No DF, Justiça determina uso de técnicas de torturas contra estudantes

 
Jornal GGN – Em decisão do último domingo (30), a justiça do Distrito Federal determinou que fossem utilizadas técnicas de tortura, como cortes do fornecimento de água e luz, restrições ao acesso de familiares e amigos,  inclusive se estiverem levando alimentos para estudantes em escolas ocupadas. 
 
A decisão é do juiz Alex Costa de Oliveira, da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com o objetivo da “restrição à habitabilidade” das escolas ocupadas, e prevê também o uso de “instrumentos sonoros contínuos direcionados ao local da ocupação” para impedir que os alunos durmam.
 
O juiz fala na utilização de tais medidas “independentemente da presença de menores no local”, pedindo a identificação dos estudantes e que a PM também observe eventuais práticas de corrupção de menores.

 
Leia mais abaixo:
 
Da Rede Brasil Atual
 
Justiça do DF determina uso de técnicas de tortura contra estudantes em ocupações
 
Entre as ações, estão cortes do fornecimento de água, luz e gás das escolas, uso de ruídos para impedir o período de sono e restrição ao acesso de familiares, amigos e alimentos
 
Por Rodrigo Gomes
 
O juiz Alex Costa de Oliveira, da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), determinou o uso de técnicas de tortura para “restrição à habitabilidade” das escolas, com objetivo de convencer os estudantes a desocupar os locais. Entre as técnicas estão cortes do fornecimento de água, luz e gás das unidades de ensino; restrição ao acesso de familiares e amigos, inclusive que estejam levando alimentos aos estudantes; e até uso de “instrumentos sonoros contínuos, direcionados ao local da ocupação, para impedir o período de sono” dos adolescentes. A decisão é do último domingo (30).
 
O juiz ainda ressalta que tais medidas ficam mantidas, “independentemente da presença de menores no local”. “Autorizo expressamente que a Polícia Militar (PM) utilize meio de restrição à habitabilidade do imóvel, tal como, suspenda o corte do fornecimento de água; energia e gás (…) restrinja o acesso de terceiro, em especial parentes e conhecidos dos ocupantes (sic)”, determinou Oliveira.
 
O magistrado pede ainda a identificação de todos os ocupantes e que a PM observe uma eventual prática de corrupção de menores no local. A determinação para reintegração de posse das escolas é imediata, demandando apenas que a polícia efetive o reconhecimento dos locais, conheça o número de ocupantes e disponibilize efetivo para a ação.
 
Para o advogado Renan Quinalha, que auxiliou os trabalhos da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, a decisão é absurda e legitima técnicas de tortura contra estudantes nas escolas ocupadas. “É uma reedição de técnicas de tortura. São considerados meios mais amenos, por assim dizer, por que não tem violência direta, mas isso agride física e mentalmente os estudantes. Visa criar o caos entre os jovens. Não é para convencer. É autoritário e violento”, afirmou.
 
Na madrugada de hoje (1º), um grupo invadiu ilegalmente o Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília e lançou bombas caseiras e coquetéis molotov para expulsar os alunos que ocupavam o local. Pela manhã oficiais de justiça, acompanhados por soldados da Polícia Militar do Distrito Federal, cumpriram mandado de desocupação da escola. Os alunos saíram pacificamente do local.
 
O Distrito Federal tem outras sete escolas ocupadas nas cidades-satélites de Samambaia, Planaltina, Recanto das Emas, Taguatinga e em Brasília, no Plano Piloto. Também estão ocupados cinco institutos técnicos federais, localizados nas cidades-satélites de São Sebastião, Planaltina, Riacho Fundo, Estrutural e Samambaia. Na noite de ontem, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram ocupar a reitoria.
 
Em todo o país, mais de mil escolas foram ocupadas em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 (que se tornou PEC 55 na tramitação atual, no Senado), que vai causar cortes de verbas nas áreas sociais, da saúde e da educação, e contra a Medida Provisória 746, que propõe a reforma do ensino médio sem discussão com especialistas, profissionais e estudantes.
 
Veja abaixo um trecho da decisão:
 
Excerto da decisão
 
 
Leia também:

Secundaristas são perseguidos e espancados por PMs em SP

Policiais e educadores espionam estudantes que participam de mobilizações em Goiás
Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Foi no Plantão do Judiciário.

       

      Está no andamento do processo:

      29/10/2016 – 22:20:00

      642 – Medida de urgencia recebida no plantao judicial petição inicial

      O Juiz é de outra Vara. Devia estar no plantão:

      ALEX COSTA DE OLIVEIRA
      vara civel do guara

      1. Será que a vara desse juíz

        Será que a vara desse juíz serve para alguma outra coisa que não seja tortura de crianças e jovens ? Eu não sei porque não sou versado nessas coisas, mas tem um tal de Freud que explica isso nos míiiiiiiinimos detalhes.

  1. Parece que esse golpe vai

    Parece que esse golpe vai durar mais que os 21 anos do outro. O outro era mais definido, estava encabeçado pelos militares. O atual decorre da ação dos golpistas de 1964, que por impunidade voltam atacar, mas está nas mãos de vários e diferentes grupos, que para ajudar não entendem-se. Brigam entre si para mostrarem serviço, com o objetivo de cair nas graças sabe-se lá de quens com os quais possuem suas dívidas e rabos presos. Aos que possuem voz e presença ativa nos meios mais próximos aos golpistas, seria interessante batalhar para que os mesmos elejam entre si um representante geral para dialogar com os brasileiros não golpistas.   

  2. Quando pensamos que estávamos no fundo..

    do poço aparece um zinho ( ou zeco) como este para mostrar que estamos errados.  Ainda há muito fundo para se chegar ao fundo do poço. Depois não venham reclamar quando parte destes estudantes resolverem passar para a clandestinidade para fazer aquilo que não pode ser feito na vida normal. Quem viveu 1968 sabe do que estou falando.

  3. Estou suando em bicas com o

    Estou suando em bicas com o susto que levei. Tirei uma soneca nesta tarde, ninguém é de ferro, né, tive um baita pesadelo onde me vi na Alemanha d’antanho, governada por um bigodudinho histérico e onde havia juízes de infância e juventude que juizavam os infantes e jovens com tortura. Acordei sobressaltado mas, graças ao bom Deus que tem misericórdia deste país, me vejo novamente aqui, neste maravilhoso país onde impera a justiça e a liberdade ! 88 !

  4. Normal.
    É só mais um juizeco

    Normal.

    É só mais um juizeco estúpido e com pendores autoritários nessa selva de meganhagem e autoritarismo que é o Brasil dos golpistas.

    Isso não tem como acabar bem.

  5. mais um energúmeno

    até onde irá o BURACO cavado pelos semideuses de LAMA que empesteiam o sistema de INjustiça em nosso patético país?

    Muito NOJO de tudo isto.

    Denuncia à ONU, pelo amor de Deus!

     

    Basta da impunidade a esta camarilha de crápulas, como diria a Calmon.

    Deus é PAI!

  6. Golpe de Estado é isso: barbárie

    Invasão de escolas e prisão de menores sem mandato judicial; contratação de milícias armadas; intimidação e tortura de adolescentes a mando do Estado.

    Ou seja: o Poder Judiciário, a partir do (mau) exemplo de Sérgio Moro, fez o Brasil regredir à Era Neolítica. Um mundo sem leis, sem direitos, onde manda quem é mais forte.

    Mas o contragolpe virá. E instituiremos novamente Comissões da Verdade. E puniremos exemplarmente esses juízes e promotores que mancharam suas mãos com sangue das crianças.

  7. Uma justiça que de um lado

    Uma justiça que de um lado mandar usar de métodos de tortura pra tirar adolescentes de escolas e do outro pune com o “máximo rigor” um juiz que libertou um dos reis da droga em sp dando a esse juíz aposentaria obrigatória até o final da vida. Digo e repito = quem puder, saia desse paiseco!!

  8. Crime

    Esse crime ficará por isso mesmo? O CNJ vai deixar?  E o CNPCT (Comitê Nacional de Prevenção e Combate a Tortura) vai ficar inerte? Esse é ainda mais ignóbil porque contra menores.

  9. E era o PT o bolivariano…

    E isso porque era o PT o partido bolivariano, que queria instituir uma ditadura no país. Estudantes presos e espancados por protestar, manifestantes contra o golpe presos e espancados, atores de teatro presos e espancados por encenar uma peça que questiona a PM e seus métodos, decisão do STF obrigando o Governo ao desconto de dias parados por greve desde o 1° dia…

    E o PT é que era o ditador comunista!

    1. Falou tudo

      Alan, não há como discursar.

      O problema começa quando voce tenta usar argumento s racionais à discussão. Não tem jeito. É capaz de levar umas bordoadas na cara!

      Aonde nos chegamos! Aonde chegou a nossa justiça!

      Já sabia que estava a servico da casa grande mas isso já é demais!

  10. Onde estão formando esse

    Onde estão formando esse juízes??

    Na cia?? Técinoicas de tortura contra crainaças e adolescente saida de uma vara de infancia e juventude?? O judiciario está cavando o proprio buraco??

     

  11. Inacreditável.
    Alô stfzinho, cnjzinho… virou briga de rua !!!
    Quando pegar fogo nessa porra o juizecozinho acha que vai fingir que não viu enquanto vai ali em Miami renovar o guarda roupas?

    O sol há de brilhar mais uma vez….
    Muitos não acordarão pra ver..

  12. Alguém pode mostrar a cara e

    Alguém pode mostrar a cara e o endereço desse juizeco Alex Costa de Oliveira? Chegou a hora de ir à casa dele privá-lo de sono.

     

  13.  
    Cuidado, mexeu com o juiz

     

    Cuidado, mexeu com o juiz Alex, mexeu com a ministra/presidente Carmen Lúcia. No Brasil de hoje, juiz pode tudo, mas é tudo mesmo, inclusive mandar torturar crianças de escolas públicas.

  14. Não existem juízes no Brasil, só em Berlim, talvez

    Isso deve ser teoria da conspiração ou intriga da oposição. Isso é um juiz ou um carrasco infanticida?

  15. É o fim

    Temos aí uma demonstração cabal de que a justiça acabou no Brasil. Agora é vale tudo. Um débil mental raivoso como esse senhor teveria ser afastado do cargo imediatamente pelo CNJ. Não vai acontecer NADA porque o CNJ não existe, ou se existe é para punir os “dissidentes” que não rezam a cartilha do partido que os comanda. 

  16. Deveria ser DENUNCIADO NO EXTERIOR.

    Esta postura de um juiz brasileiro mostra claramente o que é o judiciário brasileiro, deveria-se levar aos grandes meios de comunicação somente para que estes representantes do judiciário quando chegassem em congressos e debates fossem tratados como merecem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador