres, Cinema em Reação, Horizonte, Praça, Bendita, Sessão-Debate e Mostrinha. E a seleção dos curtas em 10 sessões: Foco, Panorama, Homenagem, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Experimentos, Formação, Jovem e Mostrinha.

A seleção dos longas contou com a curadoria de Cléber Eduardo, que ressalta a marca inédita de longas dirigidos por mulheres: entre os 29 novos títulos selecionados, 12 são de realizadoras. O crescimento e a força feminina no audiovisual será reconhecida com o Troféu Helena Ignez, criado este ano, que será entregue à profissional que tenha se destacado em qualquer área na produção dos filmes em exibição.

Já a curadoria dos curtas-metragens ficou por conta de Francis Vogner, Pedro Maciel Guimarães e Lila Foster.  A novidade deste ano é a mostra Experimentos, que reúne filmes com novas proposições nas relações entre som e imagem. “Teve uma quantidade expressiva de filmes com essas propostas e um desejo potente de tomar o cinema como arte autorreferencial e em ligação direta com o trabalho de poetas literários e cinematográficos”, disse Lila Foster.

Outro destaque é a Mostra Aurora, presente em nove edições passadas, que se dedica a novos realizadores que proponham novas formas de estética. Este ano ela conta com sete participantes, que serão avaliados pelo Júri da Crítica. O ganhador levará o Troféu Barroco e outros prêmios. Ainda, a fim de refletir a primeira década da Aurora e o impacto da mostra no cenário do cinema brasileiro independente, o público poderá conferir a mesa “Mostra Aurora 10 Anos: Percurso e Reflexão”, com a presença de cineastas.

A temática “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, pensada pelo curador Cleber Eduardo a partir do momento social e político de 2016, traz para debate um cinema que reage a seu espaço e a seu tempo histórico, refletido em duas mesas no evento “Questões de representatividade e proposta estética” e “Circulação e Visibilidade”.

“A discussão a se propor é que a reação aos recentes acontecimentos políticos ou sociais, através do cinema, só terá força se o cinema for colocado como carro-chefe, e não como palanque, megafone, hashtag ou militância”, diz o curador. “Se a militância estiver à frente dos filmes, o efeito será limitado. Para um cinema verdadeiramente político, a estética deve estar ao lado ou à frente do político”, comentou o curador. 

Outras atrações  

Nesta edição, o Cine-Teatro irá receber o 20º Seminário do Cinema Brasileiro, que contará com a presença de cerca de 60 profissionais do audiovisual, entre críticos, jornalistas, pesquisadores, cineastas, professores e curadores. A atividade irá incluir os debates da série “Encontros com Diretor, Crítica e Público”, onde um profissional convidado irá apresentar sua visão sobre algum filme exibido na Mostra, o realizador comentará seu trabalho e a plateia participará com perguntas.

Durante a Mostra, dez oficinas irão disponibilizar 240 vagas (como direção e atuação, noções de montagem e edição, trilha sonora e realização em curta digital). Também acontecerá exposições, lançamentos de livros, cortejos, teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas.

Cinema (ARTE) de Reação

A temática “Cinema em reação, Cinema em reinvenção”, também estará refletida no palco do SESC Cine Lounge (espaço interativo instalado no Complexo de Tendas que promove o encontro de todas as artes com o cinema). A programação desse espaço vai privilegiar o trabalho autoral e independente, a partir de uma proposta curatorial desenvolvida pela equipe do Sesc.

Essas atrações foram escolhidas por meio de quatro temas: a Identidade como processo, o Território como matéria-prima (em detrimento da representação), a Arte entre a política e a micropolítica e a Hibridização de linguagens. As apresentações acontecem no Sesc Cine Lounge e também no Largo das Fôrras, na praça principal de Tiradentes.

O tradicional “Cortejo das Artes” acontece no dia 21, sábado, às 16h30, com saída da Igreja do Rosário, e irá percorrer as ruas de Tiradentes espalhando cultura popular e tradicional com congados, folias de reis, blocos carnavalescos, palhaçaria, teatro de rua e bonecos.

O Sesc Cine Lounge ainda irá exibir a produção do coletivo #eufaçoaMOSTRA, que fará a cobertura do evento em mídias móveis. Outra novidade é a participação da artista “Criola”, conhecida por seu trabalho em favor do empoderamento da mulher negra, que com grafites pelas ruas de diversas cidades, revela formas e cores que remontam à ancestralidade da cultura africana. Criola fará parte do “Projeto Parede”, onde irá realizar um “work in process” aberto ao público durante os dias do festival.

Serviço

20ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Temporada: de 20 a 28 de janeiro

Onde: Tiradentes, MG

Programação gratuita. 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador