Aécio não deporá, decide Gilmar Mendes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, quando suspendeu as investigações do inquérito envolvendo o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014, também cancelou todos os depoimentos. Nem Aécio, nem as testemunhas irão prestar depoimentos, marcados de início para acontecerem em 90 dias, e as investigações, ou coleta de evidências na documentação e arquivos apreendidos pela Operação Lava Jato, também não entrarão no pacote de denúncias.

A decisão barra o avanço do inquérito e manda o pedido de apuração de volta para Janot, procurador-geral da República, para que reavalie. Gilmar considerou não haver elementos novos que justificassem a continuação da investigação.

E tudo aconteceu, da abertura do inquérito para investigar o senador até o cancelamento das diligências, em somente 24 horas. A justiça foi bem rápida.

Janot havia pedido também que a Corte desse autorização para obtenção e juntada aos autos de cópias de documentos da Operação Norbert, de apreensões realizadas na Youssef Câmbio e Turismo, na época do caso Banestado, que foi o escândalo de evesão de cerca de R$ 30 bilhões do Banco do Estado do Paraná na década de 1990. Este pedido também não foi acatado e as diligências foram suspensas.

O pedido de Janot baseou-se na delação de Delcídio Amaral, senador cassado e hoje sem partido, em que faz a ligação de Aécio à “suposta corrupção na estatal de energia em Furnas”.

Outra base para o pedido de Janot é a chamada Operação Norbert, deflagrada no rio. Na petição que fez ao Supremo, por meio da qual pede abertura de inquérito contra o senador tucano, Janot diz que a investigação sobre a suspeita de corrupção “merece reavaliação”.

O Supremo arquivou em março de 2015, a pedido de Janot, a investigação sobre Aécio, quando o procurador apontou “inexistência de elementos mínimos”. Na ocasião, os investigadores tinham as delações do doleiro premiado, Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato, citando Aécio.

Delcídio, em sua delação, premiou o tucano que, “sem dúvida”, teria recebido propina em um esquema de corrupção em Furnas que seria semelhante ao da Petrobras, envolvendo inclusive as mesmas empreiteiras.

Com experiência no setor elétrico, Delcídio, que foi cassado semana passada, conhece o ex-diretor de Engenharia de Furnas Dimas Toledo, apontado como responsável pelo esquema de corrupção, e disse que ouviu de Lula, em 2005, que Aécio o teria procurado pedindo que Toledo continuasse na estatal.

Janot, de posse desses novos dados, afirmou ao Supremo que, “diante do novo depoimento, colhido no bojo da colaboração celebrada por Delcídio Amaral, no qual trata dos mesmos fatos agora, sob a perspectiva de alguém que ocupava uma posição privilegiada no que diz respeito ao conhecimento dos fatos, o quadro merece reavaliação.”

O procurdor-geral disse que a versão apresentada por Delcídio, se agregava ao que havia relatado Alberto Youssef, mostrando-se plausível. Janot ainda sustenta, em sua petição, que “orbitam em torno de ambos os relatos alguns elementos confirmatórios”.

Janot afirma que “há menção ao ex-diretor de Furnas, Dimas Fabiano Toledo”, que seria o responsável por gerenciar uma espécie de “fundo” de valores ilícitos, disponibilizados aos políticos para financiar suas campanhas.

“Ouvido no Inquérito 1835/2005 perante a Polícia Federal do Rio de Janeiro em 10 de fevereiro de 2006, Dimas Fabiano Toledo afirmou que conhece o então governador de Minas Gerais Aécio Neves e que este último ‘costumava procurar o declarante em Furnas para assuntos envolvendo os municípios onde o atual governador tinha base eleitoral’ , que ‘mantém com o sr. Aécio Cunha [pai de Aécio Neves], conselheiro de Furnas, relação de amizade, já que o avô do declarante já era companheiro de partido do avô de Aécio Cunha.”

O procurador-geral citou também a irmã de Aécio Neves. “A irmã de Aécio Neves, mencionada por Delcídio Amaral e Alberto Youssef, possui (ou ao menos possuía) diversas empresas em seu nome e, na época dos fatos, mantinha inclusive empresa de factoring, criada em 1993 e que teve atividades até 2010, conforme pesquisa na Junta Comercial de Minas Gerais.”

E, por fim, apontou a Operação Norbert, que tramitou na Justiça Federal do Rio e onde foram apreendidos diversos documentos na casa dos doleiros Christiane Puchmann e Norbert Muller, que revelaram que diversas pessoas mantinham contas no exterior, inclusive Suíça e Principado de Liechtenstein, na Europa.

O inquérito em questão fazia referência à Inês Maria Neves Faria, mãe de Aécio, e foi posteriormente arquivado. Segundo o Ministério Público Federal no Rio, o arquivamento “alude ao fato de os valores dos depósitos no exterior serem inferiores àquele fixado pelo Banco Central como de comunicação obrigatória, além da inviabilidade de colaboração internacional [com Liechtenstein] com o fim de dar prosseguimento às investigações”.

Em nota, Aécio Neves disse que tudo é falso.

 

(Com informações do UOL)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué…! Tem dono?

    Não entendo nada de Direito, nem de Justiça e seus trâmites, incluindo os mais óbvios.

    Então pergunto aos juristas e advogados e promotores que frequentam esse blog:

    O STF é uma propriedade particular de Gilmar Mendes? 

     

    1. Particularíssima

      aos demais ministrecos cabe: limpar-lhe os sapatos, calçar-lhes os sapatos, servir o cafezinho e a água, trazer o sanduíche para o lanche, levá-lo para almoçar com o serra e o fraga, coçar-lhe as costas, fazer-lhe cafuné, juntas os papeis que cairem no chão, solicitarem autorização para irem ao banheiro, por aí. nada que possa incomodar-lhe. alguns, até passam processos para ele, já que a ele cabe a primazia de falar mal do pt e livrar a cara dos do outro lado. e quem não gostar (mesmo que seja apenas jogo de cena) que se aposente e vá morar em maiami, mesmo mantendo como endereço o apartamento funcional. só não é presidente-rei-da-republiqueta porque, como para os rockfellers, nos estaites, isso é coisa para subalterno.

  2. Que força que tem esse
    Que força que tem esse miserável. O que lhe dá tanta proteção?? Ele é maçom??
    O PSDB todo, a Globo, a veja, e tantos outros deste mesmo baralho, faz, apronta, cheira e nada acontece.
    Que poder é esse Nassif???

    1. Tenho a impressão que é

      Tenho a impressão que é hereditário. Seu avô devia ser um infiltrado (Desde os tempos do Getúlio), não é à toa que os militares e EUA entregaram a Presidência a ele. Essa famiglia é muita estranha.

  3. o  problema é que  Gilmar

    o  problema é que  Gilmar  esta sendo o Presidente do  Supremo,  porque  os inqueritos  contra  Aecio  estao  nas maos de  Teori  que é quem pode dizer  se  Aecio vai ou nao depor. Gilmar  |Mendes nao tem esse poder  todo  se  o  está tendo é porque os  outros  ministros inclusive o presidente do supremo  que  virou  uma  marionete  nao tem  força  para coloca-lo no  lugar.  Deixar  Aecio  sem   puniçao é o mesmo que dizer que  esse  supremo  é  uma  casa  de prostitutas. 

  4. Agora vai!!

    Presidente inelegível informante dos EUA, ministro de Relações Exteriores office-boy da Chevrom, 7 ministros empossados envolvidos em corrupção na Lava Jato…

    O Brasil está em boas mãos… Agora vai!!

  5. Caro Nassif
    Como assim,

    Caro Nassif

    Como assim, sabe-se que tanto Gilmar é um cafageste, mas é o dono da cadeia, portanto prende quem quer, e nada pode acontecer para ele e seus apaniguados?!

    Nenhuma revolta pode mudar isso???!!

    Saudaç]oes

  6. Deus meu !

    O que essa gente está podendo fazer, em plena Operação Lava-jato ? Janot, Teori,gilmar ? Onde estão o presidente do STF, as ministras, o Barroso? Serão todos pertencentes a uma mesma quadrilha ?

    CHAMEM O MORO, CHAMEM O MORO !

     

    “Seo” Nassif, dê-nos apenas uma pistinha de quem tem o poder maior de proteger tanto esses pilantras. Por favor ! Não acredito de forma alguma que seja só a mídia.

    1. O Moro está no encalço de

      O Moro está no encalço de Cláudia Cruz e Andréa Neves. Temos que ter paciência, em breve as duas serão levadas para depor coercitivamente pela PF (com o japa da Yakusa e tudo mais,  sobrevoadas pelo golpecop) e dali enjauladas em Guantânamo. 

  7. A ORCRIM é composta por PF-MPF-PJ-PIG-CN

    Prezados leitores,

     

    Os comentaristas que gostavam de dar lições de ‘conhecimentos jurídicos’ aos que criticávamos de forma contundente a atuação criminosa do juiz sérgio moro e outros do PJ, do MPF e da PF na Lava Jato, assim como do STF na omissão e cumplicidade com a perseguição política à Esquerda e apoio ao gope de Estado estão murchinhos e calados. 

    Consumado o golpe, a classe média que pensou e agiu como o 1% mais rico da classe dominante, que foi às ruas xingar e bradar contra o governo da presidente Dilma, contra o PT e contra Esquerda, numa pretensa cruzada contra a corrupção, fechou-se no armário.  Onde está a coxinhada, supostamente ‘preparada’, ‘bem informada’ e ‘esclarecida’?

    Há tempos eu venho afirmando que a quadrilha está na burocracia estatal cooptada pelo alto comando estadunidense e pela plutocracia nacional (PF, MP, PJ), no PIG e no Congresso Nacional. Consumado golpe, as provas disso são cabais, irrefutáveis. Dizer isso agora é fácil. Mas eu e muitos outros temos dito isso há mais de dois anos. Alguns só percebem a História depois de transcorrido muito tempo; outros têm a capacidade de fazer a leitura quase instantânea dos fatos históricos.

  8. Quem tem direito ao que?

    E ainda há quem diga que não estamos sob regime de exceção, conhecido também como ditadura.

    Não é porque não há tanques de guerra nas ruas que não estamos sob ditadura: a imprensa agigantada censurada (auto-censurada, é verdade), justiça nenhuma, congresso quase todo cúmplice, executivo tomado… que mais precisa para acreditarmos que a ditadura está instalada? Que Temer vá à Globo declarar isso?

  9. Simples: jogo de cartas

    Simples: jogo de cartas marcadas. É claro que o sr. Janot abriu o inquérito do compadre Aécio Neves sabendo, de antemão, que iria ser fechado. Simples. 

    1. Dilma e Lula no

      Dilma e Lula no republicanismo, resolveram acatar a regra do CNPM , aquela regra corporativista. Deu no que deu.

  10. foi ofercido

     FOI OFERCIDO UMA MÚSICA PARA GILMAR

    Cara de palhaço
    Pinta de palhaço
    Roupa de palhaço
    Este será o seu amargo fim…

     

     

     

    Cara de palhaço Pinta de palhaço Roupa de palhaço Este será o seu amargo fim...

  11. Estado divorciou-se de nação.

    Estado divorciou-se de nação. O pior é que eles acham que ninguém tá percebendo… Vão acordar como a nobreza francesa acordou: com o povo derrubando a porta.

  12. Ficarei no aguardo da briosa

    Ficarei no aguardo da briosa imprensa “investigativa” escrafunchar esse misterioso caso teflon(*) envolvendo políticos do PSDB, em especial o senador Aécio Neves. 

    Como já afirmado por um comentarista que me antecedeu, tudo tem pinta de arrumação. O Dr. Janó(silaba tônica no “o” à moda Collor) mandou o inquérito para Gilmar Mendes apenas como contrapeso, ou seja,  dar ares de imparcialidade às denúncias contra Lula e Dilma. Portanto, o final dessa história já era mais previsível que os votos do mesmo Gilmar contra o PT em qualquer ação que vier a julgar. 

    Até mesmo um energúmeno juramentado é capaz de apreender que foge a qualquer padrão de razoabilidade essa intocabilidade dos prepostos de um partido poderoso que já governou o país por duas vezes o país e que há vinte anos prepondera na parte mais rica do país. 

    Enquanto isso, um simples “espirro” do seu maior adversário, o Partido dos Trabalhadores, gera, por efeito dominó, de imediato, reação em cadeia envolvendo todo o aparato repressivo(Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário) conjurado com uma estrutura midiática compromissada, cujo papel é incutir pelo martelar constante no imaginário das pessoas as “verdades” que sejam do interesse dessa “Sagrada Aliança”.

    Um dia, quiçá, essa trama será passada a limpo. Espero viver pelo menos até o dia em que seja desmascarado esse hipócrita que desmerece nossa Corte Superior. 

    (*) material em que nada gruda. 

     

  13. não há mal que dure para sempre

    Não há mal que dure para sempre!

    Enquanto isso vamos ter que ter muita calma, muita paciencia e muito chá de folhas!

  14. Sr O deputado federal Wadih

    Sr O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ)…cadê o IMPITIMAM do Gilmar Mendes ? Está esperando o quê…? Temos que sair da inércia, nossa Justiça deixou de lado a justiça e partiu para os acordos de conveniência..

  15. Republiqueta das Bananas

    Onde que o presidente é informante da CIA?

    Onde os juizes supremos dão seus palpites por aí à vontade e fazem o que bem querem fazer?

    Onde o zeloso o ministério público faz as coisas pensando nos amigos e no seu próprio futuro?

    Onde o povo se veste com as cores da bandeira para comemorar quando o informante da CIA chega ao poder?

    Onde a classe média é tão idiota que faz propaganda a favor de quem vai ferrar ela mesma amanhã?

    Onde um advogado de uma organização criminosa como o PCC vira ministro da Justiça??

    Acertou quem disse a Republiqueta das Bananas!!! A maior da América Latrina!! Agora em liquidação!!! Aproveite!!

  16. Vamos concordar com o beiçola

    Vamos concordar com o beiçola desta vez. O depoimento do menino do Leblon,ocupante de uma cadeira no senado por Minas Gerais,é completamente descabido. Esta figura não tem nada a dizer que não seja de domínio público. O beiçola bem que poderia passar direto para a fase de julgamento.Aí sim,caso o beiçola se  manifestasse a favor da figura é que poderíamos criticá-lo.

  17. Qual é mesmo

    o nome daquela luciânica ministra stf-éfista que disse a célebre frase “Crime não vencerá a justiça”… a tal da literatura jurídica que condenou José Dirceu?

  18. Zumbis

    Para quem agora a gente grita SOCORRO?

    Cada notícia é um filme de TERROR!

    É uma farra IMENSA COM AS COISAS DO BRASIL…

    O gilmar pode tudo?

    O moro prende petistas e gilmar absolve psdbistas?

    Com tudo isso o cunha deve estar se sentindo um INJUSTIÇADO!

  19. Desestabilizaram o Brasil e agora vão roubar tudo.

    Desestabilizaram, economicamente, politicamente nosso país. 

    E agora vão livrar todos os corruptos, trocando gente honesta por corruptos.

    E vão retirar todo o desenvolvimento do país dos últimos anos.

    Eles querem destruir o Brasil, tornou o país não governável

    e agora vão nos jogar no passado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador