Nesta edição, Sala de visitas fala de samba, Getúlio e Petrobras

Nassif recebe Lira Neto, José Augusto Ribeiro e a cantora Fabiana Cozza cruzando histórias que remontam trajetória do Brasil moderno 

 
Jornal GGN – Nesta edição, Luis Nassif recebe no Sala de Visitas dois jornalistas e escritores – Lira Neto e José Augusto Ribeiro, e a cantora e compositora Fabiana Cozza, dona de uma das vozes mais surpreendentes que passou pelo programa. 
 
Lira Neto, considerado um dos maiores biógrafos do país, acaba de lançar ‘Uma história do Samba’, pela Companhia das Letras, o primeiro livro de uma trilogia. A narrativa começa no Rio de Janeiro pós-abolição, recontando como o samba carioca nasceu (ou samba urbano). Na obra, Lira faz um mapeamento das origens, a partir dos anos 1890 e conclui a obra em 1930, até chegar no desfile inicial das escolas de samba do Rio.
 
Em seguida, Luis Nassif entrevista, por Skype, o também jornalista José Augusto Ribeiro, segundo colocado na categoria Biografias do Prêmio Jabuti, em 2016, com o livro “Tancredo Neves: a Noite do Destino”, pela Civilização Brasileira.  Nesta exclusiva para o Sala de visitas, ele se aprofunda em dois dos seus mais recentes trabalhos como escritor: ‘Getúlio Vargas, a Saga da Petrobras’ e ‘Getúlio Vargas, a Morte com um Sorriso’, os dois livros publicados pela Amazon Books, fazendo uma análise importantíssima que relaciona a luta de Vargas para criar a Petrobras com a origem do desmonte da petroleira nos dias atuais, em consequência da operação Lava Jato. 
 
Por fim, no terceiro bloco desta edição, Nassif conversa com a cantora Fabiana Cozza, acompanhada do violonista Henrique Araújo. Filha do puxador da escola de Samba Verde e Branco, Osvaldo Santos, Fabiana iniciou a carreira em meados de 1990, integrando o grupo vocal liderado por Jane Doboc. 
 
Hoje, a cantora tem cinco álbuns gravados, dois DVDs lançados e a experiência de cantar ao lado de nomes como Elza Soares, João Bosco, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Emicida, Rappin Hood e muitos outros, chegando aos 18 anos de carreira como uma das mais importantes intérpretes da música brasileira contemporânea.
 
https://www.youtube.com/watch?v=EQgWn4QOp0s&feature=youtu.be width:700
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vendo os nomes na entrevista

    Vendo os nomes na entrevista com o José Augusto Ribeiro – Getúlio, Roosevelt, Tancredo como ministro da justiça, Lacerda, Chateubriand – e comparando com os nomes que estão hoje…Que queda dos infernos rsss 

    Imagino o horror de um idiota como o Rodrigo Constantino ouvindo que Roosevelt pretendia criar uma PetroAmérica (rs) pra encarar de frente as sete irmãs – que apoiavam indiretamente o nazismo – e só não fez porque, na guerra, tinha o seu poder de presidente aumentando várias vezes. 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador