Reality Winner e o macartismo judicial nos EUA

Bradley Manning, Edward Snowden e Julian Assange estropiaram a credibilidade da diplomacia, do militarismo e de uma parcela dos jornalistas dos EUA. Os três foram tratados como inimigos pelo Estado norte-americano.

Manning foi preso, torturado, condenado e ia apodrecer na prisão se não fosse perdoado por Obama. Snowden teve que se exilar na Rússia. Assange está ilegalmente preso numa Embaixada, pois para atender os EUA a Inglaterra resolveu violar as regras que garantem o direito de asilo político que lhe foi concedido.

A perseguição impiedosa aos três tinha uma finalidade didática: impedir novos vazamentos que afetassem de maneira negativa a imagem dos EUA e sua política externa. Nem mesmo este objetivo foi atingido.

Reality Winner, ex-agente da NSA, foi presa porque vazou documentos secretos para o The Intercept (blogue criado e mantido pelo jornalista contatado por Snowden). A Justiça dos aeUa se recusou a solta-la mediante fiança. O fundamento adotado pelo juiz  é ridículo e pseudo-jurídico.

Federal Judge Brian Epps of Augusta, Georgia, said his decision to deny bail was based in part on social media comments by Winner that she ‘admires Edward Snowden and Julian Assange.'” https://www.democracynow.org/2017/10/10/judge_denies_bail_to_whistleblower_reality

Ainda que a constituição dos EUA não atribua expressamente ao cidadão o  direito à liberdade de consciência (a questão é deixada as leis infra-constitucionais pelo artigo IV seção 2) , o juiz não poderia manter Reality Winner presa porque ela admira ou deixa de admirar quem quer que seja. A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção Americana de Direitos Humanos, cujas regras foram negociadas e subscritas pelos EUA, garantem a liberdade de consciência e a Justiça norte-americana não deveria restringir os direitos de alguém por causa de suas crenças pessoais.

Manning, Snowden e Assange tem milhões de admiradores nos EUA. Diversos jornalistas norte-americanos deram e dão publicamente total apoio ao que eles fizeram. A recusa da justiça de libertar Reality Winner mediante fiança porque ela admira Snowden e Assange  também coloca em risco a liberdade de consciência destes norte-americanos.

Na prática uma vez mais estamos diante de uma prisão por razões ideológicas. Só que agora as coisas se tornaram ainda mais terríveis e obscuras. Reality Winner está sendo tratada com o mesmo rigor que era dispensado às mulheres acusadas de bruxaria nos EUA durante século XVII. E o caso dela pode se tornar um paradigma para perseguições sistemáticas aos admiradores e apoiadores de Manning, Snowden e Assange.

Você pretende ir aos EUA? Tome cuidado com o que vai falar lá sobre Reality Winner. Você pode acabar sendo preso porque admira uma bruxa.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qualquer semelhança

    Com uma cidade da região sul do Brasil não é mera coincidência!

    Gore Vidal diz que pós-9/11 os EUA é um estado totalitário!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador